Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Marília Gouvea de
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/766
Resumo: Um tema recorrente nos discursos que orientam as políticas e os projetos educacionais na América Latina tem sido a centralidade do conhecimento. A revolução tecnológica e o processo de globalização estariam impondo um novo paradigma de conhecimento. Os conhecimentos se definiriam pela vinculação com a ação (saber fazer), pela utilização (saber usar) e pela interação (saber comunicar). É esperado que as reformas educacionais venham adequar-se às novas exigências desse paradigma. A centralidade do paradigma do conhecimento, freqüentemente citada nos textos que definem ou analisam as políticas educacional, não tem sido suficientemente discutida. São indicadas, neste artigo, algumas implicações do privilegiamento dessa temática sobre as políticas educacionais em curso nos países da América Latina.
id FCC-1_4aaaa382f8d380fb73a8f13350278543
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/766
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América LatinaParadigma do ConhecimentoPolítica EducacionalAmérica LatinaUm tema recorrente nos discursos que orientam as políticas e os projetos educacionais na América Latina tem sido a centralidade do conhecimento. A revolução tecnológica e o processo de globalização estariam impondo um novo paradigma de conhecimento. Os conhecimentos se definiriam pela vinculação com a ação (saber fazer), pela utilização (saber usar) e pela interação (saber comunicar). É esperado que as reformas educacionais venham adequar-se às novas exigências desse paradigma. A centralidade do paradigma do conhecimento, freqüentemente citada nos textos que definem ou analisam as políticas educacional, não tem sido suficientemente discutida. São indicadas, neste artigo, algumas implicações do privilegiamento dessa temática sobre as políticas educacionais em curso nos países da América Latina. Fundação Carlos Chagas1997-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/766Cadernos de Pesquisa; No. 100 (1997); 37-48Cadernos de Pesquisa; Núm. 100 (1997); 37-48Cadernos de Pesquisa; No. 100 (1997); 37-48Cadernos de Pesquisa; n. 100 (1997); 37-481980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/766/778Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Marília Gouvea de2023-10-25T14:03:51Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/766Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-25T14:03:51Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina
title Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina
spellingShingle Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina
Miranda, Marília Gouvea de
Paradigma do Conhecimento
Política Educacional
América Latina
title_short Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina
title_full Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina
title_fullStr Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina
title_full_unstemmed Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina
title_sort Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina
author Miranda, Marília Gouvea de
author_facet Miranda, Marília Gouvea de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Marília Gouvea de
dc.subject.por.fl_str_mv Paradigma do Conhecimento
Política Educacional
América Latina
topic Paradigma do Conhecimento
Política Educacional
América Latina
description Um tema recorrente nos discursos que orientam as políticas e os projetos educacionais na América Latina tem sido a centralidade do conhecimento. A revolução tecnológica e o processo de globalização estariam impondo um novo paradigma de conhecimento. Os conhecimentos se definiriam pela vinculação com a ação (saber fazer), pela utilização (saber usar) e pela interação (saber comunicar). É esperado que as reformas educacionais venham adequar-se às novas exigências desse paradigma. A centralidade do paradigma do conhecimento, freqüentemente citada nos textos que definem ou analisam as políticas educacional, não tem sido suficientemente discutida. São indicadas, neste artigo, algumas implicações do privilegiamento dessa temática sobre as políticas educacionais em curso nos países da América Latina.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/766
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/766/778
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 100 (1997); 37-48
Cadernos de Pesquisa; Núm. 100 (1997); 37-48
Cadernos de Pesquisa; No. 100 (1997); 37-48
Cadernos de Pesquisa; n. 100 (1997); 37-48
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310527778816