Educação a distância: um estudo de caso sobre formação contínua de professores via Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria João
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/27547
Resumo: Esta dissertação parte de uma revisão de literatura e de uma reflexão sobre a educação a distância: conceitos, teorias e tecnologias de suporte; para a partir daí estudar a viabilidade da implementação de iniciativas de formação contínua de professores, em modalidade de formação a distância suportada por serviços disponíveis através da Internet. Adotando uma metodologia de estudo de caso, a componente empírica desta dissertação apresenta e analisa o "caso" do Curso EASIC - Ensinar e Aprender na Sociedade da Informação e Comunicação, uma iniciativa de formação contínua de professores englobando uma componente presencial e uma outra componente a distância, recorrendo à Internet. O curso é apresentado nas suas múltiplas vertentes: enquadramento institucional, área temática, estrutura da componente a distância e da componente presencial, princípios pedagógicos subjacentes; quer em termos de conceção quer em termos de implementação do mesmo. Parte-se de uma diversidade de fontes de recolha de informação: documentos de natureza diversas, entrevistas, notas de campo, registos automáticos de dados, documentos eletrónicos, auscultação de opiniões e entrevistas aos participantes para, cruzando a informação proveniente de diferentes fontes e recolhida com diferentes instrumentos, se descrever e discutir o caso do curso EASIC. As evidências resultantes deste estudo de caso apontam aspetos diferenciados em relação a potenciais formandos recetivos a este tipo de formação, dão indicações sobre múltiplas vertentes relacionadas com as condições de utilização da Internet e de acesso ao website do curso EASIC e sugerem alguns aspetos a levar em linha de conta no desenho de situações de formação em moldes similares às do curso EASIC. O estudo permitiu realizar algumas extrapolações relevantes no domínio da formação contínua via Internet, tendo por base um modelo pedagógico baseado na comunicação, interação e colaboração entre todos os participantes. Outros contextos de aplicação deste mesmo modelo de formação a distância são sugeridos como domínios de investigação e prática futuras.
id RCAP_a111c2da40737f8394e8c96a66cfec66
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/27547
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Educação a distância: um estudo de caso sobre formação contínua de professores via InternetEducação a distânciaFormação contínua de professorese-learningb-learningEsta dissertação parte de uma revisão de literatura e de uma reflexão sobre a educação a distância: conceitos, teorias e tecnologias de suporte; para a partir daí estudar a viabilidade da implementação de iniciativas de formação contínua de professores, em modalidade de formação a distância suportada por serviços disponíveis através da Internet. Adotando uma metodologia de estudo de caso, a componente empírica desta dissertação apresenta e analisa o "caso" do Curso EASIC - Ensinar e Aprender na Sociedade da Informação e Comunicação, uma iniciativa de formação contínua de professores englobando uma componente presencial e uma outra componente a distância, recorrendo à Internet. O curso é apresentado nas suas múltiplas vertentes: enquadramento institucional, área temática, estrutura da componente a distância e da componente presencial, princípios pedagógicos subjacentes; quer em termos de conceção quer em termos de implementação do mesmo. Parte-se de uma diversidade de fontes de recolha de informação: documentos de natureza diversas, entrevistas, notas de campo, registos automáticos de dados, documentos eletrónicos, auscultação de opiniões e entrevistas aos participantes para, cruzando a informação proveniente de diferentes fontes e recolhida com diferentes instrumentos, se descrever e discutir o caso do curso EASIC. As evidências resultantes deste estudo de caso apontam aspetos diferenciados em relação a potenciais formandos recetivos a este tipo de formação, dão indicações sobre múltiplas vertentes relacionadas com as condições de utilização da Internet e de acesso ao website do curso EASIC e sugerem alguns aspetos a levar em linha de conta no desenho de situações de formação em moldes similares às do curso EASIC. O estudo permitiu realizar algumas extrapolações relevantes no domínio da formação contínua via Internet, tendo por base um modelo pedagógico baseado na comunicação, interação e colaboração entre todos os participantes. Outros contextos de aplicação deste mesmo modelo de formação a distância são sugeridos como domínios de investigação e prática futuras.From a review of the literature and a discussion about distance learning, as far as concepts, theories and supporting technologies are concerned, this dissertation analyses the feasibility of developing continuous education of teachers in a at distance modality supported by services available at the Internet. Adopting a case study methodology, the empirical part of this dissertation discusses the "case" of the BASIC Course - Teaching and Learning in the Information and Communication Age - a continuous teacher education initiative that includes a