Tecnologia educacional: concepções e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candau, Vera Maria Ferrão
Data de Publicação: 1979
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1696
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os principais conceitos de Tecnologia Educacional e explicitar algumas das questões de fundo relativas à natureza e o papel da Tecnologia Educacional. A introdução aborda duas questões: a das relações entre Tecnologia Educacional e Educação ea relativa ao caráter interdisciplinar da Tecnologia Educacional. Na primeira parte são analisadas as seguintes concepções de Tecnologia Educacional: o conceito centrado no "meio", o conceito centrado no "processo" e aquele que concebe a Tecnologia Educacional como uma "estratégia de inovação". Na segunda parte são assinalados alguns campos de ambigüidade que representam verdadeiros desafios, quer no ponto de vista teórico, quer no ponto de vista da aplicação prática da Tecnologia Educacional. São eles: tecnologia na educação ou tecnologia da educação; tecnologia educacional: novidade ou inovação, mecanização ou humanização; tecnologia educacional: reforçadora da dependência cultural ou elemento potenciador da autonomia cultural; tecnologia educacional: otimização do irrelevante ou busca da relevância. A conclusão assinala as diferentes formas que pode assumir a utilização da Tecnologia Educacional nos países em desenvolvimento.
id FCC-1_a3c127c676417c210879515d42f35f72
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1696
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Tecnologia educacional: concepções e desafiosTecnologia educacionalInovação educacionalInterdisciplinaridadeO objetivo deste artigo é apresentar e discutir os principais conceitos de Tecnologia Educacional e explicitar algumas das questões de fundo relativas à natureza e o papel da Tecnologia Educacional. A introdução aborda duas questões: a das relações entre Tecnologia Educacional e Educação ea relativa ao caráter interdisciplinar da Tecnologia Educacional. Na primeira parte são analisadas as seguintes concepções de Tecnologia Educacional: o conceito centrado no "meio", o conceito centrado no "processo" e aquele que concebe a Tecnologia Educacional como uma "estratégia de inovação". Na segunda parte são assinalados alguns campos de ambigüidade que representam verdadeiros desafios, quer no ponto de vista teórico, quer no ponto de vista da aplicação prática da Tecnologia Educacional. São eles: tecnologia na educação ou tecnologia da educação; tecnologia educacional: novidade ou inovação, mecanização ou humanização; tecnologia educacional: reforçadora da dependência cultural ou elemento potenciador da autonomia cultural; tecnologia educacional: otimização do irrelevante ou busca da relevância. A conclusão assinala as diferentes formas que pode assumir a utilização da Tecnologia Educacional nos países em desenvolvimento.Fundação Carlos Chagas1979-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1696Cadernos de Pesquisa; No. 28 (1979); 61-66Cadernos de Pesquisa; Núm. 28 (1979); 61-66Cadernos de Pesquisa; No. 28 (1979); 61-66Cadernos de Pesquisa; n. 28 (1979); 61-661980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1696/1682Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCandau, Vera Maria Ferrão2023-02-09T14:02:02Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1696Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-09T14:02:02Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia educacional: concepções e desafios
title Tecnologia educacional: concepções e desafios
spellingShingle Tecnologia educacional: concepções e desafios
Candau, Vera Maria Ferrão
Tecnologia educacional
Inovação educacional
Interdisciplinaridade
title_short Tecnologia educacional: concepções e desafios
title_full Tecnologia educacional: concepções e desafios
title_fullStr Tecnologia educacional: concepções e desafios
title_full_unstemmed Tecnologia educacional: concepções e desafios
title_sort Tecnologia educacional: concepções e desafios
author Candau, Vera Maria Ferrão
author_facet Candau, Vera Maria Ferrão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candau, Vera Maria Ferrão
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Inovação educacional
Interdisciplinaridade
topic Tecnologia educacional
Inovação educacional
Interdisciplinaridade
description O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os principais conceitos de Tecnologia Educacional e explicitar algumas das questões de fundo relativas à natureza e o papel da Tecnologia Educacional. A introdução aborda duas questões: a das relações entre Tecnologia Educacional e Educação ea relativa ao caráter interdisciplinar da Tecnologia Educacional. Na primeira parte são analisadas as seguintes concepções de Tecnologia Educacional: o conceito centrado no "meio", o conceito centrado no "processo" e aquele que concebe a Tecnologia Educacional como uma "estratégia de inovação". Na segunda parte são assinalados alguns campos de ambigüidade que representam verdadeiros desafios, quer no ponto de vista teórico, quer no ponto de vista da aplicação prática da Tecnologia Educacional. São eles: tecnologia na educação ou tecnologia da educação; tecnologia educacional: novidade ou inovação, mecanização ou humanização; tecnologia educacional: reforçadora da dependência cultural ou elemento potenciador da autonomia cultural; tecnologia educacional: otimização do irrelevante ou busca da relevância. A conclusão assinala as diferentes formas que pode assumir a utilização da Tecnologia Educacional nos países em desenvolvimento.
publishDate 1979
dc.date.none.fl_str_mv 1979-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1696
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1696/1682
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 28 (1979); 61-66
Cadernos de Pesquisa; Núm. 28 (1979); 61-66
Cadernos de Pesquisa; No. 28 (1979); 61-66
Cadernos de Pesquisa; n. 28 (1979); 61-66
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431069730177024