O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPEd

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Antonio Flavio Barbosa
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/544
Resumo: O campo do currículo está se caracterizando, em diferentes países, por uma significativa diversificação de temas e de influências teóricas. Apoiando-se no conceito de campo de Bourdieu, o texto aborda o campo no Brasil, tal como vem sendo construído no Grupo de Trabalho - GT - de Currículo da ANPEd. Examina o funcionamento do grupo, procurando situá-lo no contexto mais amplo da associação e das políticas de pós-graduação. Focaliza, a seguir, os trabalhos apresentados nos encontros ocorridos no período de 1996 a 2000. Critica o grande número de textos selecionados, o que tem contribuído para a secundarização da discussão de problemas educacionais que carecem de atenção. Propõe perguntas e sugere estratégias que possam enriquecer o processo de construção do conhecimento desenvolvido no GT.
id FCC-1_6acad074eb389db49fba54fa4902a3f9
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/544
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPEdCurrículoCampoGrupo de TrabalhoConstrução de ConhecimentoO campo do currículo está se caracterizando, em diferentes países, por uma significativa diversificação de temas e de influências teóricas. Apoiando-se no conceito de campo de Bourdieu, o texto aborda o campo no Brasil, tal como vem sendo construído no Grupo de Trabalho - GT - de Currículo da ANPEd. Examina o funcionamento do grupo, procurando situá-lo no contexto mais amplo da associação e das políticas de pós-graduação. Focaliza, a seguir, os trabalhos apresentados nos encontros ocorridos no período de 1996 a 2000. Critica o grande número de textos selecionados, o que tem contribuído para a secundarização da discussão de problemas educacionais que carecem de atenção. Propõe perguntas e sugere estratégias que possam enriquecer o processo de construção do conhecimento desenvolvido no GT.Fundação Carlos Chagas2002-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/544Cadernos de Pesquisa; No. 117 (2002); 81-101Cadernos de Pesquisa; Núm. 117 (2002); 81-101Cadernos de Pesquisa; No. 117 (2002); 81-101Cadernos de Pesquisa; n. 117 (2002); 81-1011980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/544/546Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Antonio Flavio Barbosa2023-10-31T15:13:38Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/544Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-31T15:13:38Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPEd
title O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPEd
spellingShingle O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPEd
Moreira, Antonio Flavio Barbosa
Currículo
Campo
Grupo de Trabalho
Construção de Conhecimento
title_short O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPEd
title_full O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPEd
title_fullStr O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPEd
title_full_unstemmed O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPEd
title_sort O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPEd
author Moreira, Antonio Flavio Barbosa
author_facet Moreira, Antonio Flavio Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Antonio Flavio Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Campo
Grupo de Trabalho
Construção de Conhecimento
topic Currículo
Campo
Grupo de Trabalho
Construção de Conhecimento
description O campo do currículo está se caracterizando, em diferentes países, por uma significativa diversificação de temas e de influências teóricas. Apoiando-se no conceito de campo de Bourdieu, o texto aborda o campo no Brasil, tal como vem sendo construído no Grupo de Trabalho - GT - de Currículo da ANPEd. Examina o funcionamento do grupo, procurando situá-lo no contexto mais amplo da associação e das políticas de pós-graduação. Focaliza, a seguir, os trabalhos apresentados nos encontros ocorridos no período de 1996 a 2000. Critica o grande número de textos selecionados, o que tem contribuído para a secundarização da discussão de problemas educacionais que carecem de atenção. Propõe perguntas e sugere estratégias que possam enriquecer o processo de construção do conhecimento desenvolvido no GT.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/544
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/544/546
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 117 (2002); 81-101
Cadernos de Pesquisa; Núm. 117 (2002); 81-101
Cadernos de Pesquisa; No. 117 (2002); 81-101
Cadernos de Pesquisa; n. 117 (2002); 81-101
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330309706743808