Saberes profissionais nos planos de desenvolvimento de Institutos Federais de Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/94 |
Resumo: | O artigo traz resultados de análises de documentos de instituições de educação profissional e tecnológica com relação ao uso dos saberes profissionais na sua interação com o sistema social. Foram analisados Planos de Desenvolvimento Institucional para o período de 2009 a 2013 de cinco Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, bem como documentos legais e do Ministério da Educação. Desejou-se saber como esses documentos definiram o uso dos saberes profissionais no atendimento de demandas específicas do sistema social. Foram priorizadas, sobretudo, demandas concretas do desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional; de interesses de grupos sociais e instituições; de peculiaridades regionais; de arranjos produtivos, sociais e culturais locais e as decorrentes da necessidade de preservação do meio ambiente. |
id |
FCC-1_8f93eaca09fc4c637300834cfee7b450 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/94 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes profissionais nos planos de desenvolvimento de Institutos Federais de EducaçãoConhecimentosEnsino ProfissionalInstituições de EnsinoDesenvolvimento SocialO artigo traz resultados de análises de documentos de instituições de educação profissional e tecnológica com relação ao uso dos saberes profissionais na sua interação com o sistema social. Foram analisados Planos de Desenvolvimento Institucional para o período de 2009 a 2013 de cinco Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, bem como documentos legais e do Ministério da Educação. Desejou-se saber como esses documentos definiram o uso dos saberes profissionais no atendimento de demandas específicas do sistema social. Foram priorizadas, sobretudo, demandas concretas do desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional; de interesses de grupos sociais e instituições; de peculiaridades regionais; de arranjos produtivos, sociais e culturais locais e as decorrentes da necessidade de preservação do meio ambiente.Fundação Carlos Chagas2011-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/94Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 143 (2011); 352-375Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 143 (2011); 352-375Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 143 (2011); 352-375Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 143 (2011); 352-3751980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/94/102Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Lucília Regina de Souza2023-11-08T14:02:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/94Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T14:02:40Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes profissionais nos planos de desenvolvimento de Institutos Federais de Educação |
title |
Saberes profissionais nos planos de desenvolvimento de Institutos Federais de Educação |
spellingShingle |
Saberes profissionais nos planos de desenvolvimento de Institutos Federais de Educação Machado, Lucília Regina de Souza Conhecimentos Ensino Profissional Instituições de Ensino Desenvolvimento Social |
title_short |
Saberes profissionais nos planos de desenvolvimento de Institutos Federais de Educação |
title_full |
Saberes profissionais nos planos de desenvolvimento de Institutos Federais de Educação |
title_fullStr |
Saberes profissionais nos planos de desenvolvimento de Institutos Federais de Educação |
title_full_unstemmed |
Saberes profissionais nos planos de desenvolvimento de Institutos Federais de Educação |
title_sort |
Saberes profissionais nos planos de desenvolvimento de Institutos Federais de Educação |
author |
Machado, Lucília Regina de Souza |
author_facet |
Machado, Lucília Regina de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Lucília Regina de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimentos Ensino Profissional Instituições de Ensino Desenvolvimento Social |
topic |
Conhecimentos Ensino Profissional Instituições de Ensino Desenvolvimento Social |
description |
O artigo traz resultados de análises de documentos de instituições de educação profissional e tecnológica com relação ao uso dos saberes profissionais na sua interação com o sistema social. Foram analisados Planos de Desenvolvimento Institucional para o período de 2009 a 2013 de cinco Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, bem como documentos legais e do Ministério da Educação. Desejou-se saber como esses documentos definiram o uso dos saberes profissionais no atendimento de demandas específicas do sistema social. Foram priorizadas, sobretudo, demandas concretas do desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional; de interesses de grupos sociais e instituições; de peculiaridades regionais; de arranjos produtivos, sociais e culturais locais e as decorrentes da necessidade de preservação do meio ambiente. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/94 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/94 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/94/102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 143 (2011); 352-375 Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 143 (2011); 352-375 Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 143 (2011); 352-375 Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 143 (2011); 352-375 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431063061233664 |