Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canen, Ana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55391
Resumo: Partindo de uma perspectiva de multiculturalismo crítico pós-modernizado (McLaren, 1997) e do aporte de estudos pós-colonialistas (Bhabha, 1998), o presente artigo analisa experiências multiculturais de formação docente, discutindo em que medida a intenção de preparar professores para a pluralidade cultural traduz-se em práticas discursivas e nãodiscursivas que impactam a construção de suas identidades. Para desenvolver o argumento, a primeira parte focaliza os conceitos de identidade e hibridismo cultural, considerados centrais no multiculturalismo crítico pós-modernizado. Na segunda, à luz do referencial teórico explicitado, discutem-se experiências multi culturais em formação docente, tecendo, ao final, sugestões teórico-práticas que contribuam para o aprimoramento do projeto multi cultural na formação de professores.
id UFRGS-9_fae2a863a7ee1c359e7c6b82a24fecb8
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/55391
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradasmulticulturalismo. formação docente. experiências. narrativas. perspectiva intercultural crítica pós-modernizada.Partindo de uma perspectiva de multiculturalismo crítico pós-modernizado (McLaren, 1997) e do aporte de estudos pós-colonialistas (Bhabha, 1998), o presente artigo analisa experiências multiculturais de formação docente, discutindo em que medida a intenção de preparar professores para a pluralidade cultural traduz-se em práticas discursivas e nãodiscursivas que impactam a construção de suas identidades. Para desenvolver o argumento, a primeira parte focaliza os conceitos de identidade e hibridismo cultural, considerados centrais no multiculturalismo crítico pós-modernizado. Na segunda, à luz do referencial teórico explicitado, discutem-se experiências multi culturais em formação docente, tecendo, ao final, sugestões teórico-práticas que contribuam para o aprimoramento do projeto multi cultural na formação de professores.FACED - UFRGS2015-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55391Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 24 No. 2 (1999)Educação & Realidade; v. 24 n. 2 (1999)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55391/33658Canen, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-08T18:30:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/55391Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2015-05-08T18:30:30Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradas
title Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradas
spellingShingle Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradas
Canen, Ana
multiculturalismo. formação docente. experiências. narrativas. perspectiva intercultural crítica pós-modernizada.
title_short Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradas
title_full Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradas
title_fullStr Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradas
title_full_unstemmed Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradas
title_sort Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradas
author Canen, Ana
author_facet Canen, Ana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canen, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv multiculturalismo. formação docente. experiências. narrativas. perspectiva intercultural crítica pós-modernizada.
topic multiculturalismo. formação docente. experiências. narrativas. perspectiva intercultural crítica pós-modernizada.
description Partindo de uma perspectiva de multiculturalismo crítico pós-modernizado (McLaren, 1997) e do aporte de estudos pós-colonialistas (Bhabha, 1998), o presente artigo analisa experiências multiculturais de formação docente, discutindo em que medida a intenção de preparar professores para a pluralidade cultural traduz-se em práticas discursivas e nãodiscursivas que impactam a construção de suas identidades. Para desenvolver o argumento, a primeira parte focaliza os conceitos de identidade e hibridismo cultural, considerados centrais no multiculturalismo crítico pós-modernizado. Na segunda, à luz do referencial teórico explicitado, discutem-se experiências multi culturais em formação docente, tecendo, ao final, sugestões teórico-práticas que contribuam para o aprimoramento do projeto multi cultural na formação de professores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55391
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55391/33658
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 24 No. 2 (1999)
Educação & Realidade; v. 24 n. 2 (1999)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766986308190209