Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canen, Ana
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/741
Resumo: O artigo discute o conceito de competência pedagógica em cursos de formação docente voltados à preparação de professores para atuarem em sociedades multiculturais. Sintetiza as principais abordagens teóricas sobre o tema, compara literatura em duas sociedades multiculturais (Brasil e Reino Unido), com relação à relevância da perspectiva intercultural crítica na tentativa de superação da desigualdade educacional, e analisa os dados de campo provenientes de um estudo de caso empreendido em uma instituição superior de formação de professores, supostamente engajada na perspectiva assinalada. O potencial e as limitações para o desenvolvimento de uma competência pedagógica na perspectiva intercultural crítica são discutidos à luz dos dados obtidos.
id FCC-1_660aeafb1e05d751986eb2e3535b1734
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/741
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores?Competência PedagógicaEducação MulticulturalPerspectiva Intercultural CríticaFormação de ProfessoresO artigo discute o conceito de competência pedagógica em cursos de formação docente voltados à preparação de professores para atuarem em sociedades multiculturais. Sintetiza as principais abordagens teóricas sobre o tema, compara literatura em duas sociedades multiculturais (Brasil e Reino Unido), com relação à relevância da perspectiva intercultural crítica na tentativa de superação da desigualdade educacional, e analisa os dados de campo provenientes de um estudo de caso empreendido em uma instituição superior de formação de professores, supostamente engajada na perspectiva assinalada. O potencial e as limitações para o desenvolvimento de uma competência pedagógica na perspectiva intercultural crítica são discutidos à luz dos dados obtidos.Fundação Carlos Chagas1998-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/741Cadernos de Pesquisa; No. 102 (1997); 89-107Cadernos de Pesquisa; Núm. 102 (1997); 89-107Cadernos de Pesquisa; No. 102 (1997); 89-107Cadernos de Pesquisa; n. 102 (1997); 89-1071980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/741/755Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCanen, Ana2023-10-25T15:07:07Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/741Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-25T15:07:07Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores?
title Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores?
spellingShingle Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores?
Canen, Ana
Competência Pedagógica
Educação Multicultural
Perspectiva Intercultural Crítica
Formação de Professores
title_short Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores?
title_full Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores?
title_fullStr Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores?
title_full_unstemmed Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores?
title_sort Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores?
author Canen, Ana
author_facet Canen, Ana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canen, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Competência Pedagógica
Educação Multicultural
Perspectiva Intercultural Crítica
Formação de Professores
topic Competência Pedagógica
Educação Multicultural
Perspectiva Intercultural Crítica
Formação de Professores
description O artigo discute o conceito de competência pedagógica em cursos de formação docente voltados à preparação de professores para atuarem em sociedades multiculturais. Sintetiza as principais abordagens teóricas sobre o tema, compara literatura em duas sociedades multiculturais (Brasil e Reino Unido), com relação à relevância da perspectiva intercultural crítica na tentativa de superação da desigualdade educacional, e analisa os dados de campo provenientes de um estudo de caso empreendido em uma instituição superior de formação de professores, supostamente engajada na perspectiva assinalada. O potencial e as limitações para o desenvolvimento de uma competência pedagógica na perspectiva intercultural crítica são discutidos à luz dos dados obtidos.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/741
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/741/755
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 102 (1997); 89-107
Cadernos de Pesquisa; Núm. 102 (1997); 89-107
Cadernos de Pesquisa; No. 102 (1997); 89-107
Cadernos de Pesquisa; n. 102 (1997); 89-107
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310501564416