A função social do ensino médio na América Latina: é sempre possível o consenso?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zibas, Dagmar M. L.
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/948
Resumo: Comparando os processos de expansão do ensino médio no Brasil e no Chile, o texto problematiza a tese segundo a qual há consenso entre os diversos setores da sociedade a respeito do papel da escola secundária no desenvolvimento econômico e social da América Latina. Questiona a relação linear que agora se estabelece entre o uso de novas tecnologias e a convergência de interesses de diferentes grupos sociais. A argumentação traz dados de diversas pesquisas e estudos realizados nas áreas de educação, economia e sociologia do trabalho. O artigo conclui que o discurso da modernidade, apesar de seu apelo irrecusável, deve ser cuidadosamente analisado por educadores e educandos, de modo a detectar suas falácias e contradições, principalmente quando aplicado ao processo escolar.
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