A função social do ensino médio na América Latina: é sempre possível o consenso?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/948 |
Resumo: | Comparando os processos de expansão do ensino médio no Brasil e no Chile, o texto problematiza a tese segundo a qual há consenso entre os diversos setores da sociedade a respeito do papel da escola secundária no desenvolvimento econômico e social da América Latina. Questiona a relação linear que agora se estabelece entre o uso de novas tecnologias e a convergência de interesses de diferentes grupos sociais. A argumentação traz dados de diversas pesquisas e estudos realizados nas áreas de educação, economia e sociologia do trabalho. O artigo conclui que o discurso da modernidade, apesar de seu apelo irrecusável, deve ser cuidadosamente analisado por educadores e educandos, de modo a detectar suas falácias e contradições, principalmente quando aplicado ao processo escolar. |
id |
FCC-1_7eac41517ac67803a121183ea11b0b66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/948 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A função social do ensino médio na América Latina: é sempre possível o consenso?Ensino SecundárioPolíticas EducacionaisAmérica LatinaComparando os processos de expansão do ensino médio no Brasil e no Chile, o texto problematiza a tese segundo a qual há consenso entre os diversos setores da sociedade a respeito do papel da escola secundária no desenvolvimento econômico e social da América Latina. Questiona a relação linear que agora se estabelece entre o uso de novas tecnologias e a convergência de interesses de diferentes grupos sociais. A argumentação traz dados de diversas pesquisas e estudos realizados nas áreas de educação, economia e sociologia do trabalho. O artigo conclui que o discurso da modernidade, apesar de seu apelo irrecusável, deve ser cuidadosamente analisado por educadores e educandos, de modo a detectar suas falácias e contradições, principalmente quando aplicado ao processo escolar.Fundação Carlos Chagas1995-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/948Cadernos de Pesquisa; No. 85 (1993); 26-32Cadernos de Pesquisa; Núm. 85 (1993); 26-32Cadernos de Pesquisa; No. 85 (1993); 26-32Cadernos de Pesquisa; n. 85 (1993); 26-321980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/948/952Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZibas, Dagmar M. L.2023-10-19T14:50:17Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/948Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-19T14:50:17Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A função social do ensino médio na América Latina: é sempre possível o consenso? |
title |
A função social do ensino médio na América Latina: é sempre possível o consenso? |
spellingShingle |
A função social do ensino médio na América Latina: é sempre possível o consenso? Zibas, Dagmar M. L. Ensino Secundário Políticas Educacionais América Latina |
title_short |
A função social do ensino médio na América Latina: é sempre possível o consenso? |
title_full |
A função social do ensino médio na América Latina: é sempre possível o consenso? |
title_fullStr |
A função social do ensino médio na América Latina: é sempre possível o consenso? |
title_full_unstemmed |
A função social do ensino médio na América Latina: é sempre possível o consenso? |
title_sort |
A função social do ensino médio na América Latina: é sempre possível o consenso? |
author |
Zibas, Dagmar M. L. |
author_facet |
Zibas, Dagmar M. L. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zibas, Dagmar M. L. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Secundário Políticas Educacionais América Latina |
topic |
Ensino Secundário Políticas Educacionais América Latina |
description |
Comparando os processos de expansão do ensino médio no Brasil e no Chile, o texto problematiza a tese segundo a qual há consenso entre os diversos setores da sociedade a respeito do papel da escola secundária no desenvolvimento econômico e social da América Latina. Questiona a relação linear que agora se estabelece entre o uso de novas tecnologias e a convergência de interesses de diferentes grupos sociais. A argumentação traz dados de diversas pesquisas e estudos realizados nas áreas de educação, economia e sociologia do trabalho. O artigo conclui que o discurso da modernidade, apesar de seu apelo irrecusável, deve ser cuidadosamente analisado por educadores e educandos, de modo a detectar suas falácias e contradições, principalmente quando aplicado ao processo escolar. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/948 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/948/952 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 85 (1993); 26-32 Cadernos de Pesquisa; Núm. 85 (1993); 26-32 Cadernos de Pesquisa; No. 85 (1993); 26-32 Cadernos de Pesquisa; n. 85 (1993); 26-32 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330311196770304 |