Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/393 |
Resumo: | O estudo focaliza a reconfiguração da gestão educacional a partir da nova lógica de regulação social e do novo papel do Estado, à luz da historicidade dos países estudados (Argentina, Brasil, Chile e México), examinando os fatores culturais que interferiram na dinâmica da reforma educacional da década de 90. Aspectos que evidenciam a homogeneidade e a heterogeneidade dessa reforma na região, bem como as especificidades nacionais que intervieram em sua concretização, são destacados. Afirma que a historicidade que caracteriza a realidade educacional tem sofrido, no México, o que poderíamos denominar "ruptura conservadora"; no Chile, "continuidade conservadora"; no Brasil, "renovação conservadora"; e, na Argentina, "ruptura interrompida". Recupera algumas conclusões alcançadas por meio da análise de 186 textos de caráter acadêmico sobre os impactos, nos países estudados, da reforma educacional da década. |
id |
FCC-1_6f3f1960fa5361ee784b86857c2b2c6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/393 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e MéxicoSistema de EducaçãoReforma do EnsinoArgentinaBrasilChileMéxicoO estudo focaliza a reconfiguração da gestão educacional a partir da nova lógica de regulação social e do novo papel do Estado, à luz da historicidade dos países estudados (Argentina, Brasil, Chile e México), examinando os fatores culturais que interferiram na dinâmica da reforma educacional da década de 90. Aspectos que evidenciam a homogeneidade e a heterogeneidade dessa reforma na região, bem como as especificidades nacionais que intervieram em sua concretização, são destacados. Afirma que a historicidade que caracteriza a realidade educacional tem sofrido, no México, o que poderíamos denominar "ruptura conservadora"; no Chile, "continuidade conservadora"; no Brasil, "renovação conservadora"; e, na Argentina, "ruptura interrompida". Recupera algumas conclusões alcançadas por meio da análise de 186 textos de caráter acadêmico sobre os impactos, nos países estudados, da reforma educacional da década.Fundação Carlos Chagas2006-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/393Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 129 (2006); 673-704Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 Núm. 129 (2006); 673-704Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 129 (2006); 673-704Cadernos de Pesquisa; v. 36 n. 129 (2006); 673-7041980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/393/396Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKrawczyk, Nora RutVieira, Vera Lúcia2023-11-06T13:53:17Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/393Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T13:53:17Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México |
title |
Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México |
spellingShingle |
Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México Krawczyk, Nora Rut Sistema de Educação Reforma do Ensino Argentina Brasil Chile México |
title_short |
Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México |
title_full |
Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México |
title_fullStr |
Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México |
title_full_unstemmed |
Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México |
title_sort |
Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México |
author |
Krawczyk, Nora Rut |
author_facet |
Krawczyk, Nora Rut Vieira, Vera Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Vera Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krawczyk, Nora Rut Vieira, Vera Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema de Educação Reforma do Ensino Argentina Brasil Chile México |
topic |
Sistema de Educação Reforma do Ensino Argentina Brasil Chile México |
description |
O estudo focaliza a reconfiguração da gestão educacional a partir da nova lógica de regulação social e do novo papel do Estado, à luz da historicidade dos países estudados (Argentina, Brasil, Chile e México), examinando os fatores culturais que interferiram na dinâmica da reforma educacional da década de 90. Aspectos que evidenciam a homogeneidade e a heterogeneidade dessa reforma na região, bem como as especificidades nacionais que intervieram em sua concretização, são destacados. Afirma que a historicidade que caracteriza a realidade educacional tem sofrido, no México, o que poderíamos denominar "ruptura conservadora"; no Chile, "continuidade conservadora"; no Brasil, "renovação conservadora"; e, na Argentina, "ruptura interrompida". Recupera algumas conclusões alcançadas por meio da análise de 186 textos de caráter acadêmico sobre os impactos, nos países estudados, da reforma educacional da década. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/393 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/393/396 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 129 (2006); 673-704 Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 Núm. 129 (2006); 673-704 Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 129 (2006); 673-704 Cadernos de Pesquisa; v. 36 n. 129 (2006); 673-704 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330309210767360 |