Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2670 |
Resumo: | Este artigo visa a evidenciar a gestão de aprendizagem e dificuldades dos professores de ciências que participaram de programas de formação contínua na modalidade educação a distância. Em um estudo de caso, os dados foram coletados mediante entrevistas e questionários. Em relação às dificuldades, foram identificados cinco domínios: conteúdo, tecnologia, tempo disponível, didático pedagógico e pessoal. Neste domínio, as variáveis interligadas “idade” e “tempo de docência”, além de “experiência” demonstraram significância para discriminar o grupo de sucesso. Professores mais jovens e com pouco tempo de docência tiveram menor aproveitamento. Diferentes estratégias de gestão de aprendizagem foram evidenciadas, com recurso de tempo livre à noite e aos finais de semana. Os resultados poderão ser de utilidade para planejar atividades para educação contínua a distância de professores em exercício. |
id |
FCC-1_52e7a12c8430566227aaeb20362d824d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2670 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professoresEnsino a DistânciaEducação ContinuadaFormação de ProfessoresCiências.Este artigo visa a evidenciar a gestão de aprendizagem e dificuldades dos professores de ciências que participaram de programas de formação contínua na modalidade educação a distância. Em um estudo de caso, os dados foram coletados mediante entrevistas e questionários. Em relação às dificuldades, foram identificados cinco domínios: conteúdo, tecnologia, tempo disponível, didático pedagógico e pessoal. Neste domínio, as variáveis interligadas “idade” e “tempo de docência”, além de “experiência” demonstraram significância para discriminar o grupo de sucesso. Professores mais jovens e com pouco tempo de docência tiveram menor aproveitamento. Diferentes estratégias de gestão de aprendizagem foram evidenciadas, com recurso de tempo livre à noite e aos finais de semana. Os resultados poderão ser de utilidade para planejar atividades para educação contínua a distância de professores em exercício.Fundação Carlos Chagas2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2670Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 662-681Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 149: maio/ago.2013; 662-681Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 662-681Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 149: maio/ago.2013; 662-6811980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2670/2616Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Paulo SérgioBizzo, Nelio2023-11-13T13:50:49Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2670Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-13T13:50:49Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores |
title |
Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores |
spellingShingle |
Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores Garcia, Paulo Sérgio Ensino a Distância Educação Continuada Formação de Professores Ciências. |
title_short |
Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores |
title_full |
Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores |
title_fullStr |
Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores |
title_full_unstemmed |
Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores |
title_sort |
Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores |
author |
Garcia, Paulo Sérgio |
author_facet |
Garcia, Paulo Sérgio Bizzo, Nelio |
author_role |
author |
author2 |
Bizzo, Nelio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Paulo Sérgio Bizzo, Nelio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a Distância Educação Continuada Formação de Professores Ciências. |
topic |
Ensino a Distância Educação Continuada Formação de Professores Ciências. |
description |
Este artigo visa a evidenciar a gestão de aprendizagem e dificuldades dos professores de ciências que participaram de programas de formação contínua na modalidade educação a distância. Em um estudo de caso, os dados foram coletados mediante entrevistas e questionários. Em relação às dificuldades, foram identificados cinco domínios: conteúdo, tecnologia, tempo disponível, didático pedagógico e pessoal. Neste domínio, as variáveis interligadas “idade” e “tempo de docência”, além de “experiência” demonstraram significância para discriminar o grupo de sucesso. Professores mais jovens e com pouco tempo de docência tiveram menor aproveitamento. Diferentes estratégias de gestão de aprendizagem foram evidenciadas, com recurso de tempo livre à noite e aos finais de semana. Os resultados poderão ser de utilidade para planejar atividades para educação contínua a distância de professores em exercício. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2670 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2670/2616 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 662-681 Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 149: maio/ago.2013; 662-681 Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 662-681 Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 149: maio/ago.2013; 662-681 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431070490394624 |