Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero*
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Pagu (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644887 |
Resumo: | O ensaio tem por objetivo refletir sobre a utilidade do conceito de não sincronia, na educação, entre desigualdades de gênero e raça. Para tanto, apresenta e discute o perfil de estudantes e candidatos/as ao Programa Internacional de Bolsas de PósGraduação da Fundação Ford no Brasil, propondo interpretações referentes à sobrerepresentação feminina no ensino superior e na pós-graduação. Termina alertando sobre a necessidade de se abrir o debate sobre o melhor desempenho educacional das mulheres no contexto atual de discussão sobre ação afirmativa no ensino superior para negros e indígenas.Abstract The essay is a reflection on the usefulness of the concept of non synchrony between gender and racial inequalities in education. It presents and discusses the profile of the students and candidates in the International Fellowships Program of the Ford Foundation in Brazil, proposing interpretations with respect to the overrepresentation of women in higher education and in graduate studies. It ends by calling attention to the need to open up the discussion about the better educational performance of women in the present context of the debate on affirmative action in higher education for blacks and the indigenous population.Key Words: Affirmative Action, Higher Education, Education and Gender, Education and Race |
id |
UNICAMP-14_1e20e1d5302e0b9aa790e27a4d6e0d81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644887 |
network_acronym_str |
UNICAMP-14 |
network_name_str |
Cadernos Pagu (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero*Ação Afirmativa. Ensino Superior. Educação e Gênero. Educação e Raça.O ensaio tem por objetivo refletir sobre a utilidade do conceito de não sincronia, na educação, entre desigualdades de gênero e raça. Para tanto, apresenta e discute o perfil de estudantes e candidatos/as ao Programa Internacional de Bolsas de PósGraduação da Fundação Ford no Brasil, propondo interpretações referentes à sobrerepresentação feminina no ensino superior e na pós-graduação. Termina alertando sobre a necessidade de se abrir o debate sobre o melhor desempenho educacional das mulheres no contexto atual de discussão sobre ação afirmativa no ensino superior para negros e indígenas.Abstract The essay is a reflection on the usefulness of the concept of non synchrony between gender and racial inequalities in education. It presents and discusses the profile of the students and candidates in the International Fellowships Program of the Ford Foundation in Brazil, proposing interpretations with respect to the overrepresentation of women in higher education and in graduate studies. It ends by calling attention to the need to open up the discussion about the better educational performance of women in the present context of the debate on affirmative action in higher education for blacks and the indigenous population.Key Words: Affirmative Action, Higher Education, Education and Gender, Education and RaceUniversidade Estadual de Campinas2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644887Cadernos Pagu; n. 31 (2008): Trânsitos; 419-437Cadernos Pagu; No. 31 (2008): Trânsitos; 419-437Cadernos Pagu; Núm. 31 (2008): Trânsitos; 419-4371809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644887/12336Copyright (c) 2016 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosemberg, FúlviaAndrade, Leandro Feitosa2016-04-11T09:05:33Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644887Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:41.704997Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero* |
title |
Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero* |
spellingShingle |
Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero* Rosemberg, Fúlvia Ação Afirmativa. Ensino Superior. Educação e Gênero. Educação e Raça. |
title_short |
Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero* |
title_full |
Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero* |
title_fullStr |
Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero* |
title_full_unstemmed |
Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero* |
title_sort |
Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero* |
author |
Rosemberg, Fúlvia |
author_facet |
Rosemberg, Fúlvia Andrade, Leandro Feitosa |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Leandro Feitosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosemberg, Fúlvia Andrade, Leandro Feitosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação Afirmativa. Ensino Superior. Educação e Gênero. Educação e Raça. |
topic |
Ação Afirmativa. Ensino Superior. Educação e Gênero. Educação e Raça. |
description |
O ensaio tem por objetivo refletir sobre a utilidade do conceito de não sincronia, na educação, entre desigualdades de gênero e raça. Para tanto, apresenta e discute o perfil de estudantes e candidatos/as ao Programa Internacional de Bolsas de PósGraduação da Fundação Ford no Brasil, propondo interpretações referentes à sobrerepresentação feminina no ensino superior e na pós-graduação. Termina alertando sobre a necessidade de se abrir o debate sobre o melhor desempenho educacional das mulheres no contexto atual de discussão sobre ação afirmativa no ensino superior para negros e indígenas.Abstract The essay is a reflection on the usefulness of the concept of non synchrony between gender and racial inequalities in education. It presents and discusses the profile of the students and candidates in the International Fellowships Program of the Ford Foundation in Brazil, proposing interpretations with respect to the overrepresentation of women in higher education and in graduate studies. It ends by calling attention to the need to open up the discussion about the better educational performance of women in the present context of the debate on affirmative action in higher education for blacks and the indigenous population.Key Words: Affirmative Action, Higher Education, Education and Gender, Education and Race |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644887 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644887/12336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Pagu; n. 31 (2008): Trânsitos; 419-437 Cadernos Pagu; No. 31 (2008): Trânsitos; 419-437 Cadernos Pagu; Núm. 31 (2008): Trânsitos; 419-437 1809-4449 reponame:Cadernos Pagu (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos Pagu (Online) |
collection |
Cadernos Pagu (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br |
_version_ |
1800216609284947968 |