Construindo um novo conceito de escola primária: caminhos percorridos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/812 |
Resumo: | No segundo lustro dos anos cinqüenta emergem, com maior clareza, os esforços para a construção de um novo conceito de escola primária, de maior aderência aos anseios de redemocratização do país e de desenvolvimento econômico presentes após a ditadura dos anos 30. Educadores e governantes progressistas inscreveram em suas agendas de trabalho o debate e a implantação de medidas que visavam a transformação da estrutura administrativa e da culura pedagógica até então vigentes no sistema de ensino primário, altamente articulado em torno de quatro pilares: os programas escolares, a carreira do magistério, o sistema de avaliação e promoção dos alunos e a inspeção escolar. Registra-se no movimento de construção de um novo conceito de escola primária o ensaio de medidas como: 1. Revisão dos programas escolares, para atender os reclamos de democratização e de modernização do ensino; 2. Eliminação dos elos que vinculam a carreira do magistério aos sistemas de avaliação e promoção dos alunos, como condição de maior liberdade e incentivo para a criação de novas práticas de ensino e orientação do ensino; 3. Reformulação do sistema de avaliação e promoção, tendo como meta propiciar condições para o efetivo cumprimento do preceito legal de escolaridade obrigatória; 4. Assistência ao professor, mediante redefinição do papel pedagógico do diretor e do inspetor escolar e a criação de serviços de orientação pedagógica |
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No segundo lustro dos anos cinqüenta emergem, com maior clareza, os esforços para a construção de um novo conceito de escola primária, de maior aderência aos anseios de redemocratização do país e de desenvolvimento econômico presentes após a ditadura dos anos 30. Educadores e governantes progressistas inscreveram em suas agendas de trabalho o debate e a implantação de medidas que visavam a transformação da estrutura administrativa e da culura pedagógica até então vigentes no sistema de ensino primário, altamente articulado em torno de quatro pilares: os programas escolares, a carreira do magistério, o sistema de avaliação e promoção dos alunos e a inspeção escolar. Registra-se no movimento de construção de um novo conceito de escola primária o ensaio de medidas como: 1. Revisão dos programas escolares, para atender os reclamos de democratização e de modernização do ensino; 2. Eliminação dos elos que vinculam a carreira do magistério aos sistemas de avaliação e promoção dos alunos, como condição de maior liberdade e incentivo para a criação de novas práticas de ensino e orientação do ensino; 3. Reformulação do sistema de avaliação e promoção, tendo como meta propiciar condições para o efetivo cumprimento do preceito legal de escolaridade obrigatória; 4. Assistência ao professor, mediante redefinição do papel pedagógico do diretor e do inspetor escolar e a criação de serviços de orientação pedagógica |
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