Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henklain, Marcelo Henrique Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carmo, João dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2672
Resumo: A despeito de dados bastante sólidos, as contribuições da Análise do Comportamento ao planejamento de condições de ensino têm sido subutilizadas. Este artigo objetiva compartilhar algumas dessas contribuições com o campo da educação. Com base em trabalhos acerca das aplicações da Análise do Comportamento para a educação, ofereceremos algumas orientações sobre aspectos relevantes envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem aos quais os professores devem estar atentos. Dividimos as contribuições em três categorias: contribuições da filosofia behaviorista radical; descrição e aplicação de princípios do comportamento ao contexto educacional; algumas propostas sistematizadas de ensino de base comportamental. Novos estudos poderiam aprofundar a descrição das contribuições comportamentais à educação e destacar essas contribuições por áreas.
id FCC-1_50b09a5fa3e601b63e83afa98e264fbc
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2672
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogoAnálise do ComportamentoProcesso de Ensino - AprendizagemPsicologia da EducaçãoA despeito de dados bastante sólidos, as contribuições da Análise do Comportamento ao planejamento de condições de ensino têm sido subutilizadas. Este artigo objetiva compartilhar algumas dessas contribuições com o campo da educação. Com base em trabalhos acerca das aplicações da Análise do Comportamento para a educação, ofereceremos algumas orientações sobre aspectos relevantes envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem aos quais os professores devem estar atentos. Dividimos as contribuições em três categorias: contribuições da filosofia behaviorista radical; descrição e aplicação de princípios do comportamento ao contexto educacional; algumas propostas sistematizadas de ensino de base comportamental. Novos estudos poderiam aprofundar a descrição das contribuições comportamentais à educação e destacar essas contribuições por áreas.Fundação Carlos Chagas2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2672Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 704-723Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 149: maio/ago.2013; 704-723Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 704-723Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 149: maio/ago.2013; 704-7231980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2672/2618Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHenklain, Marcelo Henrique OliveiraCarmo, João dos Santos2023-11-13T13:52:23Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2672Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-13T13:52:23Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo
title Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo
spellingShingle Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo
Henklain, Marcelo Henrique Oliveira
Análise do Comportamento
Processo de Ensino - Aprendizagem
Psicologia da Educação
title_short Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo
title_full Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo
title_fullStr Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo
title_full_unstemmed Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo
title_sort Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo
author Henklain, Marcelo Henrique Oliveira
author_facet Henklain, Marcelo Henrique Oliveira
Carmo, João dos Santos
author_role author
author2 Carmo, João dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henklain, Marcelo Henrique Oliveira
Carmo, João dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do Comportamento
Processo de Ensino - Aprendizagem
Psicologia da Educação
topic Análise do Comportamento
Processo de Ensino - Aprendizagem
Psicologia da Educação
description A despeito de dados bastante sólidos, as contribuições da Análise do Comportamento ao planejamento de condições de ensino têm sido subutilizadas. Este artigo objetiva compartilhar algumas dessas contribuições com o campo da educação. Com base em trabalhos acerca das aplicações da Análise do Comportamento para a educação, ofereceremos algumas orientações sobre aspectos relevantes envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem aos quais os professores devem estar atentos. Dividimos as contribuições em três categorias: contribuições da filosofia behaviorista radical; descrição e aplicação de princípios do comportamento ao contexto educacional; algumas propostas sistematizadas de ensino de base comportamental. Novos estudos poderiam aprofundar a descrição das contribuições comportamentais à educação e destacar essas contribuições por áreas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2672
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2672/2618
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 704-723
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 149: maio/ago.2013; 704-723
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 704-723
Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 149: maio/ago.2013; 704-723
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330314452598784