A teoria da ciência em Weber e as pesquisas em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/889 |
Resumo: | A partir da constatação da presença tão comum quanto nefasta do abstracionismo pedagógico nas investigações sobre educação - entendido pelo autor como a formulação de princípios gerais que se pretendem descritivos e explicativos de um fenômeno específico, mas que pouco levam em consideração as condições concretas em que o processo escolar se dá -, o artigo procura investigar a possível fecundidade do pensamento metodológico weberiano para a superação dessa tendência. Nesse sentido, ele busca reconstruir sumariamente os problemas metodológicos fundamentais enfrentados por Weber, bem como suas reflexões sobre a significação social da ciência, a possível "objetividade" das ciências sociais e o recurso ao "tipo ideal", como instrumentos intelectuais potencialmente fecundos para as investigações em educação. |
id |
FCC-1_8099271eb20bfcf9a77803126e32bdfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/889 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A teoria da ciência em Weber e as pesquisas em educaçãoWeberInvestigaçãoEducacionalEpistemologiaMetodologiaA partir da constatação da presença tão comum quanto nefasta do abstracionismo pedagógico nas investigações sobre educação - entendido pelo autor como a formulação de princípios gerais que se pretendem descritivos e explicativos de um fenômeno específico, mas que pouco levam em consideração as condições concretas em que o processo escolar se dá -, o artigo procura investigar a possível fecundidade do pensamento metodológico weberiano para a superação dessa tendência. Nesse sentido, ele busca reconstruir sumariamente os problemas metodológicos fundamentais enfrentados por Weber, bem como suas reflexões sobre a significação social da ciência, a possível "objetividade" das ciências sociais e o recurso ao "tipo ideal", como instrumentos intelectuais potencialmente fecundos para as investigações em educação.Fundação Carlos Chagas1994-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/889Cadernos de Pesquisa; No. 90 (1994); 25-35Cadernos de Pesquisa; Núm. 90 (1994); 25-35Cadernos de Pesquisa; No. 90 (1994); 25-35Cadernos de Pesquisa; n. 90 (1994); 25-351980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/889/895Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, José Sérgio F. de2023-10-23T14:17:24Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/889Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-23T14:17:24Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teoria da ciência em Weber e as pesquisas em educação |
title |
A teoria da ciência em Weber e as pesquisas em educação |
spellingShingle |
A teoria da ciência em Weber e as pesquisas em educação Carvalho, José Sérgio F. de Weber Investigação Educacional Epistemologia Metodologia |
title_short |
A teoria da ciência em Weber e as pesquisas em educação |
title_full |
A teoria da ciência em Weber e as pesquisas em educação |
title_fullStr |
A teoria da ciência em Weber e as pesquisas em educação |
title_full_unstemmed |
A teoria da ciência em Weber e as pesquisas em educação |
title_sort |
A teoria da ciência em Weber e as pesquisas em educação |
author |
Carvalho, José Sérgio F. de |
author_facet |
Carvalho, José Sérgio F. de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, José Sérgio F. de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Weber Investigação Educacional Epistemologia Metodologia |
topic |
Weber Investigação Educacional Epistemologia Metodologia |
description |
A partir da constatação da presença tão comum quanto nefasta do abstracionismo pedagógico nas investigações sobre educação - entendido pelo autor como a formulação de princípios gerais que se pretendem descritivos e explicativos de um fenômeno específico, mas que pouco levam em consideração as condições concretas em que o processo escolar se dá -, o artigo procura investigar a possível fecundidade do pensamento metodológico weberiano para a superação dessa tendência. Nesse sentido, ele busca reconstruir sumariamente os problemas metodológicos fundamentais enfrentados por Weber, bem como suas reflexões sobre a significação social da ciência, a possível "objetividade" das ciências sociais e o recurso ao "tipo ideal", como instrumentos intelectuais potencialmente fecundos para as investigações em educação. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/889 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/889/895 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 90 (1994); 25-35 Cadernos de Pesquisa; Núm. 90 (1994); 25-35 Cadernos de Pesquisa; No. 90 (1994); 25-35 Cadernos de Pesquisa; n. 90 (1994); 25-35 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330311132807168 |