A formação de si e o processo de construção de conhecimento : análise da experiência do currículo integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Celina de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/76115
Resumo: O presente trabalho objetiva narrar a proposta pedagógica, partindo do olhar de facilitadora de aprendizagem, e discutir sua ação reflexiva a partir dos caminhos metodológicos propostos para sua experimentação. Este escrito compõe o curso de Práticas Pedagógicas nos Serviços de Saúde. O contexto desta experiência é o ensino em serviço, a partir da modalidade de Residência, no Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição/RS. O espaço a ser estudado chama-se Currículo Integrado e configura-se como uma atividade de campo e teórico-prática, desenvolvida durante os dois anos das Residências de Saúde da Família e Comunidade. A ancoragem metodológica do espaço está no referencial das metodologias ativas de aprendizagens, como o PBL, Problematização e a pedagogia Freireana. Neste texto será enfatizada a experiência como facilitadora de aprendizagem do segundo ano, no qual é desenvolvido um exercício em forma de projeto, que propõe a implantação, expansão ou fortalecimento da ESF/ESB/NASF, em municípios de pequeno porte ao entorno de Porto Alegre. Os objetivos do trabalho são: narrar a trajetória formativa da facilitadora, identificar as linhas de atuação deste ator e trazer alguns resultados da construção deste conhecimento. Este é um estudo descritivo exploratório que faz incursões no método cartográfico. A experiência coloca em análise a micropolítica institucional, que quando estimula o fazer do trabalhador em saúde também a partir do ensino, expõe conflitos e contradições constituintes desta construção. Traz para os cenários de atuação, as tensões que perpassam a formação de um trabalhador no lugar do “entre” saúde e educação. Na construção do exercício, as linhas de atuação da facilitadora colaboram para a constituição de um espaço grupal de trabalho cooperativo que analise a interface gestão/atenção de uma perspectiva ampla e histórica, contextualizada com a produção de saúde . Na análise de dez projetos realizados entre os anos de 2009 e 2012, há um indicativo claro que aponta para a mudança de modelo de saúde nos municípios. As categorias analisadoras foram: Processo de Trabalho, Educação no Trabalho no SUS e Síntese de Conhecimentos. O exercício expõe os residentes a refletirem sobre a sua atuação no SUS, buscando ampliar e superar a noção de ensino-serviço, ao afirmar que o trabalho em saúde busca contemplar a busca pela integralidade. Os caminhos da construção de conhecimento, apontam para uma formação comprometida com a mudança de paradigma na saúde, contribuindo para a construção da intersetorialidade e integralidade na formação e na consolidação do SUS.
id UFRGS-2_f7768eae1451a00c18b918bd34d11639
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76115
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Ana Celina dePekelman, Renata2013-07-23T01:44:21Z2013http://hdl.handle.net/10183/76115000892960O presente trabalho objetiva narrar a proposta pedagógica, partindo do olhar de facilitadora de aprendizagem, e discutir sua ação reflexiva a partir dos caminhos metodológicos propostos para sua experimentação. Este escrito compõe o curso de Práticas Pedagógicas nos Serviços de Saúde. O contexto desta experiência é o ensino em serviço, a partir da modalidade de Residência, no Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição/RS. O espaço a ser estudado chama-se Currículo Integrado e configura-se como uma atividade de campo e teórico-prática, desenvolvida durante os dois anos das Residências de Saúde da Família e Comunidade. A ancoragem metodológica do espaço está no referencial das metodologias ativas de aprendizagens, como o PBL, Problematização e a pedagogia Freireana. Neste texto será enfatizada a experiência como facilitadora de aprendizagem do segundo ano, no qual é desenvolvido um exercício em forma de projeto, que propõe a implantação, expansão ou fortalecimento da ESF/ESB/NASF, em municípios de pequeno porte ao entorno de Porto Alegre. Os objetivos do trabalho são: narrar a trajetória formativa da facilitadora, identificar as linhas de atuação deste ator e trazer alguns resultados da construção deste conhecimento. Este é um estudo descritivo exploratório que faz incursões no método cartográfico. A experiência coloca em análise a micropolítica institucional, que quando estimula o fazer do trabalhador em saúde também a partir do ensino, expõe conflitos e contradições constituintes desta construção. Traz para os cenários de atuação, as tensões que perpassam a formação de um trabalhador no lugar do “entre” saúde e educação. Na construção do exercício, as linhas de atuação da facilitadora colaboram para a constituição de um espaço grupal de trabalho cooperativo que analise a interface gestão/atenção de uma perspectiva ampla e histórica, contextualizada com a produção de saúde . Na análise de dez projetos realizados entre os anos de 2009 e 2012, há um indicativo claro que aponta para a mudança de modelo de saúde nos municípios. As categorias analisadoras foram: Processo de Trabalho, Educação no Trabalho no SUS e Síntese de Conhecimentos. O exercício expõe os residentes a refletirem sobre a sua atuação no SUS, buscando ampliar e superar a noção de ensino-serviço, ao afirmar que o trabalho em saúde busca contemplar a busca pela integralidade. Os caminhos da construção de conhecimento, apontam para uma formação comprometida com a mudança de paradigma na saúde, contribuindo para a construção da intersetorialidade e integralidade na formação e na consolidação do SUS.application/pdfporConstrução do conhecimentoCurrículo integradoInterdisciplinaridadeResidênciaA formação de si e o processo de construção de conhecimento : análise da experiência do currículo integradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Práticas Pedagógicas para Educação em Serviços de Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000892960.pdf000892960.pdfTexto completoapplication/pdf465208http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76115/1/000892960.pdf170a63d4d99bf7709feeb23404f513ebMD51TEXT000892960.pdf.txt000892960.pdf.txtExtracted Texttext/plain67561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76115/2/000892960.pdf.txt908e105e79cf369c0c4cd5d82280b801MD52THUMBNAIL000892960.pdf.jpg000892960.