O trabalho como princípio educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuenzer, Acácia Zeneida
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1118
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir uma proposta para o ensino de 2º grau à luz do trabalho tomado como princípio educativo. A partir de pesquisas anteriormente realizadas, que evidenciam ser a apropriação do saber articulada ao mundo do trabalho essencial para o trabalhador, discute-se a possibilidade de organização de uma escola de 2º grau que supere tanto o academicismo baseado no velho princípio educativo clássico quanto a profissionalização estreita. Para tanto, propõe-se uma organização para o ensino de 2º grau de tal modo que ele seja único enquanto estrutura, seja politécnico quanto ao conteúdo e dialético quanto à metodologia.
id FCC-1_9d6d7f9233df1f1626a0e9f330fc24ce
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1118
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling O trabalho como princípio educativoEnsino profissionalEnsino de 2º grauFunção socialEste artigo tem por objetivo discutir uma proposta para o ensino de 2º grau à luz do trabalho tomado como princípio educativo. A partir de pesquisas anteriormente realizadas, que evidenciam ser a apropriação do saber articulada ao mundo do trabalho essencial para o trabalhador, discute-se a possibilidade de organização de uma escola de 2º grau que supere tanto o academicismo baseado no velho princípio educativo clássico quanto a profissionalização estreita. Para tanto, propõe-se uma organização para o ensino de 2º grau de tal modo que ele seja único enquanto estrutura, seja politécnico quanto ao conteúdo e dialético quanto à metodologia.Fundação Carlos Chagas1989-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1118Cadernos de Pesquisa; No. 68 (1989); 21-28Cadernos de Pesquisa; Núm. 68 (1989); 21-28Cadernos de Pesquisa; No. 68 (1989); 21-28Cadernos de Pesquisa; n. 68 (1989); 21-281980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1118/1123Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKuenzer, Acácia Zeneida2023-03-16T13:18:09Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1118Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-16T13:18:09Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho como princípio educativo
title O trabalho como princípio educativo
spellingShingle O trabalho como princípio educativo
Kuenzer, Acácia Zeneida
Ensino profissional
Ensino de 2º grau
Função social
title_short O trabalho como princípio educativo
title_full O trabalho como princípio educativo
title_fullStr O trabalho como princípio educativo
title_full_unstemmed O trabalho como princípio educativo
title_sort O trabalho como princípio educativo
author Kuenzer, Acácia Zeneida
author_facet Kuenzer, Acácia Zeneida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuenzer, Acácia Zeneida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Ensino de 2º grau
Função social
topic Ensino profissional
Ensino de 2º grau
Função social
description Este artigo tem por objetivo discutir uma proposta para o ensino de 2º grau à luz do trabalho tomado como princípio educativo. A partir de pesquisas anteriormente realizadas, que evidenciam ser a apropriação do saber articulada ao mundo do trabalho essencial para o trabalhador, discute-se a possibilidade de organização de uma escola de 2º grau que supere tanto o academicismo baseado no velho princípio educativo clássico quanto a profissionalização estreita. Para tanto, propõe-se uma organização para o ensino de 2º grau de tal modo que ele seja único enquanto estrutura, seja politécnico quanto ao conteúdo e dialético quanto à metodologia.
publishDate 1989
dc.date.none.fl_str_mv 1989-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1118
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1118/1123
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 68 (1989); 21-28
Cadernos de Pesquisa; Núm. 68 (1989); 21-28
Cadernos de Pesquisa; No. 68 (1989); 21-28
Cadernos de Pesquisa; n. 68 (1989); 21-28
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330311845838848