Professores de periferia: soluções simples para problemas complexos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barretto, Elba Siqueira de Sá
Data de Publicação: 1975
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1831
Resumo: O trabalho consiste na análise de cerca de 550 relatos feitos por professores primários da periferia da cidade de São Paulo, sobre dificuldades encontradas na sala de aula. As dificuldades são de natureza didático-pedagógica ou se referem a problemas de comportamento do aluno. O estudo evidencia os conflitos provenientes da confrontação de dois modos de vida urbanos: o representado pela escola, por intermédio de seu professor, um indivíduo pertencente às camadas médias da população, e o vivenciado pelos alunos, provenientes em sua maioria, das camadas populares. São analisados alguns dos recursos utilizados pela instituição escolar para a transmissão de valores, expectativas e aspirações peculiares a determinados grupos ou classes sociais.
id FCC-1_80f09a80471423491e62be15784e8ab7
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1831
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Professores de periferia: soluções simples para problemas complexosZona urbanaPeriferiaSão PauloSala de aulaRelações professor-alunoComportamentoProfessoresO trabalho consiste na análise de cerca de 550 relatos feitos por professores primários da periferia da cidade de São Paulo, sobre dificuldades encontradas na sala de aula. As dificuldades são de natureza didático-pedagógica ou se referem a problemas de comportamento do aluno. O estudo evidencia os conflitos provenientes da confrontação de dois modos de vida urbanos: o representado pela escola, por intermédio de seu professor, um indivíduo pertencente às camadas médias da população, e o vivenciado pelos alunos, provenientes em sua maioria, das camadas populares. São analisados alguns dos recursos utilizados pela instituição escolar para a transmissão de valores, expectativas e aspirações peculiares a determinados grupos ou classes sociais.Fundação Carlos Chagas1975-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1831Cadernos de Pesquisa; No. 14 (1975); 97-109Cadernos de Pesquisa; Núm. 14 (1975); 97-109Cadernos de Pesquisa; No. 14 (1975); 97-109Cadernos de Pesquisa; n. 14 (1975); 97-1091980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1831/1800Copyright (c) 1975 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarretto, Elba Siqueira de Sá2023-02-01T15:42:12Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1831Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-01T15:42:12Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores de periferia: soluções simples para problemas complexos
title Professores de periferia: soluções simples para problemas complexos
spellingShingle Professores de periferia: soluções simples para problemas complexos
Barretto, Elba Siqueira de Sá
Zona urbana
Periferia
São Paulo
Sala de aula
Relações professor-aluno
Comportamento
Professores
title_short Professores de periferia: soluções simples para problemas complexos
title_full Professores de periferia: soluções simples para problemas complexos
title_fullStr Professores de periferia: soluções simples para problemas complexos
title_full_unstemmed Professores de periferia: soluções simples para problemas complexos
title_sort Professores de periferia: soluções simples para problemas complexos
author Barretto, Elba Siqueira de Sá
author_facet Barretto, Elba Siqueira de Sá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barretto, Elba Siqueira de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Zona urbana
Periferia
São Paulo
Sala de aula
Relações professor-aluno
Comportamento
Professores
topic Zona urbana
Periferia
São Paulo
Sala de aula
Relações professor-aluno
Comportamento
Professores
description O trabalho consiste na análise de cerca de 550 relatos feitos por professores primários da periferia da cidade de São Paulo, sobre dificuldades encontradas na sala de aula. As dificuldades são de natureza didático-pedagógica ou se referem a problemas de comportamento do aluno. O estudo evidencia os conflitos provenientes da confrontação de dois modos de vida urbanos: o representado pela escola, por intermédio de seu professor, um indivíduo pertencente às camadas médias da população, e o vivenciado pelos alunos, provenientes em sua maioria, das camadas populares. São analisados alguns dos recursos utilizados pela instituição escolar para a transmissão de valores, expectativas e aspirações peculiares a determinados grupos ou classes sociais.
publishDate 1975
dc.date.none.fl_str_mv 1975-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1831
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1831/1800
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1975 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1975 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 14 (1975); 97-109
Cadernos de Pesquisa; Núm. 14 (1975); 97-109
Cadernos de Pesquisa; No. 14 (1975); 97-109
Cadernos de Pesquisa; n. 14 (1975); 97-109
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330314099228672