Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marcio da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Koslinski, Mariane Campelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/128
Resumo: O artigo aborda fenômeno pouco estudado no contexto brasileiro: a disputa por escolas públicas que não podem ser propriamente caracterizadas como de elite ou de excelência, mas que têm a reputação de escolas de boa qualidade. Apesar de pouco reconhecido na literatura, este é um fenômeno que se expressa mediante alguns dispositivos competitivos postos em ação tanto por famílias em busca de melhores oportunidades educacionais quanto pela burocracia educacional, os quais têm papel ativo no processo de escolha das escolas pelos pais e dos alunos pelas escolas. O fenômeno se articula à intrincada rede de hierarquias sociais marcada pela desigualdade de oportunidades na sociedade brasileira. O patrimônio de relações sociais disponível aos atores é fortemente mobilizado nos casos em que, diante de uma oferta escolar insatisfatória, a luta por uma melhor oportunidade ocupa lugar de destaque nas estratégias de muitos indivíduos e famílias.
id FCC-1_96929a78c7d57a3bd5c6f16457a53d58
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/128
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de JaneiroEscolas PúblicasIgualdade de OportunidadesPolíticas PúblicasQualidade do EnsinoO artigo aborda fenômeno pouco estudado no contexto brasileiro: a disputa por escolas públicas que não podem ser propriamente caracterizadas como de elite ou de excelência, mas que têm a reputação de escolas de boa qualidade. Apesar de pouco reconhecido na literatura, este é um fenômeno que se expressa mediante alguns dispositivos competitivos postos em ação tanto por famílias em busca de melhores oportunidades educacionais quanto pela burocracia educacional, os quais têm papel ativo no processo de escolha das escolas pelos pais e dos alunos pelas escolas. O fenômeno se articula à intrincada rede de hierarquias sociais marcada pela desigualdade de oportunidades na sociedade brasileira. O patrimônio de relações sociais disponível aos atores é fortemente mobilizado nos casos em que, diante de uma oferta escolar insatisfatória, a luta por uma melhor oportunidade ocupa lugar de destaque nas estratégias de muitos indivíduos e famílias.Fundação Carlos Chagas2011-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/128Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 246-266Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 142 (2011); 246-266Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 246-266Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 142 (2011); 246-2661980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/128/130Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Marcio daKoslinski, Mariane Campelo2023-11-08T13:32:57Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/128Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T13:32:57Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro
title Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro
spellingShingle Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro
Costa, Marcio da
Escolas Públicas
Igualdade de Oportunidades
Políticas Públicas
Qualidade do Ensino
title_short Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro
title_full Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro
title_fullStr Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro
title_sort Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro
author Costa, Marcio da
author_facet Costa, Marcio da
Koslinski, Mariane Campelo
author_role author
author2 Koslinski, Mariane Campelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marcio da
Koslinski, Mariane Campelo
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas Públicas
Igualdade de Oportunidades
Políticas Públicas
Qualidade do Ensino
topic Escolas Públicas
Igualdade de Oportunidades
Políticas Públicas
Qualidade do Ensino
description O artigo aborda fenômeno pouco estudado no contexto brasileiro: a disputa por escolas públicas que não podem ser propriamente caracterizadas como de elite ou de excelência, mas que têm a reputação de escolas de boa qualidade. Apesar de pouco reconhecido na literatura, este é um fenômeno que se expressa mediante alguns dispositivos competitivos postos em ação tanto por famílias em busca de melhores oportunidades educacionais quanto pela burocracia educacional, os quais têm papel ativo no processo de escolha das escolas pelos pais e dos alunos pelas escolas. O fenômeno se articula à intrincada rede de hierarquias sociais marcada pela desigualdade de oportunidades na sociedade brasileira. O patrimônio de relações sociais disponível aos atores é fortemente mobilizado nos casos em que, diante de uma oferta escolar insatisfatória, a luta por uma melhor oportunidade ocupa lugar de destaque nas estratégias de muitos indivíduos e famílias.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/128
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/128/130
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 246-266
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 142 (2011); 246-266
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 246-266
Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 142 (2011); 246-266
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431063473324032