Indisciplina escolar : causas e possíveis soluções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Valdeci Thomazini
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68583
Resumo: Orientadora : Gabriela Schneider
id UFPR_963fed1e4d51cbb8414cbe2305d345a1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68583
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Vicente, Valdeci ThomaziniSchneider, Gabriela, 1986-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar2021-01-28T15:28:25Z2021-01-28T15:28:25Z2010https://hdl.handle.net/1884/68583Orientadora : Gabriela SchneiderMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão EscolarResumo: O presente artigo tem como objetivo elaborar uma revisão de literatura que venha a contemplar as dificuldades de disciplina e convivência nas instituições escolares. Pretende-se discutir a problemática da disciplina com base na discussão das formas de melhorar a convivência e os conflitos internos na sala de aula, destacando, conforme os pressupostos de autores os conceitos e fundamentos que explicam esse fenômeno no ambiente escolar e a ação prática dos educadores no desafio de estabelecer uma boa convivência com seus alunos. A metodologia do estudo se orienta em pesquisa bibliográfica e exploratória com base nas contribuições teóricas de vários teóricos que realizaram estudos sobre a questão da indisciplina no ambiente escolar. Justifica-se a realização deste estudo com base no pressupostos de que o psicopedagogo poderá dispor de conhecimentos e de um saber-fazer que permita compartilhar esses conhecimentos com outros profissionais da educação para progredir em conjunto ou constante colaboração e em um trabalho coletivo, compartilhado, envolvendo todos os atores no fato educativo. Os resultados elencados demonstram que as normas estabelecidas pela escola são importantes para que os educados não extrapolem em condutas indisciplinadas, as normas escolares devem mais concretas nas ações e ser efetivamente discutidas com os alunos de forma democrática para que sejam discutidos temas como as diferenças culturais, as formas de convivência democrática como valores, hábitos e atitudes na sala de aula.[26 f.].application/pdfDisciplina escolarProfessores e alunosAmbiente de sala de aulaIndisciplina escolar : causas e possíveis soluçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - VALDECI THOMAZINI VICENTE.pdfapplication/pdf283105https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68583/1/E%20-%20VALDECI%20THOMAZINI%20VICENTE.pdf5f005c9f968179186d21041297dd0d00MD51open access1884/685832021-01-28 12:28:25.75open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68583Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-28T15:28:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Indisciplina escolar : causas e possíveis soluções
title Indisciplina escolar : causas e possíveis soluções
spellingShingle Indisciplina escolar : causas e possíveis soluções
Vicente, Valdeci Thomazini
Disciplina escolar
Professores e alunos
Ambiente de sala de aula
title_short Indisciplina escolar : causas e possíveis soluções
title_full Indisciplina escolar : causas e possíveis soluções
title_fullStr Indisciplina escolar : causas e possíveis soluções
title_full_unstemmed Indisciplina escolar : causas e possíveis soluções
title_sort Indisciplina escolar : causas e possíveis soluções
author Vicente, Valdeci Thomazini
author_facet Vicente, Valdeci Thomazini
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Schneider, Gabriela, 1986-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Valdeci Thomazini
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina escolar
Professores e alunos
Ambiente de sala de aula
topic Disciplina escolar
Professores e alunos
Ambiente de sala de aula
description Orientadora : Gabriela Schneider
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-28T15:28:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-28T15:28:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68583
url https://hdl.handle.net/1884/68583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [26 f.].
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68583/1/E%20-%20VALDECI%20THOMAZINI%20VICENTE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f005c9f968179186d21041297dd0d00
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699066225754112