Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Guiomar Namo de
Data de Publicação: 1981
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1580
Resumo: Por que nos preocupamos com a questão do autoritarismo nas relações professor-aluno? Provavelmente porque supomos que, para colocar a nossa prática escolar a serviço de uma ordem social mais justa, devemos começar por dar uma forma mais democrática ao nosso quefazer cotidiano. Considero esta preocupação justa e saudável. Vou entretanto levantar alguns pontos para a discussão, que parecerão exatamente contrários a essa preocupação dominante. Meu ponto de referencia é a escola de 1º grau. Reconheço que nela existem especificidades que talvez invalidem a generalização de minhas afirmações para os graus mais avançados de ensino. Prefiro contudo deixar as diferenças para o debate posterior.
id FCC-1_2582bb82402ed951e5597365ce835d0b
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1580
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?Ensino de 1º grauRelações professor-alunoAutoritarismoPor que nos preocupamos com a questão do autoritarismo nas relações professor-aluno? Provavelmente porque supomos que, para colocar a nossa prática escolar a serviço de uma ordem social mais justa, devemos começar por dar uma forma mais democrática ao nosso quefazer cotidiano. Considero esta preocupação justa e saudável. Vou entretanto levantar alguns pontos para a discussão, que parecerão exatamente contrários a essa preocupação dominante. Meu ponto de referencia é a escola de 1º grau. Reconheço que nela existem especificidades que talvez invalidem a generalização de minhas afirmações para os graus mais avançados de ensino. Prefiro contudo deixar as diferenças para o debate posterior.Fundação Carlos Chagas1981-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1580Cadernos de Pesquisa; No. 36 (1981); 87-91Cadernos de Pesquisa; Núm. 36 (1981); 87-91Cadernos de Pesquisa; No. 36 (1981); 87-91Cadernos de Pesquisa; n. 36 (1981); 87-911980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1580/1571Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello, Guiomar Namo de2023-02-15T15:08:36Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1580Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-15T15:08:36Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?
title Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?
spellingShingle Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?
Mello, Guiomar Namo de
Ensino de 1º grau
Relações professor-aluno
Autoritarismo
title_short Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?
title_full Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?
title_fullStr Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?
title_full_unstemmed Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?
title_sort Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?
author Mello, Guiomar Namo de
author_facet Mello, Guiomar Namo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Guiomar Namo de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de 1º grau
Relações professor-aluno
Autoritarismo
topic Ensino de 1º grau
Relações professor-aluno
Autoritarismo
description Por que nos preocupamos com a questão do autoritarismo nas relações professor-aluno? Provavelmente porque supomos que, para colocar a nossa prática escolar a serviço de uma ordem social mais justa, devemos começar por dar uma forma mais democrática ao nosso quefazer cotidiano. Considero esta preocupação justa e saudável. Vou entretanto levantar alguns pontos para a discussão, que parecerão exatamente contrários a essa preocupação dominante. Meu ponto de referencia é a escola de 1º grau. Reconheço que nela existem especificidades que talvez invalidem a generalização de minhas afirmações para os graus mais avançados de ensino. Prefiro contudo deixar as diferenças para o debate posterior.
publishDate 1981
dc.date.none.fl_str_mv 1981-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1580
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1580/1571
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 36 (1981); 87-91
Cadernos de Pesquisa; Núm. 36 (1981); 87-91
Cadernos de Pesquisa; No. 36 (1981); 87-91
Cadernos de Pesquisa; n. 36 (1981); 87-91
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431069354786816