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76115/3/000892960.pdf.jpg9c0ba9e040dc79e83bc9b8c8db236faeMD5310183/761152018-10-15 08:16:22.742oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76115Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:16:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação de si e o processo de construção de conhecimento : análise da experiência do currículo integrado
title A formação de si e o processo de construção de conhecimento : análise da experiência do currículo integrado
spellingShingle A formação de si e o processo de construção de conhecimento : análise da experiência do currículo integrado
Souza, Ana Celina de
Construção do conhecimento
Currículo integrado
Interdisciplinaridade
Residência
title_short A formação de si e o processo de construção de conhecimento : análise da experiência do currículo integrado
title_full A formação de si e o processo de construção de conhecimento : análise da experiência do currículo integrado
title_fullStr A formação de si e o processo de construção de conhecimento : análise da experiência do currículo integrado
title_full_unstemmed A formação de si e o processo de construção de conhecimento : análise da experiência do currículo integrado
title_sort A formação de si e o processo de construção de conhecimento : análise da experiência do currículo integrado
author Souza, Ana Celina de
author_facet Souza, Ana Celina de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Celina de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pekelman, Renata
contributor_str_mv Pekelman, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Construção do conhecimento
Currículo integrado
Interdisciplinaridade
Residência
topic Construção do conhecimento
Currículo integrado
Interdisciplinaridade
Residência
description O presente trabalho objetiva narrar a proposta pedagógica, partindo do olhar de facilitadora de aprendizagem, e discutir sua ação reflexiva a partir dos caminhos metodológicos propostos para sua experimentação. Este escrito compõe o curso de Práticas Pedagógicas nos Serviços de Saúde. O contexto desta experiência é o ensino em serviço, a partir da modalidade de Residência, no Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição/RS. O espaço a ser estudado chama-se Currículo Integrado e configura-se como uma atividade de campo e teórico-prática, desenvolvida durante os dois anos das Residências de Saúde da Família e Comunidade. A ancoragem metodológica do espaço está no referencial das metodologias ativas de aprendizagens, como o PBL, Problematização e a pedagogia Freireana. Neste texto será enfatizada a experiência como facilitadora de aprendizagem do segundo ano, no qual é desenvolvido um exercício em forma de projeto, que propõe a implantação, expansão ou fortalecimento da ESF/ESB/NASF, em municípios de pequeno porte ao entorno de Porto Alegre. Os objetivos do trabalho são: narrar a trajetória formativa da facilitadora, identificar as linhas de atuação deste ator e trazer alguns resultados da construção deste conhecimento. Este é um estudo descritivo exploratório que faz incursões no método cartográfico. A experiência coloca em análise a micropolítica institucional, que quando estimula o fazer do trabalhador em saúde também a partir do ensino, expõe conflitos e contradições constituintes desta construção. Traz para os cenários de atuação, as tensões que perpassam a formação de um trabalhador no lugar do “entre” saúde e educação. Na construção do exercício, as linhas de atuação da facilitadora colaboram para a constituição de um espaço grupal de trabalho cooperativo que analise a interface gestão/atenção de uma perspectiva ampla e histórica, contextualizada com a produção de saúde . Na análise de dez projetos realizados entre os anos de 2009 e 2012, há um indicativo claro que aponta para a mudança de modelo de saúde nos municípios. As categorias analisadoras foram: Processo de Trabalho, Educação no Trabalho no SUS e Síntese de Conhecimentos. O exercício expõe os residentes a refletirem sobre a sua atuação no SUS, buscando ampliar e superar a noção de ensino-serviço, ao afirmar que o trabalho em saúde busca contemplar a busca pela integralidade. Os caminhos da construção de conhecimento, apontam para uma formação comprometida com a mudança de paradigma na saúde, contribuindo para a construção da intersetorialidade e integralidade na formação e na consolidação do SUS.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-23T01:44:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/76115
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000892960
url http://hdl.handle.net/10183/76115
identifier_str_mv 000892960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76115/1/000892960.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76115/2/000892960.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76115/3/000892960.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 170a63d4d99bf7709feeb23404f513eb
908e105e79cf369c0c4cd5d82280b801
9c0ba9e040dc79e83bc9b8c8db236fae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447110195085312