Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Thiago
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pinto, José Marcelino Rezende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/105
Resumo: O objetivo do artigo é descrever algumas características do trabalho docente e comparar a remuneração dos professores à de outros profissionais com o mesmo nível de formação. Para isso, foram analisados os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e do Censo Escolar de 2009. Os dados foram examinados por meio de técnicas descritivas e inferenciais. Os resultados evidenciaram, entre outros aspectos, desafios relativos à formação, uma vez que um terço dos professores do ensino fundamental e 50% da educação infantil não são formados em nível superior; às condições de trabalho, pois expressivo número de docentes trabalha em mais de uma escola e leciona para grande número de alunos por turma; e à remuneração, já que o nível socioeconômico dos professores e o rendimento de seu trabalho é menor que o de outros profissionais com nível de formação equivalente ou mesmo inferior.
id FCC-1_5929796793a7b77d58d1474a95f858d7
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/105
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporteProfessoresCondições de TrabalhoSalárioO objetivo do artigo é descrever algumas características do trabalho docente e comparar a remuneração dos professores à de outros profissionais com o mesmo nível de formação. Para isso, foram analisados os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e do Censo Escolar de 2009. Os dados foram examinados por meio de técnicas descritivas e inferenciais. Os resultados evidenciaram, entre outros aspectos, desafios relativos à formação, uma vez que um terço dos professores do ensino fundamental e 50% da educação infantil não são formados em nível superior; às condições de trabalho, pois expressivo número de docentes trabalha em mais de uma escola e leciona para grande número de alunos por turma; e à remuneração, já que o nível socioeconômico dos professores e o rendimento de seu trabalho é menor que o de outros profissionais com nível de formação equivalente ou mesmo inferior.Fundação Carlos Chagas2011-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/105Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 143 (2011); 606-639Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 143 (2011); 606-639Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 143 (2011); 606-639Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 143 (2011); 606-6391980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/105/113Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, ThiagoPinto, José Marcelino Rezende2023-11-08T14:29:02Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/105Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T14:29:02Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte
title Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte
spellingShingle Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte
Alves, Thiago
Professores
Condições de Trabalho
Salário
title_short Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte
title_full Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte
title_fullStr Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte
title_full_unstemmed Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte
title_sort Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte
author Alves, Thiago
author_facet Alves, Thiago
Pinto, José Marcelino Rezende
author_role author
author2 Pinto, José Marcelino Rezende
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Thiago
Pinto, José Marcelino Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Condições de Trabalho
Salário
topic Professores
Condições de Trabalho
Salário
description O objetivo do artigo é descrever algumas características do trabalho docente e comparar a remuneração dos professores à de outros profissionais com o mesmo nível de formação. Para isso, foram analisados os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e do Censo Escolar de 2009. Os dados foram examinados por meio de técnicas descritivas e inferenciais. Os resultados evidenciaram, entre outros aspectos, desafios relativos à formação, uma vez que um terço dos professores do ensino fundamental e 50% da educação infantil não são formados em nível superior; às condições de trabalho, pois expressivo número de docentes trabalha em mais de uma escola e leciona para grande número de alunos por turma; e à remuneração, já que o nível socioeconômico dos professores e o rendimento de seu trabalho é menor que o de outros profissionais com nível de formação equivalente ou mesmo inferior.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/105
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/105/113
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 143 (2011); 606-639
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 143 (2011); 606-639
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 143 (2011); 606-639
Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 143 (2011); 606-639
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330308087742464