A contribuição da educação técnica à mobilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Maria Aparecida Ciavatta
Data de Publicação: 1981
Outros Autores: Castro, Cláudio de Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1577
Resumo: O presente trabalho baseia-se em dados de pesquisa sobre as conseqüências da educaçäo técnica do ponto de vista da justiça e da eqüidade social: a educaçäo técnica favorece ou não a mobilidade social dos estratos mais baixos da população? Atua como fator de mobilidade social ou de reprodução social? Em que medida influencia o desenvolvimento e o progresso social ou a manutenção das desigualdades sociais? Os dados referem-se a rendimento escolar, posições ocupacionais e níveis salariais de egressos das escolas técnicas em alguns países da América Latina: Colômbia, Paraguai, México e Argentina. Ressalvadas as especificidades de cada país, os resultados indicam que a modalidade técnica industrial parece atenuar o fator socioeconômico de origem, capacitando os alunos a um melhor desempenho escolar que os egressos das modalidades acadêmicas. A análise da trajetória ocupacional indica uma modalidade ascendente mas restrita às faixas ocupacionais adjacentes. Quanto aos salários, inicialmente os egressos dos cursos técnicos têm salários mais altos. A variável tempo, entretanto, introduz uma alteração favorável aos egressos do ensino acadêmico convencional. Em resumo, a mobilidade social que possa ser atribuída à educação técnica é limitada pelas condições mais amplas de sociedade em que se insere. De um lado mantêm-se as relações de produção com papéis pré-determinados para as diferentes classes sociais. Por outro lado, ameniza-se a situação de desigualdade social, propiciando oportunidades de mobilidade dentro das faixas adjacentes.
id FCC-1_7f88d8c567eed3077af70e60305cca16
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1577
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A contribuição da educação técnica à mobilidade socialEnsino técnicoMobilidade socialDesigualdades sociaisRendimento escolarSalárioO presente trabalho baseia-se em dados de pesquisa sobre as conseqüências da educaçäo técnica do ponto de vista da justiça e da eqüidade social: a educaçäo técnica favorece ou não a mobilidade social dos estratos mais baixos da população? Atua como fator de mobilidade social ou de reprodução social? Em que medida influencia o desenvolvimento e o progresso social ou a manutenção das desigualdades sociais? Os dados referem-se a rendimento escolar, posições ocupacionais e níveis salariais de egressos das escolas técnicas em alguns países da América Latina: Colômbia, Paraguai, México e Argentina. Ressalvadas as especificidades de cada país, os resultados indicam que a modalidade técnica industrial parece atenuar o fator socioeconômico de origem, capacitando os alunos a um melhor desempenho escolar que os egressos das modalidades acadêmicas. A análise da trajetória ocupacional indica uma modalidade ascendente mas restrita às faixas ocupacionais adjacentes. Quanto aos salários, inicialmente os egressos dos cursos técnicos têm salários mais altos. A variável tempo, entretanto, introduz uma alteração favorável aos egressos do ensino acadêmico convencional. Em resumo, a mobilidade social que possa ser atribuída à educação técnica é limitada pelas condições mais amplas de sociedade em que se insere. De um lado mantêm-se as relações de produção com papéis pré-determinados para as diferentes classes sociais. Por outro lado, ameniza-se a situação de desigualdade social, propiciando oportunidades de mobilidade dentro das faixas adjacentes.Fundação Carlos Chagas1981-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1577Cadernos de Pesquisa; No. 36 (1981); 41-59Cadernos de Pesquisa; Núm. 36 (1981); 41-59Cadernos de Pesquisa; No. 36 (1981); 41-59Cadernos de Pesquisa; n. 36 (1981); 41-591980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1577/1568Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Maria Aparecida CiavattaCastro, Cláudio de Moura2023-02-15T15:05:45Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1577Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-15T15:05:45Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da educação técnica à mobilidade social
title A contribuição da educação técnica à mobilidade social
spellingShingle A contribuição da educação técnica à mobilidade social
Franco, Maria Aparecida Ciavatta
Ensino técnico
Mobilidade social
Desigualdades sociais
Rendimento escolar
Salário
title_short A contribuição da educação técnica à mobilidade social
title_full A contribuição da educação técnica à mobilidade social
title_fullStr A contribuição da educação técnica à mobilidade social
title_full_unstemmed A contribuição da educação técnica à mobilidade social
title_sort A contribuição da educação técnica à mobilidade social
author Franco, Maria Aparecida Ciavatta
author_facet Franco, Maria Aparecida Ciavatta
Castro, Cláudio de Moura
author_role author
author2 Castro, Cláudio de Moura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Maria Aparecida Ciavatta
Castro, Cláudio de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino técnico
Mobilidade social
Desigualdades sociais
Rendimento escolar
Salário
topic Ensino técnico
Mobilidade social
Desigualdades sociais
Rendimento escolar
Salário
description O presente trabalho baseia-se em dados de pesquisa sobre as conseqüências da educaçäo técnica do ponto de vista da justiça e da eqüidade social: a educaçäo técnica favorece ou não a mobilidade social dos estratos mais baixos da população? Atua como fator de mobilidade social ou de reprodução social? Em que medida influencia o desenvolvimento e o progresso social ou a manutenção das desigualdades sociais? Os dados referem-se a rendimento escolar, posições ocupacionais e níveis salariais de egressos das escolas técnicas em alguns países da América Latina: Colômbia, Paraguai, México e Argentina. Ressalvadas as especificidades de cada país, os resultados indicam que a modalidade técnica industrial parece atenuar o fator socioeconômico de origem, capacitando os alunos a um melhor desempenho escolar que os egressos das modalidades acadêmicas. A análise da trajetória ocupacional indica uma modalidade ascendente mas restrita às faixas ocupacionais adjacentes. Quanto aos salários, inicialmente os egressos dos cursos técnicos têm salários mais altos. A variável tempo, entretanto, introduz uma alteração favorável aos egressos do ensino acadêmico convencional. Em resumo, a mobilidade social que possa ser atribuída à educação técnica é limitada pelas condições mais amplas de sociedade em que se insere. De um lado mantêm-se as relações de produção com papéis pré-determinados para as diferentes classes sociais. Por outro lado, ameniza-se a situação de desigualdade social, propiciando oportunidades de mobilidade dentro das faixas adjacentes.
publishDate 1981
dc.date.none.fl_str_mv 1981-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1577
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1577/1568
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 36 (1981); 41-59
Cadernos de Pesquisa; Núm. 36 (1981); 41-59
Cadernos de Pesquisa; No. 36 (1981); 41-59
Cadernos de Pesquisa; n. 36 (1981); 41-59
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330313334816768