Psicologia educacional e educação: uma relação teoricamente eficaz, porém praticamente ineficiente?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1978 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1707 |
Resumo: | A Crescente importância que a ideologia do planejamento - enquanto técnica racional de tomada de decisões - vem assumindo no processo educacional parece associar-se a ênfase, também cada vez maior, com que as publicações mais recentes em ensino e currículo vêm tratando da temática dos fundamentos científicos da educação. Dentre estes, os de maior prestigio são ainda os assim chamados fundamentos psicológicos - em parte campo específico da psicologia educacional - como se pode inferir da colocação a seguir. |
id |
FCC-1_60595cbd047b21a46ae7a20cb21d8602 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1707 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicologia educacional e educação: uma relação teoricamente eficaz, porém praticamente ineficiente?Psicologia da educaçãoCurrículosProcesso de ensino-aprendizagemA Crescente importância que a ideologia do planejamento - enquanto técnica racional de tomada de decisões - vem assumindo no processo educacional parece associar-se a ênfase, também cada vez maior, com que as publicações mais recentes em ensino e currículo vêm tratando da temática dos fundamentos científicos da educação. Dentre estes, os de maior prestigio são ainda os assim chamados fundamentos psicológicos - em parte campo específico da psicologia educacional - como se pode inferir da colocação a seguir.Fundação Carlos Chagas1978-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1707Cadernos de Pesquisa; No. 25 (1978); 17-27Cadernos de Pesquisa; Núm. 25 (1978); 17-27Cadernos de Pesquisa; No. 25 (1978); 17-27Cadernos de Pesquisa; n. 25 (1978); 17-271980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1707/1692Copyright (c) 1978 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGoldberg, Maria Amélia Azevedo2023-02-08T15:43:52Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1707Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-08T15:43:52Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia educacional e educação: uma relação teoricamente eficaz, porém praticamente ineficiente? |
title |
Psicologia educacional e educação: uma relação teoricamente eficaz, porém praticamente ineficiente? |
spellingShingle |
Psicologia educacional e educação: uma relação teoricamente eficaz, porém praticamente ineficiente? Goldberg, Maria Amélia Azevedo Psicologia da educação Currículos Processo de ensino-aprendizagem |
title_short |
Psicologia educacional e educação: uma relação teoricamente eficaz, porém praticamente ineficiente? |
title_full |
Psicologia educacional e educação: uma relação teoricamente eficaz, porém praticamente ineficiente? |
title_fullStr |
Psicologia educacional e educação: uma relação teoricamente eficaz, porém praticamente ineficiente? |
title_full_unstemmed |
Psicologia educacional e educação: uma relação teoricamente eficaz, porém praticamente ineficiente? |
title_sort |
Psicologia educacional e educação: uma relação teoricamente eficaz, porém praticamente ineficiente? |
author |
Goldberg, Maria Amélia Azevedo |
author_facet |
Goldberg, Maria Amélia Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goldberg, Maria Amélia Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da educação Currículos Processo de ensino-aprendizagem |
topic |
Psicologia da educação Currículos Processo de ensino-aprendizagem |
description |
A Crescente importância que a ideologia do planejamento - enquanto técnica racional de tomada de decisões - vem assumindo no processo educacional parece associar-se a ênfase, também cada vez maior, com que as publicações mais recentes em ensino e currículo vêm tratando da temática dos fundamentos científicos da educação. Dentre estes, os de maior prestigio são ainda os assim chamados fundamentos psicológicos - em parte campo específico da psicologia educacional - como se pode inferir da colocação a seguir. |
publishDate |
1978 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1978-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1707 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1707/1692 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1978 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1978 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 25 (1978); 17-27 Cadernos de Pesquisa; Núm. 25 (1978); 17-27 Cadernos de Pesquisa; No. 25 (1978); 17-27 Cadernos de Pesquisa; n. 25 (1978); 17-27 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330313722789888 |