Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/766 |
Resumo: | Um tema recorrente nos discursos que orientam as políticas e os projetos educacionais na América Latina tem sido a centralidade do conhecimento. A revolução tecnológica e o processo de globalização estariam impondo um novo paradigma de conhecimento. Os conhecimentos se definiriam pela vinculação com a ação (saber fazer), pela utilização (saber usar) e pela interação (saber comunicar). É esperado que as reformas educacionais venham adequar-se às novas exigências desse paradigma. A centralidade do paradigma do conhecimento, freqüentemente citada nos textos que definem ou analisam as políticas educacional, não tem sido suficientemente discutida. São indicadas, neste artigo, algumas implicações do privilegiamento dessa temática sobre as políticas educacionais em curso nos países da América Latina. |
id |
FCC-1_4aaaa382f8d380fb73a8f13350278543 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/766 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América LatinaParadigma do ConhecimentoPolítica EducacionalAmérica LatinaUm tema recorrente nos discursos que orientam as políticas e os projetos educacionais na América Latina tem sido a centralidade do conhecimento. A revolução tecnológica e o processo de globalização estariam impondo um novo paradigma de conhecimento. Os conhecimentos se definiriam pela vinculação com a ação (saber fazer), pela utilização (saber usar) e pela interação (saber comunicar). É esperado que as reformas educacionais venham adequar-se às novas exigências desse paradigma. A centralidade do paradigma do conhecimento, freqüentemente citada nos textos que definem ou analisam as políticas educacional, não tem sido suficientemente discutida. São indicadas, neste artigo, algumas implicações do privilegiamento dessa temática sobre as políticas educacionais em curso nos países da América Latina. Fundação Carlos Chagas1997-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/766Cadernos de Pesquisa; No. 100 (1997); 37-48Cadernos de Pesquisa; Núm. 100 (1997); 37-48Cadernos de Pesquisa; No. 100 (1997); 37-48Cadernos de Pesquisa; n. 100 (1997); 37-481980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/766/778Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Marília Gouvea de2023-10-25T14:03:51Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/766Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-25T14:03:51Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina |
title |
Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina |
spellingShingle |
Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina Miranda, Marília Gouvea de Paradigma do Conhecimento Política Educacional América Latina |
title_short |
Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina |
title_full |
Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina |
title_fullStr |
Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina |
title_full_unstemmed |
Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina |
title_sort |
Novo paradigma de conhecimento e políticas educacionais na América Latina |
author |
Miranda, Marília Gouvea de |
author_facet |
Miranda, Marília Gouvea de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Marília Gouvea de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paradigma do Conhecimento Política Educacional América Latina |
topic |
Paradigma do Conhecimento Política Educacional América Latina |
description |
Um tema recorrente nos discursos que orientam as políticas e os projetos educacionais na América Latina tem sido a centralidade do conhecimento. A revolução tecnológica e o processo de globalização estariam impondo um novo paradigma de conhecimento. Os conhecimentos se definiriam pela vinculação com a ação (saber fazer), pela utilização (saber usar) e pela interação (saber comunicar). É esperado que as reformas educacionais venham adequar-se às novas exigências desse paradigma. A centralidade do paradigma do conhecimento, freqüentemente citada nos textos que definem ou analisam as políticas educacional, não tem sido suficientemente discutida. São indicadas, neste artigo, algumas implicações do privilegiamento dessa temática sobre as políticas educacionais em curso nos países da América Latina. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/766 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/766/778 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 100 (1997); 37-48 Cadernos de Pesquisa; Núm. 100 (1997); 37-48 Cadernos de Pesquisa; No. 100 (1997); 37-48 Cadernos de Pesquisa; n. 100 (1997); 37-48 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330310527778816 |