Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosemberg, Fúlvia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Andrade, Leandro Feitosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Pagu (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644887
Resumo: O ensaio tem por objetivo refletir sobre a utilidade do conceito de não sincronia, na educação, entre desigualdades de gênero e raça. Para tanto, apresenta e discute o perfil de estudantes e candidatos/as ao Programa Internacional de Bolsas de PósGraduação da Fundação Ford no Brasil, propondo interpretações referentes à sobrerepresentação feminina no ensino superior e na pós-graduação. Termina alertando sobre a necessidade de se abrir o debate sobre o melhor desempenho educacional das mulheres no contexto atual de discussão sobre ação afirmativa no ensino superior para negros e indígenas.Abstract The essay is a reflection on the usefulness of the concept of non synchrony between gender and racial inequalities in education. It presents and discusses the profile of the students and candidates in the International Fellowships Program of the Ford Foundation in Brazil, proposing interpretations with respect to the overrepresentation of women in higher education and in graduate studies. It ends by calling attention to the need to open up the discussion about the better educational performance of women in the present context of the debate on affirmative action in higher education for blacks and the indigenous population.Key Words: Affirmative Action, Higher Education, Education and Gender, Education and Race
id UNICAMP-14_1e20e1d5302e0b9aa790e27a4d6e0d81
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644887
network_acronym_str UNICAMP-14
network_name_str Cadernos Pagu (Online)
repository_id_str
spelling Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero*Ação Afirmativa. Ensino Superior. Educação e Gênero. Educação e Raça.O ensaio tem por objetivo refletir sobre a utilidade do conceito de não sincronia, na educação, entre desigualdades de gênero e raça. Para tanto, apresenta e discute o perfil de estudantes e candidatos/as ao Programa Internacional de Bolsas de PósGraduação da Fundação Ford no Brasil, propondo interpretações referentes à sobrerepresentação feminina no ensino superior e na pós-graduação. Termina alertando sobre a necessidade de se abrir o debate sobre o melhor desempenho educacional das mulheres no contexto atual de discussão sobre ação afirmativa no ensino superior para negros e indígenas.Abstract The essay is a reflection on the usefulness of the concept of non synchrony between gender and racial inequalities in education. It presents and discusses the profile of the students and candidates in the International Fellowships Program of the Ford Foundation in Brazil, proposing interpretations with respect to the overrepresentation of women in higher education and in graduate studies. It ends by calling attention to the need to open up the discussion about the better educational performance of women in the present context of the debate on affirmative action in higher education for blacks and the indigenous population.Key Words: Affirmative Action, Higher Education, Education and Gender, Education and RaceUniversidade Estadual de Campinas2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644887Cadernos Pagu; n. 31 (2008): Trânsitos; 419-437Cadernos Pagu; No. 31 (2008): Trânsitos; 419-437Cadernos Pagu; Núm. 31 (2008): Trânsitos; 419-4371809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644887/12336Copyright (c) 2016 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosemberg, FúlviaAndrade, Leandro Feitosa2016-04-11T09:05:33Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644887Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:41.704997Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero*
title Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero*
spellingShingle Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero*
Rosemberg, Fúlvia
Ação Afirmativa. Ensino Superior. Educação e Gênero. Educação e Raça.
title_short Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero*
title_full Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero*
title_fullStr Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero*
title_full_unstemmed Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero*
title_sort Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero*
author Rosemberg, Fúlvia
author_facet Rosemberg, Fúlvia
Andrade, Leandro Feitosa
author_role author
author2 Andrade, Leandro Feitosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosemberg, Fúlvia
Andrade, Leandro Feitosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ação Afirmativa. Ensino Superior. Educação e Gênero. Educação e Raça.
topic Ação Afirmativa. Ensino Superior. Educação e Gênero. Educação e Raça.
description O ensaio tem por objetivo refletir sobre a utilidade do conceito de não sincronia, na educação, entre desigualdades de gênero e raça. Para tanto, apresenta e discute o perfil de estudantes e candidatos/as ao Programa Internacional de Bolsas de PósGraduação da Fundação Ford no Brasil, propondo interpretações referentes à sobrerepresentação feminina no ensino superior e na pós-graduação. Termina alertando sobre a necessidade de se abrir o debate sobre o melhor desempenho educacional das mulheres no contexto atual de discussão sobre ação afirmativa no ensino superior para negros e indígenas.Abstract The essay is a reflection on the usefulness of the concept of non synchrony between gender and racial inequalities in education. It presents and discusses the profile of the students and candidates in the International Fellowships Program of the Ford Foundation in Brazil, proposing interpretations with respect to the overrepresentation of women in higher education and in graduate studies. It ends by calling attention to the need to open up the discussion about the better educational performance of women in the present context of the debate on affirmative action in higher education for blacks and the indigenous population.Key Words: Affirmative Action, Higher Education, Education and Gender, Education and Race
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644887
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644887/12336
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Pagu; n. 31 (2008): Trânsitos; 419-437
Cadernos Pagu; No. 31 (2008): Trânsitos; 419-437
Cadernos Pagu; Núm. 31 (2008): Trânsitos; 419-437
1809-4449
reponame:Cadernos Pagu (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos Pagu (Online)
collection Cadernos Pagu (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br
_version_ 1800216609284947968