presential component as well as a at distance one using the Internet. Both the conceiving and the ways of implementation of the course are discussed regarding its multiple dimensions - institutional position, thematic area, structure of the presential and at distance components, and underlying pedagogical principies. The description and discussion of the BASIC case is conducted by using and crossing information collected in a diversity of sources gathered by means of ?iffer~nt research tools - documents of varied nature, interviews, field notes, automatlc reg1sters of data, electronic documents, interviews, field notes, automatic registers of data, electronic documents, interviews and participants opinions. The resulting evidences of this case study point to different aspects concerning the possible receivers of this type of education; give information about the multiple dimensions of the conditions of Internet use and access to the website of the BASIC course; those evidences also suggest some aspects to be taken into account when designing situations similar to those ofthe BASIC course. This study allowed some relevant conclusions for the domain of continuous education via Internet, having as a base a pedagogical model centered on communication, interaction and cooperation among all the participants. Other contexts of application of this at a distance education model are suggested for further research and practice.Edição com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e a TecnologiaUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoGomes, Maria João20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/27547por972-8746-22-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:42ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Educação a distância: um estudo de caso sobre formação contínua de professores via Internet
title Educação a distância: um estudo de caso sobre formação contínua de professores via Internet
spellingShingle Educação a distância: um estudo de caso sobre formação contínua de professores via Internet
Gomes, Maria João
Educação a distância
Formação contínua de professores
e-learning
b-learning
title_short Educação a distância: um estudo de caso sobre formação contínua de professores via Internet
title_full Educação a distância: um estudo de caso sobre formação contínua de professores via Internet
title_fullStr Educação a distância: um estudo de caso sobre formação contínua de professores via Internet
title_full_unstemmed Educação a distância: um estudo de caso sobre formação contínua de professores via Internet
title_sort Educação a distância: um estudo de caso sobre formação contínua de professores via Internet
author Gomes, Maria João
author_facet Gomes, Maria João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Formação contínua de professores
e-learning
b-learning
topic Educação a distância
Formação contínua de professores
e-learning
b-learning
description Esta dissertação parte de uma revisão de literatura e de uma reflexão sobre a educação a distância: conceitos, teorias e tecnologias de suporte; para a partir daí estudar a viabilidade da implementação de iniciativas de formação contínua de professores, em modalidade de formação a distância suportada por serviços disponíveis através da Internet. Adotando uma metodologia de estudo de caso, a componente empírica desta dissertação apresenta e analisa o "caso" do Curso EASIC - Ensinar e Aprender na Sociedade da Informação e Comunicação, uma iniciativa de formação contínua de professores englobando uma componente presencial e uma outra componente a distância, recorrendo à Internet. O curso é apresentado nas suas múltiplas vertentes: enquadramento institucional, área temática, estrutura da componente a distância e da componente presencial, princípios pedagógicos subjacentes; quer em termos de conceção quer em termos de implementação do mesmo. Parte-se de uma diversidade de fontes de recolha de informação: documentos de natureza diversas, entrevistas, notas de campo, registos automáticos de dados, documentos eletrónicos, auscultação de opiniões e entrevistas aos participantes para, cruzando a informação proveniente de diferentes fontes e recolhida com diferentes instrumentos, se descrever e discutir o caso do curso EASIC. As evidências resultantes deste estudo de caso apontam aspetos diferenciados em relação a potenciais formandos recetivos a este tipo de formação, dão indicações sobre múltiplas vertentes relacionadas com as condições de utilização da Internet e de acesso ao website do curso EASIC e sugerem alguns aspetos a levar em linha de conta no desenho de situações de formação em moldes similares às do curso EASIC. O estudo permitiu realizar algumas extrapolações relevantes no domínio da formação contínua via Internet, tendo por base um modelo pedagógico baseado na comunicação, interação e colaboração entre todos os participantes. Outros contextos de aplicação deste mesmo modelo de formação a distância são sugeridos como domínios de investigação e prática futuras.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/27547
url http://hdl.handle.net/1822/27547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 972-8746-22-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303709584195584