Cenas empobrecidas do conhecimento e do trabalho docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Maria Célia Marcondes de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/417
Resumo: O artigo tem como objetivo delinear algumas tendências que dizem respeito à formação de professores/as e ao trabalho docente, hoje fortemente presentes nas formulações de políticas de formação, na literatura específica e no trabalho docente em exercício no país. A exposição divide-se em duas partes. Em primeiro lugar, no campo do ceticismo e relativismos epistemológicos correntes, indicam-se algumas das manifestações e implicações da sanitarização imposta ao conhecimento que o docente deve mostrar em seu “novo” papel de profissional da educação. Em segundo, apresentam-se algumas reflexões acerca da proclamada profissionalização docente compreendida na lógica das competências. Descritores – Formação de professores; trabalho docente; profissionalização docente; produção de conhecimento. ABSTRACT – This article aims to point out some trends concerning teachers’ education and teachers’ work, which can be noticed on late teachers training policies, on specific literature and on the kind of teachers’ work that has been practiced in this country. The text is divided into two parts. In the first one, in the realm of epistemological skepticism and relativism, it put forward some of the expressions and implications of the ‘sanitization’ imposed on the knowledge that educators are expected to de-monstrate in their “new” role as professionals. In the second one, it presents some thoughts referred to this so called “new” role of teachers as professionals in the realm of the logic of competences. Key-words – Teachers education; teachers work; Teachers profession; production of knowledge.
id PUC_RS-18_9e227c0f441dcab40a0976e4bf333db7
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/417
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling Cenas empobrecidas do conhecimento e do trabalho docentesFormação de professorestrabalho docenteprofissionalização docenteprodução de conhecimentoO artigo tem como objetivo delinear algumas tendências que dizem respeito à formação de professores/as e ao trabalho docente, hoje fortemente presentes nas formulações de políticas de formação, na literatura específica e no trabalho docente em exercício no país. A exposição divide-se em duas partes. Em primeiro lugar, no campo do ceticismo e relativismos epistemológicos correntes, indicam-se algumas das manifestações e implicações da sanitarização imposta ao conhecimento que o docente deve mostrar em seu “novo” papel de profissional da educação. Em segundo, apresentam-se algumas reflexões acerca da proclamada profissionalização docente compreendida na lógica das competências. Descritores – Formação de professores; trabalho docente; profissionalização docente; produção de conhecimento. ABSTRACT – This article aims to point out some trends concerning teachers’ education and teachers’ work, which can be noticed on late teachers training policies, on specific literature and on the kind of teachers’ work that has been practiced in this country. The text is divided into two parts. In the first one, in the realm of epistemological skepticism and relativism, it put forward some of the expressions and implications of the ‘sanitization’ imposed on the knowledge that educators are expected to de-monstrate in their “new” role as professionals. In the second one, it presents some thoughts referred to this so called “new” role of teachers as professionals in the realm of the logic of competences. Key-words – Teachers education; teachers work; Teachers profession; production of knowledge.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/417Educação; Vol. 28 No. 2 (2005)Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2005)Educação; v. 28 n. 2 (2005)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/417/314Moraes, Maria Célia Marcondes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-31T12:33:44Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/417Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-31T12:33:44Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Cenas empobrecidas do conhecimento e do trabalho docentes
title Cenas empobrecidas do conhecimento e do trabalho docentes
spellingShingle Cenas empobrecidas do conhecimento e do trabalho docentes
Moraes, Maria Célia Marcondes de
Formação de professores
trabalho docente
profissionalização docente
produção de conhecimento
title_short Cenas empobrecidas do conhecimento e do trabalho docentes
title_full Cenas empobrecidas do conhecimento e do trabalho docentes
title_fullStr Cenas empobrecidas do conhecimento e do trabalho docentes
title_full_unstemmed Cenas empobrecidas do conhecimento e do trabalho docentes
title_sort Cenas empobrecidas do conhecimento e do trabalho docentes
author Moraes, Maria Célia Marcondes de
author_facet Moraes, Maria Célia Marcondes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Maria Célia Marcondes de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
trabalho docente
profissionalização docente
produção de conhecimento
topic Formação de professores
trabalho docente
profissionalização docente
produção de conhecimento
description O artigo tem como objetivo delinear algumas tendências que dizem respeito à formação de professores/as e ao trabalho docente, hoje fortemente presentes nas formulações de políticas de formação, na literatura específica e no trabalho docente em exercício no país. A exposição divide-se em duas partes. Em primeiro lugar, no campo do ceticismo e relativismos epistemológicos correntes, indicam-se algumas das manifestações e implicações da sanitarização imposta ao conhecimento que o docente deve mostrar em seu “novo” papel de profissional da educação. Em segundo, apresentam-se algumas reflexões acerca da proclamada profissionalização docente compreendida na lógica das competências. Descritores – Formação de professores; trabalho docente; profissionalização docente; produção de conhecimento. ABSTRACT – This article aims to point out some trends concerning teachers’ education and teachers’ work, which can be noticed on late teachers training policies, on specific literature and on the kind of teachers’ work that has been practiced in this country. The text is divided into two parts. In the first one, in the realm of epistemological skepticism and relativism, it put forward some of the expressions and implications of the ‘sanitization’ imposed on the knowledge that educators are expected to de-monstrate in their “new” role as professionals. In the second one, it presents some thoughts referred to this so called “new” role of teachers as professionals in the realm of the logic of competences. Key-words – Teachers education; teachers work; Teachers profession; production of knowledge.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/417
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/417/314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 28 No. 2 (2005)
Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2005)
Educação; v. 28 n. 2 (2005)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741767544832