Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Anna Maria Pessoa
Data de Publicação: 1992
Outros Autores: Castro, Ruth Schmitz de, Laburu, Carlos Eduardo, Mortimer, Eduardo Fleury
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/985
Resumo: Tendo como referência a teoria piagetiana de equilibração, este artigo examina aspectos da construção do conhecimento, especial do conhecimento científico, retirando exemplos de conteúdos específicos de Ciências. Discute a função do professor na construção do conhecimento pelo aluno, buscando subsidiar a pesquisa em ensino em uma perspectiva construtivista.
id FCC-1_9a0d1e5c6a1a038e0a66ab1788ad3f52
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/985
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciênciasEnsino de CiênciasIntegração Ensino-PesquisaPiagetPsicologia GenéticaTendo como referência a teoria piagetiana de equilibração, este artigo examina aspectos da construção do conhecimento, especial do conhecimento científico, retirando exemplos de conteúdos específicos de Ciências. Discute a função do professor na construção do conhecimento pelo aluno, buscando subsidiar a pesquisa em ensino em uma perspectiva construtivista.Fundação Carlos Chagas1992-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/985Cadernos de Pesquisa; No. 82 (1992); 85-89Cadernos de Pesquisa; Núm. 82 (1992); 85-89Cadernos de Pesquisa; No. 82 (1992); 85-89Cadernos de Pesquisa; n. 82 (1992); 85-891980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/985/995Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Anna Maria PessoaCastro, Ruth Schmitz deLaburu, Carlos EduardoMortimer, Eduardo Fleury2023-10-19T14:09:43Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/985Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-19T14:09:43Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências
title Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências
spellingShingle Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências
Carvalho, Anna Maria Pessoa
Ensino de Ciências
Integração Ensino-Pesquisa
Piaget
Psicologia Genética
title_short Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências
title_full Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências
title_fullStr Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências
title_full_unstemmed Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências
title_sort Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências
author Carvalho, Anna Maria Pessoa
author_facet Carvalho, Anna Maria Pessoa
Castro, Ruth Schmitz de
Laburu, Carlos Eduardo
Mortimer, Eduardo Fleury
author_role author
author2 Castro, Ruth Schmitz de
Laburu, Carlos Eduardo
Mortimer, Eduardo Fleury
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Anna Maria Pessoa
Castro, Ruth Schmitz de
Laburu, Carlos Eduardo
Mortimer, Eduardo Fleury
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Integração Ensino-Pesquisa
Piaget
Psicologia Genética
topic Ensino de Ciências
Integração Ensino-Pesquisa
Piaget
Psicologia Genética
description Tendo como referência a teoria piagetiana de equilibração, este artigo examina aspectos da construção do conhecimento, especial do conhecimento científico, retirando exemplos de conteúdos específicos de Ciências. Discute a função do professor na construção do conhecimento pelo aluno, buscando subsidiar a pesquisa em ensino em uma perspectiva construtivista.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/985
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/985/995
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 82 (1992); 85-89
Cadernos de Pesquisa; Núm. 82 (1992); 85-89
Cadernos de Pesquisa; No. 82 (1992); 85-89
Cadernos de Pesquisa; n. 82 (1992); 85-89
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431067302723584