A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mônica Correia Baptista
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vanessa Ferraz Almeida Neves, Cristiene Leite Galvão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/59136
https://orcid.org/0000-0002-6645-0114
https://orcid.org/0009-0003-5489-6068
Resumo: The Research “Literature Literacy in Early Childhood”, through a collaborative methodology, aimed to improve teachers’ practices so they would support children as literature readers. Teaching practice was taken as an object of reflection, through the analysis of interviews and observations, photographs, videos and fieldnotes. In researcher-teacher meetings, these records registers were debated aiming to expand theoretical understandings and the elaboration of intervention strategies. Because of its collective and procedural character, the research fostered spaces for reflection, supporting the group of teachers to create and develop learning situations in which literary reading became a social and cultural practice for that group of children and teachers. A greater knowledge of the selection of books, organization of spaces and strategies of reading mediation were evidenced among the participating teachers. Additionally, it became evident the need for institutions responsible for the training of teachers in Early Childhood Education to assume, as an important component of pre-service and in-service teachers, the discussion about the organization of book and reading spaces, as well as the planning and development of pedagogical strategies for the formation of readers.
id UFMG_45844f5f1363df50c5e52461a560aa1b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/59136
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativaDevelopment literature readers in childhood education: contributions of a colaborattive researchLiteratura infantilFormação do leitor de literaturaEducação infantilFormação docentePesquisa colaborativaLiteratura infantojuvenilLeitoresEducação infantilProfessores - formaçãoPesquisa interdisciplinarThe Research “Literature Literacy in Early Childhood”, through a collaborative methodology, aimed to improve teachers’ practices so they would support children as literature readers. Teaching practice was taken as an object of reflection, through the analysis of interviews and observations, photographs, videos and fieldnotes. In researcher-teacher meetings, these records registers were debated aiming to expand theoretical understandings and the elaboration of intervention strategies. Because of its collective and procedural character, the research fostered spaces for reflection, supporting the group of teachers to create and develop learning situations in which literary reading became a social and cultural practice for that group of children and teachers. A greater knowledge of the selection of books, organization of spaces and strategies of reading mediation were evidenced among the participating teachers. Additionally, it became evident the need for institutions responsible for the training of teachers in Early Childhood Education to assume, as an important component of pre-service and in-service teachers, the discussion about the organization of book and reading spaces, as well as the planning and development of pedagogical strategies for the formation of readers.A pesquisa Letramento Literário na Educação Infantil objetivou apoiar professores na formação de crianças como leitoras de literatura, empregando a metodologia da pesquisa colaborativa. A prática docente foi tomada como objeto de reflexão, por meio da análise de entrevistas e de observações, registradas em fotografias, vídeos e anotações em diário de campo. Em reuniões técnicas e em encontros de estudos, os registros foram debatidos por professores e pesquisadores com vistas ao aprofundamento teórico e à elaboração de estratégias de intervenção. Pelo seu caráter de construção coletiva e processual, a pesquisa fomentou espaços de reflexão, apoiando a criação, o desenvolvimento e a vivência de situações de aprendizagem nas quais a leitura literária se concretizava como prática social e cultural para as crianças e seus professores. Evidenciou-se, entre os professores participantes, maior domínio de conhecimentos relativos à seleção de livros, organização de espaços e estratégias de mediação de leitura. Além disso, ratificou-se a necessidade de as instituições responsáveis pela formação de professores da Educação Infantil assumir, como importante componente da formação inicial e continuada, a discussão acerca da organização dos espaços do livro e da leitura, bem como o planejamento e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para a formação de leitores.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOUFMG2023-10-04T19:16:54Z2023-10-04T19:16:54Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf1519-4507http://hdl.handle.net/1843/59136https://orcid.org/0000-0002-6645-0114https://orcid.org/0009-0003-5489-6068porCadernos de Pesquisa em EducaçãoMônica Correia BaptistaVanessa Ferraz Almeida NevesCristiene Leite Galvãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-10-04T19:16:55Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/59136Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-10-04T19:16:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa
Development literature readers in childhood education: contributions of a colaborattive research
title A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa
spellingShingle A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa
Mônica Correia Baptista
Literatura infantil
Formação do leitor de literatura
Educação infantil
Formação docente
Pesquisa colaborativa
Literatura infantojuvenil
Leitores
Educação infantil
Professores - formação
Pesquisa interdisciplinar
title_short A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa
title_full A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa
title_fullStr A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa
title_full_unstemmed A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa
title_sort A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa
author Mônica Correia Baptista
author_facet Mônica Correia Baptista
Vanessa Ferraz Almeida Neves
Cristiene Leite Galvão
author_role author
author2 Vanessa Ferraz Almeida Neves
Cristiene Leite Galvão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mônica Correia Baptista
Vanessa Ferraz Almeida Neves
Cristiene Leite Galvão
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Formação do leitor de literatura
Educação infantil
Formação docente
Pesquisa colaborativa
Literatura infantojuvenil
Leitores
Educação infantil
Professores - formação
Pesquisa interdisciplinar
topic Literatura infantil
Formação do leitor de literatura
Educação infantil
Formação docente
Pesquisa colaborativa
Literatura infantojuvenil
Leitores
Educação infantil
Professores - formação
Pesquisa interdisciplinar
description The Research “Literature Literacy in Early Childhood”, through a collaborative methodology, aimed to improve teachers’ practices so they would support children as literature readers. Teaching practice was taken as an object of reflection, through the analysis of interviews and observations, photographs, videos and fieldnotes. In researcher-teacher meetings, these records registers were debated aiming to expand theoretical understandings and the elaboration of intervention strategies. Because of its collective and procedural character, the research fostered spaces for reflection, supporting the group of teachers to create and develop learning situations in which literary reading became a social and cultural practice for that group of children and teachers. A greater knowledge of the selection of books, organization of spaces and strategies of reading mediation were evidenced among the participating teachers. Additionally, it became evident the need for institutions responsible for the training of teachers in Early Childhood Education to assume, as an important component of pre-service and in-service teachers, the discussion about the organization of book and reading spaces, as well as the planning and development of pedagogical strategies for the formation of readers.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2023-10-04T19:16:54Z
2023-10-04T19:16:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1519-4507
http://hdl.handle.net/1843/59136
https://orcid.org/0000-0002-6645-0114
https://orcid.org/0009-0003-5489-6068
identifier_str_mv 1519-4507
url http://hdl.handle.net/1843/59136
https://orcid.org/0000-0002-6645-0114
https://orcid.org/0009-0003-5489-6068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829788447309824