Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/261 |
Resumo: | O artigo analisa as diferentes modalidades de ações afirmativas raciais em vigor nas universidades públicas brasileiras até 2012. A partir de um levantamento das leis e resoluções que regulamentam tais políticas, cruzadas com microdados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, traçamos um panorama da ação afirmativa no país. Nosso esforço tem por objetivo explicitar os diferentes diagnósticos acerca das desigualdades educacionais no Brasil em que as universidades se baseiam para elaborar suas políticas e investigar de que maneira adotam procedimentos para mitigar iniquidades na admissão aos seus cursos, lidando com o desafio de transformar categorias sociológicas como classe, raça e etnicidade, bem como demandas governamentais e de movimentos sociais em critérios norteadores de políticas públicas. |
id |
FCC-1_9569af4d1a90519438916cc362358291 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/261 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analíticoAção AfirmativaDesigualdades RaciaisEnsino SuperiorPolíticas PúblicasO artigo analisa as diferentes modalidades de ações afirmativas raciais em vigor nas universidades públicas brasileiras até 2012. A partir de um levantamento das leis e resoluções que regulamentam tais políticas, cruzadas com microdados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, traçamos um panorama da ação afirmativa no país. Nosso esforço tem por objetivo explicitar os diferentes diagnósticos acerca das desigualdades educacionais no Brasil em que as universidades se baseiam para elaborar suas políticas e investigar de que maneira adotam procedimentos para mitigar iniquidades na admissão aos seus cursos, lidando com o desafio de transformar categorias sociológicas como classe, raça e etnicidade, bem como demandas governamentais e de movimentos sociais em critérios norteadores de políticas públicas.Fundação Carlos Chagas2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/261Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 148: jan./abr.2013; 302-327Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 148: jan./abr.2013; 302-327Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 148: jan./abr.2013; 302-327Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 148: jan./abr.2013; 302-3271980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/261/276Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDaflon, Verônica TosteFeres Júnior, JoãoCampos, Luiz Augusto2023-11-13T13:20:20Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/261Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-13T13:20:20Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico |
title |
Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico |
spellingShingle |
Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico Daflon, Verônica Toste Ação Afirmativa Desigualdades Raciais Ensino Superior Políticas Públicas |
title_short |
Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico |
title_full |
Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico |
title_fullStr |
Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico |
title_full_unstemmed |
Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico |
title_sort |
Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico |
author |
Daflon, Verônica Toste |
author_facet |
Daflon, Verônica Toste Feres Júnior, João Campos, Luiz Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Feres Júnior, João Campos, Luiz Augusto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daflon, Verônica Toste Feres Júnior, João Campos, Luiz Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação Afirmativa Desigualdades Raciais Ensino Superior Políticas Públicas |
topic |
Ação Afirmativa Desigualdades Raciais Ensino Superior Políticas Públicas |
description |
O artigo analisa as diferentes modalidades de ações afirmativas raciais em vigor nas universidades públicas brasileiras até 2012. A partir de um levantamento das leis e resoluções que regulamentam tais políticas, cruzadas com microdados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, traçamos um panorama da ação afirmativa no país. Nosso esforço tem por objetivo explicitar os diferentes diagnósticos acerca das desigualdades educacionais no Brasil em que as universidades se baseiam para elaborar suas políticas e investigar de que maneira adotam procedimentos para mitigar iniquidades na admissão aos seus cursos, lidando com o desafio de transformar categorias sociológicas como classe, raça e etnicidade, bem como demandas governamentais e de movimentos sociais em critérios norteadores de políticas públicas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/261 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/261/276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 148: jan./abr.2013; 302-327 Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 148: jan./abr.2013; 302-327 Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 148: jan./abr.2013; 302-327 Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 148: jan./abr.2013; 302-327 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330308773511168 |