Professores de periferia: soluções simples para problemas complexos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1975 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1831 |
Resumo: | O trabalho consiste na análise de cerca de 550 relatos feitos por professores primários da periferia da cidade de São Paulo, sobre dificuldades encontradas na sala de aula. As dificuldades são de natureza didático-pedagógica ou se referem a problemas de comportamento do aluno. O estudo evidencia os conflitos provenientes da confrontação de dois modos de vida urbanos: o representado pela escola, por intermédio de seu professor, um indivíduo pertencente às camadas médias da população, e o vivenciado pelos alunos, provenientes em sua maioria, das camadas populares. São analisados alguns dos recursos utilizados pela instituição escolar para a transmissão de valores, expectativas e aspirações peculiares a determinados grupos ou classes sociais. |
id |
FCC-1_80f09a80471423491e62be15784e8ab7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1831 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores de periferia: soluções simples para problemas complexosZona urbanaPeriferiaSão PauloSala de aulaRelações professor-alunoComportamentoProfessoresO trabalho consiste na análise de cerca de 550 relatos feitos por professores primários da periferia da cidade de São Paulo, sobre dificuldades encontradas na sala de aula. As dificuldades são de natureza didático-pedagógica ou se referem a problemas de comportamento do aluno. O estudo evidencia os conflitos provenientes da confrontação de dois modos de vida urbanos: o representado pela escola, por intermédio de seu professor, um indivíduo pertencente às camadas médias da população, e o vivenciado pelos alunos, provenientes em sua maioria, das camadas populares. São analisados alguns dos recursos utilizados pela instituição escolar para a transmissão de valores, expectativas e aspirações peculiares a determinados grupos ou classes sociais.Fundação Carlos Chagas1975-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1831Cadernos de Pesquisa; No. 14 (1975); 97-109Cadernos de Pesquisa; Núm. 14 (1975); 97-109Cadernos de Pesquisa; No. 14 (1975); 97-109Cadernos de Pesquisa; n. 14 (1975); 97-1091980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1831/1800Copyright (c) 1975 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarretto, Elba Siqueira de Sá2023-02-01T15:42:12Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1831Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-01T15:42:12Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores de periferia: soluções simples para problemas complexos |
title |
Professores de periferia: soluções simples para problemas complexos |
spellingShingle |
Professores de periferia: soluções simples para problemas complexos Barretto, Elba Siqueira de Sá Zona urbana Periferia São Paulo Sala de aula Relações professor-aluno Comportamento Professores |
title_short |
Professores de periferia: soluções simples para problemas complexos |
title_full |
Professores de periferia: soluções simples para problemas complexos |
title_fullStr |
Professores de periferia: soluções simples para problemas complexos |
title_full_unstemmed |
Professores de periferia: soluções simples para problemas complexos |
title_sort |
Professores de periferia: soluções simples para problemas complexos |
author |
Barretto, Elba Siqueira de Sá |
author_facet |
Barretto, Elba Siqueira de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barretto, Elba Siqueira de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Zona urbana Periferia São Paulo Sala de aula Relações professor-aluno Comportamento Professores |
topic |
Zona urbana Periferia São Paulo Sala de aula Relações professor-aluno Comportamento Professores |
description |
O trabalho consiste na análise de cerca de 550 relatos feitos por professores primários da periferia da cidade de São Paulo, sobre dificuldades encontradas na sala de aula. As dificuldades são de natureza didático-pedagógica ou se referem a problemas de comportamento do aluno. O estudo evidencia os conflitos provenientes da confrontação de dois modos de vida urbanos: o representado pela escola, por intermédio de seu professor, um indivíduo pertencente às camadas médias da população, e o vivenciado pelos alunos, provenientes em sua maioria, das camadas populares. São analisados alguns dos recursos utilizados pela instituição escolar para a transmissão de valores, expectativas e aspirações peculiares a determinados grupos ou classes sociais. |
publishDate |
1975 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1975-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1831 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1831/1800 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1975 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1975 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 14 (1975); 97-109 Cadernos de Pesquisa; Núm. 14 (1975); 97-109 Cadernos de Pesquisa; No. 14 (1975); 97-109 Cadernos de Pesquisa; n. 14 (1975); 97-109 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330314099228672 |