Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daflon, Verônica Toste
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Feres Júnior, João, Campos, Luiz Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/261
Resumo: O artigo analisa as diferentes modalidades de ações afirmativas raciais em vigor nas universidades públicas brasileiras até 2012. A partir de um levantamento das leis e resoluções que regulamentam tais políticas, cruzadas com microdados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, traçamos um panorama da ação afirmativa no país. Nosso esforço tem por objetivo explicitar os diferentes diagnósticos acerca das desigualdades educacionais no Brasil em que as universidades se baseiam para elaborar suas políticas e investigar de que maneira adotam procedimentos para mitigar iniquidades na admissão aos seus cursos, lidando com o desafio de transformar categorias sociológicas como classe, raça e etnicidade, bem como demandas governamentais e de movimentos sociais em critérios norteadores de políticas públicas.
id FCC-1_9569af4d1a90519438916cc362358291
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/261
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analíticoAção AfirmativaDesigualdades RaciaisEnsino SuperiorPolíticas PúblicasO artigo analisa as diferentes modalidades de ações afirmativas raciais em vigor nas universidades públicas brasileiras até 2012. A partir de um levantamento das leis e resoluções que regulamentam tais políticas, cruzadas com microdados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, traçamos um panorama da ação afirmativa no país. Nosso esforço tem por objetivo explicitar os diferentes diagnósticos acerca das desigualdades educacionais no Brasil em que as universidades se baseiam para elaborar suas políticas e investigar de que maneira adotam procedimentos para mitigar iniquidades na admissão aos seus cursos, lidando com o desafio de transformar categorias sociológicas como classe, raça e etnicidade, bem como demandas governamentais e de movimentos sociais em critérios norteadores de políticas públicas.Fundação Carlos Chagas2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/261Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 148: jan./abr.2013; 302-327Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 148: jan./abr.2013; 302-327Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 148: jan./abr.2013; 302-327Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 148: jan./abr.2013; 302-3271980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/261/276Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDaflon, Verônica TosteFeres Júnior, JoãoCampos, Luiz Augusto2023-11-13T13:20:20Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/261Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-13T13:20:20Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico
title Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico
spellingShingle Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico
Daflon, Verônica Toste
Ação Afirmativa
Desigualdades Raciais
Ensino Superior
Políticas Públicas
title_short Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico
title_full Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico
title_fullStr Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico
title_full_unstemmed Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico
title_sort Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico
author Daflon, Verônica Toste
author_facet Daflon, Verônica Toste
Feres Júnior, João
Campos, Luiz Augusto
author_role author
author2 Feres Júnior, João
Campos, Luiz Augusto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daflon, Verônica Toste
Feres Júnior, João
Campos, Luiz Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Ação Afirmativa
Desigualdades Raciais
Ensino Superior
Políticas Públicas
topic Ação Afirmativa
Desigualdades Raciais
Ensino Superior
Políticas Públicas
description O artigo analisa as diferentes modalidades de ações afirmativas raciais em vigor nas universidades públicas brasileiras até 2012. A partir de um levantamento das leis e resoluções que regulamentam tais políticas, cruzadas com microdados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, traçamos um panorama da ação afirmativa no país. Nosso esforço tem por objetivo explicitar os diferentes diagnósticos acerca das desigualdades educacionais no Brasil em que as universidades se baseiam para elaborar suas políticas e investigar de que maneira adotam procedimentos para mitigar iniquidades na admissão aos seus cursos, lidando com o desafio de transformar categorias sociológicas como classe, raça e etnicidade, bem como demandas governamentais e de movimentos sociais em critérios norteadores de políticas públicas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/261
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/261/276
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 148: jan./abr.2013; 302-327
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 148: jan./abr.2013; 302-327
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 148: jan./abr.2013; 302-327
Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 148: jan./abr.2013; 302-327
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330308773511168