Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/128 |
Resumo: | O artigo aborda fenômeno pouco estudado no contexto brasileiro: a disputa por escolas públicas que não podem ser propriamente caracterizadas como de elite ou de excelência, mas que têm a reputação de escolas de boa qualidade. Apesar de pouco reconhecido na literatura, este é um fenômeno que se expressa mediante alguns dispositivos competitivos postos em ação tanto por famílias em busca de melhores oportunidades educacionais quanto pela burocracia educacional, os quais têm papel ativo no processo de escolha das escolas pelos pais e dos alunos pelas escolas. O fenômeno se articula à intrincada rede de hierarquias sociais marcada pela desigualdade de oportunidades na sociedade brasileira. O patrimônio de relações sociais disponível aos atores é fortemente mobilizado nos casos em que, diante de uma oferta escolar insatisfatória, a luta por uma melhor oportunidade ocupa lugar de destaque nas estratégias de muitos indivíduos e famílias. |
id |
FCC-1_96929a78c7d57a3bd5c6f16457a53d58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/128 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de JaneiroEscolas PúblicasIgualdade de OportunidadesPolíticas PúblicasQualidade do EnsinoO artigo aborda fenômeno pouco estudado no contexto brasileiro: a disputa por escolas públicas que não podem ser propriamente caracterizadas como de elite ou de excelência, mas que têm a reputação de escolas de boa qualidade. Apesar de pouco reconhecido na literatura, este é um fenômeno que se expressa mediante alguns dispositivos competitivos postos em ação tanto por famílias em busca de melhores oportunidades educacionais quanto pela burocracia educacional, os quais têm papel ativo no processo de escolha das escolas pelos pais e dos alunos pelas escolas. O fenômeno se articula à intrincada rede de hierarquias sociais marcada pela desigualdade de oportunidades na sociedade brasileira. O patrimônio de relações sociais disponível aos atores é fortemente mobilizado nos casos em que, diante de uma oferta escolar insatisfatória, a luta por uma melhor oportunidade ocupa lugar de destaque nas estratégias de muitos indivíduos e famílias.Fundação Carlos Chagas2011-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/128Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 246-266Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 142 (2011); 246-266Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 246-266Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 142 (2011); 246-2661980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/128/130Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Marcio daKoslinski, Mariane Campelo2023-11-08T13:32:57Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/128Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T13:32:57Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro |
title |
Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro Costa, Marcio da Escolas Públicas Igualdade de Oportunidades Políticas Públicas Qualidade do Ensino |
title_short |
Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro |
title_full |
Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro |
title_sort |
Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro |
author |
Costa, Marcio da |
author_facet |
Costa, Marcio da Koslinski, Mariane Campelo |
author_role |
author |
author2 |
Koslinski, Mariane Campelo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Marcio da Koslinski, Mariane Campelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas Públicas Igualdade de Oportunidades Políticas Públicas Qualidade do Ensino |
topic |
Escolas Públicas Igualdade de Oportunidades Políticas Públicas Qualidade do Ensino |
description |
O artigo aborda fenômeno pouco estudado no contexto brasileiro: a disputa por escolas públicas que não podem ser propriamente caracterizadas como de elite ou de excelência, mas que têm a reputação de escolas de boa qualidade. Apesar de pouco reconhecido na literatura, este é um fenômeno que se expressa mediante alguns dispositivos competitivos postos em ação tanto por famílias em busca de melhores oportunidades educacionais quanto pela burocracia educacional, os quais têm papel ativo no processo de escolha das escolas pelos pais e dos alunos pelas escolas. O fenômeno se articula à intrincada rede de hierarquias sociais marcada pela desigualdade de oportunidades na sociedade brasileira. O patrimônio de relações sociais disponível aos atores é fortemente mobilizado nos casos em que, diante de uma oferta escolar insatisfatória, a luta por uma melhor oportunidade ocupa lugar de destaque nas estratégias de muitos indivíduos e famílias. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/128 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/128/130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 246-266 Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 142 (2011); 246-266 Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 246-266 Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 142 (2011); 246-266 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431063473324032 |