A orientação educacional e o currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Regina Leite
Data de Publicação: 1984
Outros Autores: Azevedo, Joanir Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1410
Resumo: A orientação educacional, historicamente, se apresentou como um serviço na escola. Seu enfoque era então, psicológico. Ajustava o aluno à escola e o preparava para o futuro ajustamento à sociedade. Ao fazer a crítica de seu papel, buscou novos caminhos. Este artigo pretende apontar alguns caminhos. Partimos do pressuposto de que, sendo o orientador educacional um especialista de educação, seu instrumento de trabalho, como dos demais especialistas de educação, é o currículo. Assim, a partir de uma das inúmeras classificações de currículo, tentamos compatibilizar os diversos enfoques de orientação educacional.
id FCC-1_6e58ae6c9b1b5153040fb8622962afe2
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1410
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A orientação educacional e o currículoCurrículosOrientação educacionalDesenvolvimento cognitivoProcesso de Ensino - AprendizagemA orientação educacional, historicamente, se apresentou como um serviço na escola. Seu enfoque era então, psicológico. Ajustava o aluno à escola e o preparava para o futuro ajustamento à sociedade. Ao fazer a crítica de seu papel, buscou novos caminhos. Este artigo pretende apontar alguns caminhos. Partimos do pressuposto de que, sendo o orientador educacional um especialista de educação, seu instrumento de trabalho, como dos demais especialistas de educação, é o currículo. Assim, a partir de uma das inúmeras classificações de currículo, tentamos compatibilizar os diversos enfoques de orientação educacional.Fundação Carlos Chagas1984-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1410Cadernos de Pesquisa; No. 48 (1984); 29-37Cadernos de Pesquisa; Núm. 48 (1984); 29-37Cadernos de Pesquisa; No. 48 (1984); 29-37Cadernos de Pesquisa; n. 48 (1984); 29-371980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1410/1409Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Regina LeiteAzevedo, Joanir Gomes de2023-02-15T15:49:47Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1410Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-15T15:49:47Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A orientação educacional e o currículo
title A orientação educacional e o currículo
spellingShingle A orientação educacional e o currículo
Garcia, Regina Leite
Currículos
Orientação educacional
Desenvolvimento cognitivo
Processo de Ensino - Aprendizagem
title_short A orientação educacional e o currículo
title_full A orientação educacional e o currículo
title_fullStr A orientação educacional e o currículo
title_full_unstemmed A orientação educacional e o currículo
title_sort A orientação educacional e o currículo
author Garcia, Regina Leite
author_facet Garcia, Regina Leite
Azevedo, Joanir Gomes de
author_role author
author2 Azevedo, Joanir Gomes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Regina Leite
Azevedo, Joanir Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Orientação educacional
Desenvolvimento cognitivo
Processo de Ensino - Aprendizagem
topic Currículos
Orientação educacional
Desenvolvimento cognitivo
Processo de Ensino - Aprendizagem
description A orientação educacional, historicamente, se apresentou como um serviço na escola. Seu enfoque era então, psicológico. Ajustava o aluno à escola e o preparava para o futuro ajustamento à sociedade. Ao fazer a crítica de seu papel, buscou novos caminhos. Este artigo pretende apontar alguns caminhos. Partimos do pressuposto de que, sendo o orientador educacional um especialista de educação, seu instrumento de trabalho, como dos demais especialistas de educação, é o currículo. Assim, a partir de uma das inúmeras classificações de currículo, tentamos compatibilizar os diversos enfoques de orientação educacional.
publishDate 1984
dc.date.none.fl_str_mv 1984-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1410
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1410/1409
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 48 (1984); 29-37
Cadernos de Pesquisa; Núm. 48 (1984); 29-37
Cadernos de Pesquisa; No. 48 (1984); 29-37
Cadernos de Pesquisa; n. 48 (1984); 29-37
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330312903852032