Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/741 |
Resumo: | O artigo discute o conceito de competência pedagógica em cursos de formação docente voltados à preparação de professores para atuarem em sociedades multiculturais. Sintetiza as principais abordagens teóricas sobre o tema, compara literatura em duas sociedades multiculturais (Brasil e Reino Unido), com relação à relevância da perspectiva intercultural crítica na tentativa de superação da desigualdade educacional, e analisa os dados de campo provenientes de um estudo de caso empreendido em uma instituição superior de formação de professores, supostamente engajada na perspectiva assinalada. O potencial e as limitações para o desenvolvimento de uma competência pedagógica na perspectiva intercultural crítica são discutidos à luz dos dados obtidos. |
id |
FCC-1_660aeafb1e05d751986eb2e3535b1734 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/741 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores?Competência PedagógicaEducação MulticulturalPerspectiva Intercultural CríticaFormação de ProfessoresO artigo discute o conceito de competência pedagógica em cursos de formação docente voltados à preparação de professores para atuarem em sociedades multiculturais. Sintetiza as principais abordagens teóricas sobre o tema, compara literatura em duas sociedades multiculturais (Brasil e Reino Unido), com relação à relevância da perspectiva intercultural crítica na tentativa de superação da desigualdade educacional, e analisa os dados de campo provenientes de um estudo de caso empreendido em uma instituição superior de formação de professores, supostamente engajada na perspectiva assinalada. O potencial e as limitações para o desenvolvimento de uma competência pedagógica na perspectiva intercultural crítica são discutidos à luz dos dados obtidos.Fundação Carlos Chagas1998-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/741Cadernos de Pesquisa; No. 102 (1997); 89-107Cadernos de Pesquisa; Núm. 102 (1997); 89-107Cadernos de Pesquisa; No. 102 (1997); 89-107Cadernos de Pesquisa; n. 102 (1997); 89-1071980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/741/755Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCanen, Ana2023-10-25T15:07:07Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/741Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-25T15:07:07Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores? |
title |
Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores? |
spellingShingle |
Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores? Canen, Ana Competência Pedagógica Educação Multicultural Perspectiva Intercultural Crítica Formação de Professores |
title_short |
Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores? |
title_full |
Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores? |
title_fullStr |
Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores? |
title_full_unstemmed |
Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores? |
title_sort |
Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores? |
author |
Canen, Ana |
author_facet |
Canen, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canen, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência Pedagógica Educação Multicultural Perspectiva Intercultural Crítica Formação de Professores |
topic |
Competência Pedagógica Educação Multicultural Perspectiva Intercultural Crítica Formação de Professores |
description |
O artigo discute o conceito de competência pedagógica em cursos de formação docente voltados à preparação de professores para atuarem em sociedades multiculturais. Sintetiza as principais abordagens teóricas sobre o tema, compara literatura em duas sociedades multiculturais (Brasil e Reino Unido), com relação à relevância da perspectiva intercultural crítica na tentativa de superação da desigualdade educacional, e analisa os dados de campo provenientes de um estudo de caso empreendido em uma instituição superior de formação de professores, supostamente engajada na perspectiva assinalada. O potencial e as limitações para o desenvolvimento de uma competência pedagógica na perspectiva intercultural crítica são discutidos à luz dos dados obtidos. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/741 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/741/755 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 102 (1997); 89-107 Cadernos de Pesquisa; Núm. 102 (1997); 89-107 Cadernos de Pesquisa; No. 102 (1997); 89-107 Cadernos de Pesquisa; n. 102 (1997); 89-107 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330310501564416 |