A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/59136 https://orcid.org/0000-0002-6645-0114 https://orcid.org/0009-0003-5489-6068 |
Resumo: | The Research “Literature Literacy in Early Childhood”, through a collaborative methodology, aimed to improve teachers’ practices so they would support children as literature readers. Teaching practice was taken as an object of reflection, through the analysis of interviews and observations, photographs, videos and fieldnotes. In researcher-teacher meetings, these records registers were debated aiming to expand theoretical understandings and the elaboration of intervention strategies. Because of its collective and procedural character, the research fostered spaces for reflection, supporting the group of teachers to create and develop learning situations in which literary reading became a social and cultural practice for that group of children and teachers. A greater knowledge of the selection of books, organization of spaces and strategies of reading mediation were evidenced among the participating teachers. Additionally, it became evident the need for institutions responsible for the training of teachers in Early Childhood Education to assume, as an important component of pre-service and in-service teachers, the discussion about the organization of book and reading spaces, as well as the planning and development of pedagogical strategies for the formation of readers. |
id |
UFMG_45844f5f1363df50c5e52461a560aa1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/59136 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativaDevelopment literature readers in childhood education: contributions of a colaborattive researchLiteratura infantilFormação do leitor de literaturaEducação infantilFormação docentePesquisa colaborativaLiteratura infantojuvenilLeitoresEducação infantilProfessores - formaçãoPesquisa interdisciplinarThe Research “Literature Literacy in Early Childhood”, through a collaborative methodology, aimed to improve teachers’ practices so they would support children as literature readers. Teaching practice was taken as an object of reflection, through the analysis of interviews and observations, photographs, videos and fieldnotes. In researcher-teacher meetings, these records registers were debated aiming to expand theoretical understandings and the elaboration of intervention strategies. Because of its collective and procedural character, the research fostered spaces for reflection, supporting the group of teachers to create and develop learning situations in which literary reading became a social and cultural practice for that group of children and teachers. A greater knowledge of the selection of books, organization of spaces and strategies of reading mediation were evidenced among the participating teachers. Additionally, it became evident the need for institutions responsible for the training of teachers in Early Childhood Education to assume, as an important component of pre-service and in-service teachers, the discussion about the organization of book and reading spaces, as well as the planning and development of pedagogical strategies for the formation of readers.A pesquisa Letramento Literário na Educação Infantil objetivou apoiar professores na formação de crianças como leitoras de literatura, empregando a metodologia da pesquisa colaborativa. A prática docente foi tomada como objeto de reflexão, por meio da análise de entrevistas e de observações, registradas em fotografias, vídeos e anotações em diário de campo. Em reuniões técnicas e em encontros de estudos, os registros foram debatidos por professores e pesquisadores com vistas ao aprofundamento teórico e à elaboração de estratégias de intervenção. Pelo seu caráter de construção coletiva e processual, a pesquisa fomentou espaços de reflexão, apoiando a criação, o desenvolvimento e a vivência de situações de aprendizagem nas quais a leitura literária se concretizava como prática social e cultural para as crianças e seus professores. Evidenciou-se, entre os professores participantes, maior domínio de conhecimentos relativos à seleção de livros, organização de espaços e estratégias de mediação de leitura. Além disso, ratificou-se a necessidade de as instituições responsáveis pela formação de professores da Educação Infantil assumir, como importante componente da formação inicial e continuada, a discussão acerca da organização dos espaços do livro e da leitura, bem como o planejamento e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para a formação de leitores.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOUFMG2023-10-04T19:16:54Z2023-10-04T19:16:54Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf1519-4507http://hdl.handle.net/1843/59136https://orcid.org/0000-0002-6645-0114https://orcid.org/0009-0003-5489-6068porCadernos de Pesquisa em EducaçãoMônica Correia BaptistaVanessa Ferraz Almeida NevesCristiene Leite Galvãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-10-04T19:16:55Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/59136Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-10-04T19:16:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa Development literature readers in childhood education: contributions of a colaborattive research |
title |
A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa |
spellingShingle |
A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa Mônica Correia Baptista Literatura infantil Formação do leitor de literatura Educação infantil Formação docente Pesquisa colaborativa Literatura infantojuvenil Leitores Educação infantil Professores - formação Pesquisa interdisciplinar |
title_short |
A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa |
title_full |
A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa |
title_fullStr |
A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa |
title_full_unstemmed |
A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa |
title_sort |
A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa |
author |
Mônica Correia Baptista |
author_facet |
Mônica Correia Baptista Vanessa Ferraz Almeida Neves Cristiene Leite Galvão |
author_role |
author |
author2 |
Vanessa Ferraz Almeida Neves Cristiene Leite Galvão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mônica Correia Baptista Vanessa Ferraz Almeida Neves Cristiene Leite Galvão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Formação do leitor de literatura Educação infantil Formação docente Pesquisa colaborativa Literatura infantojuvenil Leitores Educação infantil Professores - formação Pesquisa interdisciplinar |
topic |
Literatura infantil Formação do leitor de literatura Educação infantil Formação docente Pesquisa colaborativa Literatura infantojuvenil Leitores Educação infantil Professores - formação Pesquisa interdisciplinar |
description |
The Research “Literature Literacy in Early Childhood”, through a collaborative methodology, aimed to improve teachers’ practices so they would support children as literature readers. Teaching practice was taken as an object of reflection, through the analysis of interviews and observations, photographs, videos and fieldnotes. In researcher-teacher meetings, these records registers were debated aiming to expand theoretical understandings and the elaboration of intervention strategies. Because of its collective and procedural character, the research fostered spaces for reflection, supporting the group of teachers to create and develop learning situations in which literary reading became a social and cultural practice for that group of children and teachers. A greater knowledge of the selection of books, organization of spaces and strategies of reading mediation were evidenced among the participating teachers. Additionally, it became evident the need for institutions responsible for the training of teachers in Early Childhood Education to assume, as an important component of pre-service and in-service teachers, the discussion about the organization of book and reading spaces, as well as the planning and development of pedagogical strategies for the formation of readers. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2023-10-04T19:16:54Z 2023-10-04T19:16:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1519-4507 http://hdl.handle.net/1843/59136 https://orcid.org/0000-0002-6645-0114 https://orcid.org/0009-0003-5489-6068 |
identifier_str_mv |
1519-4507 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/59136 https://orcid.org/0000-0002-6645-0114 https://orcid.org/0009-0003-5489-6068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829788447309824 |