Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2672 |
Resumo: | A despeito de dados bastante sólidos, as contribuições da Análise do Comportamento ao planejamento de condições de ensino têm sido subutilizadas. Este artigo objetiva compartilhar algumas dessas contribuições com o campo da educação. Com base em trabalhos acerca das aplicações da Análise do Comportamento para a educação, ofereceremos algumas orientações sobre aspectos relevantes envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem aos quais os professores devem estar atentos. Dividimos as contribuições em três categorias: contribuições da filosofia behaviorista radical; descrição e aplicação de princípios do comportamento ao contexto educacional; algumas propostas sistematizadas de ensino de base comportamental. Novos estudos poderiam aprofundar a descrição das contribuições comportamentais à educação e destacar essas contribuições por áreas. |
id |
FCC-1_50b09a5fa3e601b63e83afa98e264fbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2672 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogoAnálise do ComportamentoProcesso de Ensino - AprendizagemPsicologia da EducaçãoA despeito de dados bastante sólidos, as contribuições da Análise do Comportamento ao planejamento de condições de ensino têm sido subutilizadas. Este artigo objetiva compartilhar algumas dessas contribuições com o campo da educação. Com base em trabalhos acerca das aplicações da Análise do Comportamento para a educação, ofereceremos algumas orientações sobre aspectos relevantes envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem aos quais os professores devem estar atentos. Dividimos as contribuições em três categorias: contribuições da filosofia behaviorista radical; descrição e aplicação de princípios do comportamento ao contexto educacional; algumas propostas sistematizadas de ensino de base comportamental. Novos estudos poderiam aprofundar a descrição das contribuições comportamentais à educação e destacar essas contribuições por áreas.Fundação Carlos Chagas2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2672Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 704-723Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 149: maio/ago.2013; 704-723Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 704-723Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 149: maio/ago.2013; 704-7231980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2672/2618Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHenklain, Marcelo Henrique OliveiraCarmo, João dos Santos2023-11-13T13:52:23Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2672Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-13T13:52:23Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo |
title |
Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo |
spellingShingle |
Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo Henklain, Marcelo Henrique Oliveira Análise do Comportamento Processo de Ensino - Aprendizagem Psicologia da Educação |
title_short |
Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo |
title_full |
Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo |
title_fullStr |
Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo |
title_full_unstemmed |
Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo |
title_sort |
Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo |
author |
Henklain, Marcelo Henrique Oliveira |
author_facet |
Henklain, Marcelo Henrique Oliveira Carmo, João dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Carmo, João dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henklain, Marcelo Henrique Oliveira Carmo, João dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do Comportamento Processo de Ensino - Aprendizagem Psicologia da Educação |
topic |
Análise do Comportamento Processo de Ensino - Aprendizagem Psicologia da Educação |
description |
A despeito de dados bastante sólidos, as contribuições da Análise do Comportamento ao planejamento de condições de ensino têm sido subutilizadas. Este artigo objetiva compartilhar algumas dessas contribuições com o campo da educação. Com base em trabalhos acerca das aplicações da Análise do Comportamento para a educação, ofereceremos algumas orientações sobre aspectos relevantes envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem aos quais os professores devem estar atentos. Dividimos as contribuições em três categorias: contribuições da filosofia behaviorista radical; descrição e aplicação de princípios do comportamento ao contexto educacional; algumas propostas sistematizadas de ensino de base comportamental. Novos estudos poderiam aprofundar a descrição das contribuições comportamentais à educação e destacar essas contribuições por áreas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2672 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2672/2618 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 704-723 Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 149: maio/ago.2013; 704-723 Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 704-723 Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 149: maio/ago.2013; 704-723 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330314452598784 |