Modelos de mobilidade social no Brasil: educação acadêmica e profissionalizante em perspectiva histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1982 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1522 |
Resumo: | O sistema educacional brasileiro tem caminhado do modelo de mobilidade social patrocinada para o modelo de mobilidade social competitiva. Uma diferença crucial entre estes modelos é o período em que começa a diferenciação dos currículos para os estudantes. No entanto, estudos comparativos sobre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, além das presentes evidências sobre o Brasil, não permitem afirmar que o modelo de mobilidade competitiva seja mais democrático que o modelo de mobilidade patrocinada. Em conseqüência, os efeitos da diferenciação curricular como meio de seleção social podem ser questionados. O papel dos currículos provavelmente não é tão influente, a menos que estejam associados a importantes fatores do contexto social. São discutidas alternativas para a democratização educacional e a preparação para o trabalho. |
id |
FCC-1_5a918c307b683fc3a5662c1bb679827f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1522 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelos de mobilidade social no Brasil: educação acadêmica e profissionalizante em perspectiva históricaEnsino profissionalMobilidade socialCurrículosOportunidades educacionaisSistema de educaçãoDemocratizaçãoO sistema educacional brasileiro tem caminhado do modelo de mobilidade social patrocinada para o modelo de mobilidade social competitiva. Uma diferença crucial entre estes modelos é o período em que começa a diferenciação dos currículos para os estudantes. No entanto, estudos comparativos sobre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, além das presentes evidências sobre o Brasil, não permitem afirmar que o modelo de mobilidade competitiva seja mais democrático que o modelo de mobilidade patrocinada. Em conseqüência, os efeitos da diferenciação curricular como meio de seleção social podem ser questionados. O papel dos currículos provavelmente não é tão influente, a menos que estejam associados a importantes fatores do contexto social. São discutidas alternativas para a democratização educacional e a preparação para o trabalho.Fundação Carlos Chagas1982-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1522Cadernos de Pesquisa; No. 40 (1982); 23-33Cadernos de Pesquisa; Núm. 40 (1982); 23-33Cadernos de Pesquisa; No. 40 (1982); 23-33Cadernos de Pesquisa; n. 40 (1982); 23-331980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1522/1521Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Cândido Alberto da Costa2023-05-23T15:14:26Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1522Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-05-23T15:14:26Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos de mobilidade social no Brasil: educação acadêmica e profissionalizante em perspectiva histórica |
title |
Modelos de mobilidade social no Brasil: educação acadêmica e profissionalizante em perspectiva histórica |
spellingShingle |
Modelos de mobilidade social no Brasil: educação acadêmica e profissionalizante em perspectiva histórica Gomes, Cândido Alberto da Costa Ensino profissional Mobilidade social Currículos Oportunidades educacionais Sistema de educação Democratização |
title_short |
Modelos de mobilidade social no Brasil: educação acadêmica e profissionalizante em perspectiva histórica |
title_full |
Modelos de mobilidade social no Brasil: educação acadêmica e profissionalizante em perspectiva histórica |
title_fullStr |
Modelos de mobilidade social no Brasil: educação acadêmica e profissionalizante em perspectiva histórica |
title_full_unstemmed |
Modelos de mobilidade social no Brasil: educação acadêmica e profissionalizante em perspectiva histórica |
title_sort |
Modelos de mobilidade social no Brasil: educação acadêmica e profissionalizante em perspectiva histórica |
author |
Gomes, Cândido Alberto da Costa |
author_facet |
Gomes, Cândido Alberto da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Cândido Alberto da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino profissional Mobilidade social Currículos Oportunidades educacionais Sistema de educação Democratização |
topic |
Ensino profissional Mobilidade social Currículos Oportunidades educacionais Sistema de educação Democratização |
description |
O sistema educacional brasileiro tem caminhado do modelo de mobilidade social patrocinada para o modelo de mobilidade social competitiva. Uma diferença crucial entre estes modelos é o período em que começa a diferenciação dos currículos para os estudantes. No entanto, estudos comparativos sobre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, além das presentes evidências sobre o Brasil, não permitem afirmar que o modelo de mobilidade competitiva seja mais democrático que o modelo de mobilidade patrocinada. Em conseqüência, os efeitos da diferenciação curricular como meio de seleção social podem ser questionados. O papel dos currículos provavelmente não é tão influente, a menos que estejam associados a importantes fatores do contexto social. São discutidas alternativas para a democratização educacional e a preparação para o trabalho. |
publishDate |
1982 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1982-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1522 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1522/1521 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 40 (1982); 23-33 Cadernos de Pesquisa; Núm. 40 (1982); 23-33 Cadernos de Pesquisa; No. 40 (1982); 23-33 Cadernos de Pesquisa; n. 40 (1982); 23-33 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330313285533696 |