Ciências no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Anna Maria Pessoa de
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/757
Resumo: Neste artigo pretendemos discutir o ensino de Ciências para o ensino fundamental, propondo atividades de conhecimento físico. Discutimos alguns pressupostos gerais sobre ensino e a aprendizagem das Ciências que já formam um corpo coerente de conhecimentos. Procuramos mostrar algumas idéias que estruturam as nossas atividades de conhecimento físico e finalmente apresentamos uma das atividades. Nesse exemplo, buscamos demonstrar as bases teóricas sobre as quais a atividade construída e também as participações dos alunos ao resolverem o problema proposto, tomando consciência do que fizeram e procurando as explicações causais sobre o fenômeno estudado.
id FCC-1_9b363e2ae1c85b717bed064e0ad86d5d
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/757
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Ciências no ensino fundamentalNeste artigo pretendemos discutir o ensino de Ciências para o ensino fundamental, propondo atividades de conhecimento físico. Discutimos alguns pressupostos gerais sobre ensino e a aprendizagem das Ciências que já formam um corpo coerente de conhecimentos. Procuramos mostrar algumas idéias que estruturam as nossas atividades de conhecimento físico e finalmente apresentamos uma das atividades. Nesse exemplo, buscamos demonstrar as bases teóricas sobre as quais a atividade construída e também as participações dos alunos ao resolverem o problema proposto, tomando consciência do que fizeram e procurando as explicações causais sobre o fenômeno estudado.Fundação Carlos Chagas1997-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/757Cadernos de Pesquisa; No. 101 (1997); 152-168Cadernos de Pesquisa; Núm. 101 (1997); 152-168Cadernos de Pesquisa; No. 101 (1997); 152-168Cadernos de Pesquisa; n. 101 (1997); 152-1681980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/757/769Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Anna Maria Pessoa de2023-10-25T14:44:47Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/757Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-25T14:44:47Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciências no ensino fundamental
title Ciências no ensino fundamental
spellingShingle Ciências no ensino fundamental
Carvalho, Anna Maria Pessoa de
title_short Ciências no ensino fundamental
title_full Ciências no ensino fundamental
title_fullStr Ciências no ensino fundamental
title_full_unstemmed Ciências no ensino fundamental
title_sort Ciências no ensino fundamental
author Carvalho, Anna Maria Pessoa de
author_facet Carvalho, Anna Maria Pessoa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Anna Maria Pessoa de
description Neste artigo pretendemos discutir o ensino de Ciências para o ensino fundamental, propondo atividades de conhecimento físico. Discutimos alguns pressupostos gerais sobre ensino e a aprendizagem das Ciências que já formam um corpo coerente de conhecimentos. Procuramos mostrar algumas idéias que estruturam as nossas atividades de conhecimento físico e finalmente apresentamos uma das atividades. Nesse exemplo, buscamos demonstrar as bases teóricas sobre as quais a atividade construída e também as participações dos alunos ao resolverem o problema proposto, tomando consciência do que fizeram e procurando as explicações causais sobre o fenômeno estudado.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/757
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/757/769
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 101 (1997); 152-168
Cadernos de Pesquisa; Núm. 101 (1997); 152-168
Cadernos de Pesquisa; No. 101 (1997); 152-168
Cadernos de Pesquisa; n. 101 (1997); 152-168
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310519390208