Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1981 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1580 |
Resumo: | Por que nos preocupamos com a questão do autoritarismo nas relações professor-aluno? Provavelmente porque supomos que, para colocar a nossa prática escolar a serviço de uma ordem social mais justa, devemos começar por dar uma forma mais democrática ao nosso quefazer cotidiano. Considero esta preocupação justa e saudável. Vou entretanto levantar alguns pontos para a discussão, que parecerão exatamente contrários a essa preocupação dominante. Meu ponto de referencia é a escola de 1º grau. Reconheço que nela existem especificidades que talvez invalidem a generalização de minhas afirmações para os graus mais avançados de ensino. Prefiro contudo deixar as diferenças para o debate posterior. |
id |
FCC-1_2582bb82402ed951e5597365ce835d0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1580 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?Ensino de 1º grauRelações professor-alunoAutoritarismoPor que nos preocupamos com a questão do autoritarismo nas relações professor-aluno? Provavelmente porque supomos que, para colocar a nossa prática escolar a serviço de uma ordem social mais justa, devemos começar por dar uma forma mais democrática ao nosso quefazer cotidiano. Considero esta preocupação justa e saudável. Vou entretanto levantar alguns pontos para a discussão, que parecerão exatamente contrários a essa preocupação dominante. Meu ponto de referencia é a escola de 1º grau. Reconheço que nela existem especificidades que talvez invalidem a generalização de minhas afirmações para os graus mais avançados de ensino. Prefiro contudo deixar as diferenças para o debate posterior.Fundação Carlos Chagas1981-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1580Cadernos de Pesquisa; No. 36 (1981); 87-91Cadernos de Pesquisa; Núm. 36 (1981); 87-91Cadernos de Pesquisa; No. 36 (1981); 87-91Cadernos de Pesquisa; n. 36 (1981); 87-911980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1580/1571Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello, Guiomar Namo de2023-02-15T15:08:36Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1580Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-15T15:08:36Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo? |
title |
Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo? |
spellingShingle |
Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo? Mello, Guiomar Namo de Ensino de 1º grau Relações professor-aluno Autoritarismo |
title_short |
Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo? |
title_full |
Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo? |
title_fullStr |
Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo? |
title_full_unstemmed |
Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo? |
title_sort |
Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo? |
author |
Mello, Guiomar Namo de |
author_facet |
Mello, Guiomar Namo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Guiomar Namo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de 1º grau Relações professor-aluno Autoritarismo |
topic |
Ensino de 1º grau Relações professor-aluno Autoritarismo |
description |
Por que nos preocupamos com a questão do autoritarismo nas relações professor-aluno? Provavelmente porque supomos que, para colocar a nossa prática escolar a serviço de uma ordem social mais justa, devemos começar por dar uma forma mais democrática ao nosso quefazer cotidiano. Considero esta preocupação justa e saudável. Vou entretanto levantar alguns pontos para a discussão, que parecerão exatamente contrários a essa preocupação dominante. Meu ponto de referencia é a escola de 1º grau. Reconheço que nela existem especificidades que talvez invalidem a generalização de minhas afirmações para os graus mais avançados de ensino. Prefiro contudo deixar as diferenças para o debate posterior. |
publishDate |
1981 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1981-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1580 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1580/1571 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 36 (1981); 87-91 Cadernos de Pesquisa; Núm. 36 (1981); 87-91 Cadernos de Pesquisa; No. 36 (1981); 87-91 Cadernos de Pesquisa; n. 36 (1981); 87-91 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431069354786816 |