Foucault e a análise do discurso em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Rosa Maria Bueno
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/591
Resumo: Neste artigo são apresentados e discutidos alguns importantes conceitos da teoria do discurso de Michel Foucault, especialmente os conceitos de enunciado, prática discursiva, sujeito e heterogeneidade do discurso. A partir do referencial foucaultiano, explicita-se a íntima relação entre discurso e poder, bem como as várias e complexas formas de investigar as “coisas ditas”. O objetivo é mostrar a produtiva contribuição desse referencial teórico e metodológico para as pesquisas em educação, nas quais que se pretende “analisar discursos”.
id FCC-1_7ba5133343b5ba3772854ae18667831f
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/591
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Foucault e a análise do discurso em educaçãoFoucaultM.Pesquisa EducacionalDiscursoNeste artigo são apresentados e discutidos alguns importantes conceitos da teoria do discurso de Michel Foucault, especialmente os conceitos de enunciado, prática discursiva, sujeito e heterogeneidade do discurso. A partir do referencial foucaultiano, explicita-se a íntima relação entre discurso e poder, bem como as várias e complexas formas de investigar as “coisas ditas”. O objetivo é mostrar a produtiva contribuição desse referencial teórico e metodológico para as pesquisas em educação, nas quais que se pretende “analisar discursos”.Fundação Carlos Chagas2001-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/591Cadernos de Pesquisa; No. 114 (2001); 197-223Cadernos de Pesquisa; Núm. 114 (2001); 197-223Cadernos de Pesquisa; No. 114 (2001); 197-223Cadernos de Pesquisa; n. 114 (2001); 197-2231980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/591/589Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFischer, Rosa Maria Bueno2023-10-30T15:26:02Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/591Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-30T15:26:02Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Foucault e a análise do discurso em educação
title Foucault e a análise do discurso em educação
spellingShingle Foucault e a análise do discurso em educação
Fischer, Rosa Maria Bueno
Foucault
M.
Pesquisa Educacional
Discurso
title_short Foucault e a análise do discurso em educação
title_full Foucault e a análise do discurso em educação
title_fullStr Foucault e a análise do discurso em educação
title_full_unstemmed Foucault e a análise do discurso em educação
title_sort Foucault e a análise do discurso em educação
author Fischer, Rosa Maria Bueno
author_facet Fischer, Rosa Maria Bueno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Rosa Maria Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Foucault
M.
Pesquisa Educacional
Discurso
topic Foucault
M.
Pesquisa Educacional
Discurso
description Neste artigo são apresentados e discutidos alguns importantes conceitos da teoria do discurso de Michel Foucault, especialmente os conceitos de enunciado, prática discursiva, sujeito e heterogeneidade do discurso. A partir do referencial foucaultiano, explicita-se a íntima relação entre discurso e poder, bem como as várias e complexas formas de investigar as “coisas ditas”. O objetivo é mostrar a produtiva contribuição desse referencial teórico e metodológico para as pesquisas em educação, nas quais que se pretende “analisar discursos”.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/591
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/591/589
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 114 (2001); 197-223
Cadernos de Pesquisa; Núm. 114 (2001); 197-223
Cadernos de Pesquisa; No. 114 (2001); 197-223
Cadernos de Pesquisa; n. 114 (2001); 197-223
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310068502528