Comentários sobre ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1981 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1583 |
Resumo: | O conteúdo do artigo de Guimar Namo de Mello é no mínimo provocativo, característica, aliás, do produto de pessoas que pensam e que se comprometem. Mas há outros ângulos pelos quais olhar o artigo que o tornam ainda mais louvável: ele é iconoclasta (no bom sentido) ao derrubar mitos construídos por uma verbalização - mas não por uma prática educacional; é crítico com base numa análise política da instituição escola, sem ser academicamente crítico. |
id |
FCC-1_a6fa8227fc9bc5838d673d067ac74efb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1583 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comentários sobre ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?Ensino de 1º grauPsicologia da educação.O conteúdo do artigo de Guimar Namo de Mello é no mínimo provocativo, característica, aliás, do produto de pessoas que pensam e que se comprometem. Mas há outros ângulos pelos quais olhar o artigo que o tornam ainda mais louvável: ele é iconoclasta (no bom sentido) ao derrubar mitos construídos por uma verbalização - mas não por uma prática educacional; é crítico com base numa análise política da instituição escola, sem ser academicamente crítico.Fundação Carlos Chagas1981-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1583Cadernos de Pesquisa; No. 36 (1981); 95-97Cadernos de Pesquisa; Núm. 36 (1981); 95-97Cadernos de Pesquisa; No. 36 (1981); 95-97Cadernos de Pesquisa; n. 36 (1981); 95-971980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1583/1573Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuna, Sérgio Vasconcelos de2023-02-15T15:10:34Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1583Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-15T15:10:34Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comentários sobre ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo? |
title |
Comentários sobre ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo? |
spellingShingle |
Comentários sobre ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo? Luna, Sérgio Vasconcelos de Ensino de 1º grau Psicologia da educação. |
title_short |
Comentários sobre ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo? |
title_full |
Comentários sobre ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo? |
title_fullStr |
Comentários sobre ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo? |
title_full_unstemmed |
Comentários sobre ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo? |
title_sort |
Comentários sobre ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo? |
author |
Luna, Sérgio Vasconcelos de |
author_facet |
Luna, Sérgio Vasconcelos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luna, Sérgio Vasconcelos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de 1º grau Psicologia da educação. |
topic |
Ensino de 1º grau Psicologia da educação. |
description |
O conteúdo do artigo de Guimar Namo de Mello é no mínimo provocativo, característica, aliás, do produto de pessoas que pensam e que se comprometem. Mas há outros ângulos pelos quais olhar o artigo que o tornam ainda mais louvável: ele é iconoclasta (no bom sentido) ao derrubar mitos construídos por uma verbalização - mas não por uma prática educacional; é crítico com base numa análise política da instituição escola, sem ser academicamente crítico. |
publishDate |
1981 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1981-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1583 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1583/1573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 36 (1981); 95-97 Cadernos de Pesquisa; Núm. 36 (1981); 95-97 Cadernos de Pesquisa; No. 36 (1981); 95-97 Cadernos de Pesquisa; n. 36 (1981); 95-97 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330313342156800 |