Caminhos e descaminhos da educação de adultos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Cláudio de Moura
Data de Publicação: 1980
Outros Autores: Franco, Maria Aparecida Ciavatta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1632
Resumo: No presente trabalho, discutem-se, inicialmente, o sentido e o alcance dos programas de alfabetização de adultos e, a seguir, são consideradas algumas alternativas de educação de adultos no Brasil: os programas de alfabetização do Mobral, o ensino por correspondência, a educação pelo rádioe a televisão educativa. Examinando-se alguns resultados do Mobral e de outros programas semelhantes, observa-se que uma proporção importante dos estudantes não conseguem alfabetizar-se e, além disso, em programas de curta duração, muitos regridem a analfabetismo por falta de uso da linguagem escrita, o que ocorre principalmente nas áreas rurais. Nota-se que tem sido bastante difícil preparar ou operar programas de alfabetização funcional. Por outro lado, o analfabetismo é sintoma de um tipo de sociedade e da falência do sistema regular em implantar as bases de uma sociedade onde todos participem do universo da palavra escrita. São propostas algumas soluções alternativas como a concentração de esforços nos programas com maiores chances de sucesso, a exemplo dos programas de alfabetização nas empresas. Outra alternativa proposta é a alocação de recursos financeiros, humanos e pedagógicos do Mobral para a melhoria do ensino fundamental. Quanto ao ensino por correspondência a educação pelo rádio e a televisão são poucos os estudos existentes sobre os resultados obtidos. Mas, ao que tudo indica, são de fácil acesso às populações mais carentes e de baixo custo no caso do ensino por correspondência.
id FCC-1_8340843feb224019c59519ccf712c37b
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1632
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Caminhos e descaminhos da educação de adultos no BrasilEducação de adultosMOBRALAlfabetizaçãoEnsino à distânciaMeios de comunicação de massaNo presente trabalho, discutem-se, inicialmente, o sentido e o alcance dos programas de alfabetização de adultos e, a seguir, são consideradas algumas alternativas de educação de adultos no Brasil: os programas de alfabetização do Mobral, o ensino por correspondência, a educação pelo rádioe a televisão educativa. Examinando-se alguns resultados do Mobral e de outros programas semelhantes, observa-se que uma proporção importante dos estudantes não conseguem alfabetizar-se e, além disso, em programas de curta duração, muitos regridem a analfabetismo por falta de uso da linguagem escrita, o que ocorre principalmente nas áreas rurais. Nota-se que tem sido bastante difícil preparar ou operar programas de alfabetização funcional. Por outro lado, o analfabetismo é sintoma de um tipo de sociedade e da falência do sistema regular em implantar as bases de uma sociedade onde todos participem do universo da palavra escrita. São propostas algumas soluções alternativas como a concentração de esforços nos programas com maiores chances de sucesso, a exemplo dos programas de alfabetização nas empresas. Outra alternativa proposta é a alocação de recursos financeiros, humanos e pedagógicos do Mobral para a melhoria do ensino fundamental. Quanto ao ensino por correspondência a educação pelo rádio e a televisão são poucos os estudos existentes sobre os resultados obtidos. Mas, ao que tudo indica, são de fácil acesso às populações mais carentes e de baixo custo no caso do ensino por correspondência.Fundação Carlos Chagas1980-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1632Cadernos de Pesquisa; No. 33 (1980); 45-60Cadernos de Pesquisa; Núm. 33 (1980); 45-60Cadernos de Pesquisa; No. 33 (1980); 45-60Cadernos de Pesquisa; n. 33 (1980); 45-601980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1632/1620Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Cláudio de MouraFranco, Maria Aparecida Ciavatta2023-02-09T15:47:16Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1632Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-09T15:47:16Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhos e descaminhos da educação de adultos no Brasil
title Caminhos e descaminhos da educação de adultos no Brasil
spellingShingle Caminhos e descaminhos da educação de adultos no Brasil
Castro, Cláudio de Moura
Educação de adultos
MOBRAL
Alfabetização
Ensino à distância
Meios de comunicação de massa
title_short Caminhos e descaminhos da educação de adultos no Brasil
title_full Caminhos e descaminhos da educação de adultos no Brasil
title_fullStr Caminhos e descaminhos da educação de adultos no Brasil
title_full_unstemmed Caminhos e descaminhos da educação de adultos no Brasil
title_sort Caminhos e descaminhos da educação de adultos no Brasil
author Castro, Cláudio de Moura
author_facet Castro, Cláudio de Moura
Franco, Maria Aparecida Ciavatta
author_role author
author2 Franco, Maria Aparecida Ciavatta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Cláudio de Moura
Franco, Maria Aparecida Ciavatta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de adultos
MOBRAL
Alfabetização
Ensino à distância
Meios de comunicação de massa
topic Educação de adultos
MOBRAL
Alfabetização
Ensino à distância
Meios de comunicação de massa
description No presente trabalho, discutem-se, inicialmente, o sentido e o alcance dos programas de alfabetização de adultos e, a seguir, são consideradas algumas alternativas de educação de adultos no Brasil: os programas de alfabetização do Mobral, o ensino por correspondência, a educação pelo rádioe a televisão educativa. Examinando-se alguns resultados do Mobral e de outros programas semelhantes, observa-se que uma proporção importante dos estudantes não conseguem alfabetizar-se e, além disso, em programas de curta duração, muitos regridem a analfabetismo por falta de uso da linguagem escrita, o que ocorre principalmente nas áreas rurais. Nota-se que tem sido bastante difícil preparar ou operar programas de alfabetização funcional. Por outro lado, o analfabetismo é sintoma de um tipo de sociedade e da falência do sistema regular em implantar as bases de uma sociedade onde todos participem do universo da palavra escrita. São propostas algumas soluções alternativas como a concentração de esforços nos programas com maiores chances de sucesso, a exemplo dos programas de alfabetização nas empresas. Outra alternativa proposta é a alocação de recursos financeiros, humanos e pedagógicos do Mobral para a melhoria do ensino fundamental. Quanto ao ensino por correspondência a educação pelo rádio e a televisão são poucos os estudos existentes sobre os resultados obtidos. Mas, ao que tudo indica, são de fácil acesso às populações mais carentes e de baixo custo no caso do ensino por correspondência.
publishDate 1980
dc.date.none.fl_str_mv 1980-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1632
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1632/1620
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 33 (1980); 45-60
Cadernos de Pesquisa; Núm. 33 (1980); 45-60
Cadernos de Pesquisa; No. 33 (1980); 45-60
Cadernos de Pesquisa; n. 33 (1980); 45-60
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330313636806656