Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/985 |
Resumo: | Tendo como referência a teoria piagetiana de equilibração, este artigo examina aspectos da construção do conhecimento, especial do conhecimento científico, retirando exemplos de conteúdos específicos de Ciências. Discute a função do professor na construção do conhecimento pelo aluno, buscando subsidiar a pesquisa em ensino em uma perspectiva construtivista. |
id |
FCC-1_9a0d1e5c6a1a038e0a66ab1788ad3f52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/985 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciênciasEnsino de CiênciasIntegração Ensino-PesquisaPiagetPsicologia GenéticaTendo como referência a teoria piagetiana de equilibração, este artigo examina aspectos da construção do conhecimento, especial do conhecimento científico, retirando exemplos de conteúdos específicos de Ciências. Discute a função do professor na construção do conhecimento pelo aluno, buscando subsidiar a pesquisa em ensino em uma perspectiva construtivista.Fundação Carlos Chagas1992-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/985Cadernos de Pesquisa; No. 82 (1992); 85-89Cadernos de Pesquisa; Núm. 82 (1992); 85-89Cadernos de Pesquisa; No. 82 (1992); 85-89Cadernos de Pesquisa; n. 82 (1992); 85-891980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/985/995Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Anna Maria PessoaCastro, Ruth Schmitz deLaburu, Carlos EduardoMortimer, Eduardo Fleury2023-10-19T14:09:43Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/985Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-19T14:09:43Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências |
title |
Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências |
spellingShingle |
Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências Carvalho, Anna Maria Pessoa Ensino de Ciências Integração Ensino-Pesquisa Piaget Psicologia Genética |
title_short |
Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências |
title_full |
Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências |
title_fullStr |
Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências |
title_sort |
Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências |
author |
Carvalho, Anna Maria Pessoa |
author_facet |
Carvalho, Anna Maria Pessoa Castro, Ruth Schmitz de Laburu, Carlos Eduardo Mortimer, Eduardo Fleury |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Ruth Schmitz de Laburu, Carlos Eduardo Mortimer, Eduardo Fleury |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Anna Maria Pessoa Castro, Ruth Schmitz de Laburu, Carlos Eduardo Mortimer, Eduardo Fleury |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Integração Ensino-Pesquisa Piaget Psicologia Genética |
topic |
Ensino de Ciências Integração Ensino-Pesquisa Piaget Psicologia Genética |
description |
Tendo como referência a teoria piagetiana de equilibração, este artigo examina aspectos da construção do conhecimento, especial do conhecimento científico, retirando exemplos de conteúdos específicos de Ciências. Discute a função do professor na construção do conhecimento pelo aluno, buscando subsidiar a pesquisa em ensino em uma perspectiva construtivista. |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/985 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/985/995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 82 (1992); 85-89 Cadernos de Pesquisa; Núm. 82 (1992); 85-89 Cadernos de Pesquisa; No. 82 (1992); 85-89 Cadernos de Pesquisa; n. 82 (1992); 85-89 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431067302723584 |