Foucault e a análise do discurso em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/591 |
Resumo: | Neste artigo são apresentados e discutidos alguns importantes conceitos da teoria do discurso de Michel Foucault, especialmente os conceitos de enunciado, prática discursiva, sujeito e heterogeneidade do discurso. A partir do referencial foucaultiano, explicita-se a íntima relação entre discurso e poder, bem como as várias e complexas formas de investigar as “coisas ditas”. O objetivo é mostrar a produtiva contribuição desse referencial teórico e metodológico para as pesquisas em educação, nas quais que se pretende “analisar discursos”. |
id |
FCC-1_7ba5133343b5ba3772854ae18667831f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/591 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Foucault e a análise do discurso em educaçãoFoucaultM.Pesquisa EducacionalDiscursoNeste artigo são apresentados e discutidos alguns importantes conceitos da teoria do discurso de Michel Foucault, especialmente os conceitos de enunciado, prática discursiva, sujeito e heterogeneidade do discurso. A partir do referencial foucaultiano, explicita-se a íntima relação entre discurso e poder, bem como as várias e complexas formas de investigar as “coisas ditas”. O objetivo é mostrar a produtiva contribuição desse referencial teórico e metodológico para as pesquisas em educação, nas quais que se pretende “analisar discursos”.Fundação Carlos Chagas2001-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/591Cadernos de Pesquisa; No. 114 (2001); 197-223Cadernos de Pesquisa; Núm. 114 (2001); 197-223Cadernos de Pesquisa; No. 114 (2001); 197-223Cadernos de Pesquisa; n. 114 (2001); 197-2231980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/591/589Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFischer, Rosa Maria Bueno2023-10-30T15:26:02Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/591Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-30T15:26:02Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Foucault e a análise do discurso em educação |
title |
Foucault e a análise do discurso em educação |
spellingShingle |
Foucault e a análise do discurso em educação Fischer, Rosa Maria Bueno Foucault M. Pesquisa Educacional Discurso |
title_short |
Foucault e a análise do discurso em educação |
title_full |
Foucault e a análise do discurso em educação |
title_fullStr |
Foucault e a análise do discurso em educação |
title_full_unstemmed |
Foucault e a análise do discurso em educação |
title_sort |
Foucault e a análise do discurso em educação |
author |
Fischer, Rosa Maria Bueno |
author_facet |
Fischer, Rosa Maria Bueno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischer, Rosa Maria Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Foucault M. Pesquisa Educacional Discurso |
topic |
Foucault M. Pesquisa Educacional Discurso |
description |
Neste artigo são apresentados e discutidos alguns importantes conceitos da teoria do discurso de Michel Foucault, especialmente os conceitos de enunciado, prática discursiva, sujeito e heterogeneidade do discurso. A partir do referencial foucaultiano, explicita-se a íntima relação entre discurso e poder, bem como as várias e complexas formas de investigar as “coisas ditas”. O objetivo é mostrar a produtiva contribuição desse referencial teórico e metodológico para as pesquisas em educação, nas quais que se pretende “analisar discursos”. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/591 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/591/589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 114 (2001); 197-223 Cadernos de Pesquisa; Núm. 114 (2001); 197-223 Cadernos de Pesquisa; No. 114 (2001); 197-223 Cadernos de Pesquisa; n. 114 (2001); 197-223 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330310068502528 |