Cursos para adultos de escolaridade tardia: um caso agudo de barateamento do saber
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1981 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1582 |
Resumo: | O problema de transmissão do conhecimento pela escola a adultos que freqüentam os cursos do MOBRAL tem sido objeto de minhas reflexões, enquanto professora de um desses cursos. A leitura do texto de Guiomar Namo de Mello, Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?, veio ao encontro dessas reflexões, provocando sua sistematização e aprofundamento. Embora o referido texto diga respeito ao ensino regular de 1º grau, considero que a questão discutida se aplica com muita prioridade a ensino supletivo de 1º grau para adultos. Esse ensino é dirigido quase que exclusivamente das classes trabalhadoras, que não tiveram acesso a educação escolar nos seus primeiros anos de vida e para quem os cursos supletivos são a única fonte onde podem buscar essa riqueza social da sociedade letrada: o saber escolar. |
id |
FCC-1_b2236d9d15081c94fc8a2917d8182a8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1582 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cursos para adultos de escolaridade tardia: um caso agudo de barateamento do saberEducação de adultosMOBRAL.O problema de transmissão do conhecimento pela escola a adultos que freqüentam os cursos do MOBRAL tem sido objeto de minhas reflexões, enquanto professora de um desses cursos. A leitura do texto de Guiomar Namo de Mello, Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?, veio ao encontro dessas reflexões, provocando sua sistematização e aprofundamento. Embora o referido texto diga respeito ao ensino regular de 1º grau, considero que a questão discutida se aplica com muita prioridade a ensino supletivo de 1º grau para adultos. Esse ensino é dirigido quase que exclusivamente das classes trabalhadoras, que não tiveram acesso a educação escolar nos seus primeiros anos de vida e para quem os cursos supletivos são a única fonte onde podem buscar essa riqueza social da sociedade letrada: o saber escolar.Fundação Carlos Chagas1981-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1582Cadernos de Pesquisa; No. 36 (1981); 92-94Cadernos de Pesquisa; Núm. 36 (1981); 92-94Cadernos de Pesquisa; No. 36 (1981); 92-94Cadernos de Pesquisa; n. 36 (1981); 92-941980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1582/1572Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marta Kohl de2023-02-15T15:09:42Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1582Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-15T15:09:42Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cursos para adultos de escolaridade tardia: um caso agudo de barateamento do saber |
title |
Cursos para adultos de escolaridade tardia: um caso agudo de barateamento do saber |
spellingShingle |
Cursos para adultos de escolaridade tardia: um caso agudo de barateamento do saber Oliveira, Marta Kohl de Educação de adultos MOBRAL. |
title_short |
Cursos para adultos de escolaridade tardia: um caso agudo de barateamento do saber |
title_full |
Cursos para adultos de escolaridade tardia: um caso agudo de barateamento do saber |
title_fullStr |
Cursos para adultos de escolaridade tardia: um caso agudo de barateamento do saber |
title_full_unstemmed |
Cursos para adultos de escolaridade tardia: um caso agudo de barateamento do saber |
title_sort |
Cursos para adultos de escolaridade tardia: um caso agudo de barateamento do saber |
author |
Oliveira, Marta Kohl de |
author_facet |
Oliveira, Marta Kohl de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marta Kohl de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de adultos MOBRAL. |
topic |
Educação de adultos MOBRAL. |
description |
O problema de transmissão do conhecimento pela escola a adultos que freqüentam os cursos do MOBRAL tem sido objeto de minhas reflexões, enquanto professora de um desses cursos. A leitura do texto de Guiomar Namo de Mello, Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?, veio ao encontro dessas reflexões, provocando sua sistematização e aprofundamento. Embora o referido texto diga respeito ao ensino regular de 1º grau, considero que a questão discutida se aplica com muita prioridade a ensino supletivo de 1º grau para adultos. Esse ensino é dirigido quase que exclusivamente das classes trabalhadoras, que não tiveram acesso a educação escolar nos seus primeiros anos de vida e para quem os cursos supletivos são a única fonte onde podem buscar essa riqueza social da sociedade letrada: o saber escolar. |
publishDate |
1981 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1981-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1582 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1582/1572 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 36 (1981); 92-94 Cadernos de Pesquisa; Núm. 36 (1981); 92-94 Cadernos de Pesquisa; No. 36 (1981); 92-94 Cadernos de Pesquisa; n. 36 (1981); 92-94 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330313340059648 |