Mudança no conhecimento e na profissão acadêmica em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Rui
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Carvalho, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/96
Resumo: O propósito principal deste artigo é analisar como os acadêmicos portugueses estão lidando com as novas condições de produção de conhecimento científico ligadas à emergência da sociedade/economia do conhecimento e à crescente mercantilização e "managerização" da educação superior. Os desafios profissionais instituídos por essas novas condições podem erodir a autonomia e liberdade dos acadêmicos, construídas graças ao conhecimento científico e à colegialidade. De acordo com os resultados de uma pesquisa internacional na qual se apóia a componente empírica deste artigo, a maioria dos acadêmicos ouvidos continua vinculada aos princípios humboldtianos/mertonianos de produção do conhecimento, como base de referência do profissionalismo acadêmico. Contudo, os acadêmicos assumiram, igualmente, posições híbridas em relação à categorização epistemológica da pesquisa científica, à articulação entre a pesquisa e ensino e à filiação disciplinar, departamental e institucional.
id FCC-1_57d94ee4ef0aed635d214ae70f88e783
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/96
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Mudança no conhecimento e na profissão acadêmica em PortugalProdução Técnico-CientíficaEnsino SuperiorConhecimentosProfissionalizaçãoO propósito principal deste artigo é analisar como os acadêmicos portugueses estão lidando com as novas condições de produção de conhecimento científico ligadas à emergência da sociedade/economia do conhecimento e à crescente mercantilização e "managerização" da educação superior. Os desafios profissionais instituídos por essas novas condições podem erodir a autonomia e liberdade dos acadêmicos, construídas graças ao conhecimento científico e à colegialidade. De acordo com os resultados de uma pesquisa internacional na qual se apóia a componente empírica deste artigo, a maioria dos acadêmicos ouvidos continua vinculada aos princípios humboldtianos/mertonianos de produção do conhecimento, como base de referência do profissionalismo acadêmico. Contudo, os acadêmicos assumiram, igualmente, posições híbridas em relação à categorização epistemológica da pesquisa científica, à articulação entre a pesquisa e ensino e à filiação disciplinar, departamental e institucional.Fundação Carlos Chagas2011-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/96Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 143 (2011); 402-426Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 143 (2011); 402-426Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 143 (2011); 402-426Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 143 (2011); 402-4261980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/96/104Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantiago, RuiCarvalho, Teresa2023-11-08T14:11:25Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/96Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T14:11:25Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudança no conhecimento e na profissão acadêmica em Portugal
title Mudança no conhecimento e na profissão acadêmica em Portugal
spellingShingle Mudança no conhecimento e na profissão acadêmica em Portugal
Santiago, Rui
Produção Técnico-Científica
Ensino Superior
Conhecimentos
Profissionalização
title_short Mudança no conhecimento e na profissão acadêmica em Portugal
title_full Mudança no conhecimento e na profissão acadêmica em Portugal
title_fullStr Mudança no conhecimento e na profissão acadêmica em Portugal
title_full_unstemmed Mudança no conhecimento e na profissão acadêmica em Portugal
title_sort Mudança no conhecimento e na profissão acadêmica em Portugal
author Santiago, Rui
author_facet Santiago, Rui
Carvalho, Teresa
author_role author
author2 Carvalho, Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Rui
Carvalho, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Produção Técnico-Científica
Ensino Superior
Conhecimentos
Profissionalização
topic Produção Técnico-Científica
Ensino Superior
Conhecimentos
Profissionalização
description O propósito principal deste artigo é analisar como os acadêmicos portugueses estão lidando com as novas condições de produção de conhecimento científico ligadas à emergência da sociedade/economia do conhecimento e à crescente mercantilização e "managerização" da educação superior. Os desafios profissionais instituídos por essas novas condições podem erodir a autonomia e liberdade dos acadêmicos, construídas graças ao conhecimento científico e à colegialidade. De acordo com os resultados de uma pesquisa internacional na qual se apóia a componente empírica deste artigo, a maioria dos acadêmicos ouvidos continua vinculada aos princípios humboldtianos/mertonianos de produção do conhecimento, como base de referência do profissionalismo acadêmico. Contudo, os acadêmicos assumiram, igualmente, posições híbridas em relação à categorização epistemológica da pesquisa científica, à articulação entre a pesquisa e ensino e à filiação disciplinar, departamental e institucional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/96
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/96
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/96/104
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 143 (2011); 402-426
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 143 (2011); 402-426
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 143 (2011); 402-426
Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 143 (2011); 402-426
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330308075159552