Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Paulo Sérgio
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bizzo, Nelio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2670
Resumo: Este artigo visa a evidenciar a gestão de aprendizagem e dificuldades dos professores de ciências que participaram de programas de formação contínua na modalidade educação a distância. Em um estudo de caso, os dados foram coletados mediante entrevistas e questionários. Em relação às dificuldades, foram identificados cinco domínios: conteúdo, tecnologia, tempo disponível, didático pedagógico e pessoal. Neste domínio, as variáveis interligadas “idade” e “tempo de docência”, além de “experiência” demonstraram significância para discriminar o grupo de sucesso. Professores mais jovens e com pouco tempo de docência tiveram menor aproveitamento. Diferentes estratégias de gestão de aprendizagem foram evidenciadas, com recurso de tempo livre à noite e aos finais de semana. Os resultados poderão ser de utilidade para planejar atividades para educação contínua a distância de professores em exercício.
id FCC-1_52e7a12c8430566227aaeb20362d824d
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2670
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professoresEnsino a DistânciaEducação ContinuadaFormação de ProfessoresCiências.Este artigo visa a evidenciar a gestão de aprendizagem e dificuldades dos professores de ciências que participaram de programas de formação contínua na modalidade educação a distância. Em um estudo de caso, os dados foram coletados mediante entrevistas e questionários. Em relação às dificuldades, foram identificados cinco domínios: conteúdo, tecnologia, tempo disponível, didático pedagógico e pessoal. Neste domínio, as variáveis interligadas “idade” e “tempo de docência”, além de “experiência” demonstraram significância para discriminar o grupo de sucesso. Professores mais jovens e com pouco tempo de docência tiveram menor aproveitamento. Diferentes estratégias de gestão de aprendizagem foram evidenciadas, com recurso de tempo livre à noite e aos finais de semana. Os resultados poderão ser de utilidade para planejar atividades para educação contínua a distância de professores em exercício.Fundação Carlos Chagas2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2670Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 662-681Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 149: maio/ago.2013; 662-681Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 662-681Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 149: maio/ago.2013; 662-6811980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2670/2616Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Paulo SérgioBizzo, Nelio2023-11-13T13:50:49Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2670Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-13T13:50:49Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores
title Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores
spellingShingle Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores
Garcia, Paulo Sérgio
Ensino a Distância
Educação Continuada
Formação de Professores
Ciências.
title_short Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores
title_full Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores
title_fullStr Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores
title_full_unstemmed Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores
title_sort Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores
author Garcia, Paulo Sérgio
author_facet Garcia, Paulo Sérgio
Bizzo, Nelio
author_role author
author2 Bizzo, Nelio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Paulo Sérgio
Bizzo, Nelio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a Distância
Educação Continuada
Formação de Professores
Ciências.
topic Ensino a Distância
Educação Continuada
Formação de Professores
Ciências.
description Este artigo visa a evidenciar a gestão de aprendizagem e dificuldades dos professores de ciências que participaram de programas de formação contínua na modalidade educação a distância. Em um estudo de caso, os dados foram coletados mediante entrevistas e questionários. Em relação às dificuldades, foram identificados cinco domínios: conteúdo, tecnologia, tempo disponível, didático pedagógico e pessoal. Neste domínio, as variáveis interligadas “idade” e “tempo de docência”, além de “experiência” demonstraram significância para discriminar o grupo de sucesso. Professores mais jovens e com pouco tempo de docência tiveram menor aproveitamento. Diferentes estratégias de gestão de aprendizagem foram evidenciadas, com recurso de tempo livre à noite e aos finais de semana. Os resultados poderão ser de utilidade para planejar atividades para educação contínua a distância de professores em exercício.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2670
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2670/2616
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 662-681
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 149: maio/ago.2013; 662-681
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 662-681
Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 149: maio/ago.2013; 662-681
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431070490394624