The new (old) educational paradigm for the 21st century

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mueller, Rafael Rodrigo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3906
Resumo: The main objective of this study is to analyze the paradox found in the relationship between work and education based on the documents of the Programa para a Avaliação Internacional das Competências dos Adultos [Programme for the International Assessment of Adult Competencies] – PAICA – of the Organization for Economic Co-Operation and Development – OECD. We intend to demonstrate how, historically, the multilateral organizations have been using old “tools” (programs and/or pedagogical proposals) to solve new “problems” (vocational training). Our thesis is that education has been, in general, historically transformed and minimized into a set of aptitudes and skills focused only on getting a job and, consequently, has lost its primary function in terms of human development.  
id FCC-1_a7a813a8b43f4676efb72227b15f9a33
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/3906
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling The new (old) educational paradigm for the 21st centuryEl nuevo (viejo) paradigma educacional para el siglo XXILe nouveau (vieux) paradigme éducatif pour le XXI siècleO novo (velho) paradigma educacional para o século XXIPrograma para Avaliação Internacional das Competências dos Adultos – PAICAOrganização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDETrabalhoEducaçãoTrabalho e EducaçãoQualificação ProfissionalPrograma para a Avaliação Internacional das Competências dos Adultos – PAICAOrganização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDETravailÉducationPrograma para a Avaliação Internacional das Competências dos Adultos – PAICAOrganization for Economic Cooperation and Development – OCDETrabajoEducaciónPrograma para a Avaliação Internacional das Competências dos Adultos – PAICAOrganização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDEWorkEducationThe main objective of this study is to analyze the paradox found in the relationship between work and education based on the documents of the Programa para a Avaliação Internacional das Competências dos Adultos [Programme for the International Assessment of Adult Competencies] – PAICA – of the Organization for Economic Co-Operation and Development – OECD. We intend to demonstrate how, historically, the multilateral organizations have been using old “tools” (programs and/or pedagogical proposals) to solve new “problems” (vocational training). Our thesis is that education has been, in general, historically transformed and minimized into a set of aptitudes and skills focused only on getting a job and, consequently, has lost its primary function in terms of human development.  El principal objetivo de la presente investigación es analizar la paradoja que existe en la relación entre trabajo y educación a partir de los documentos relativos al Programa para a Avaliação Internacional das Competências dos Adultos [Programa para la Evaluación Internacional de las Competencias de los Adultos] – Paica –, de la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico – OCDE. Pretendemos demonstrar cómo, históricamente, los organismos multilaterales vienen utilizando viejas “herramientas” (programas y/o propuestas pedagógicas) para solucionar nuevos “problemas” (formación profesional). Nuestra tesis plantea que la educación de forma general se fue transformando históricamente y se convirtió en un conjunto de aptitudes y competencias necesarias tan solo para obtener un puesto de trabajo y que, por ello, viene perdiendo su función primordial en lo que concierne a la formación humana.  L’objectif principal de cette recherche est d’analyser le paradoxe présent dans les relations entre travail et éducation, à partir des documents relatifs au Programa para a Avaliação Internacional das Competências dos Adultos [Programme pour l’Évaluation Internationale des Compétences des Adultes] – PAICA –, de l’Organisation pour la Coopération et le Développement Économique – OCDE. Nous souhaitons montrer comment, historiquement, les organismes multilatéraux utilisent de vieux « outils » (programmes et/ou propositions pédagogiques) pour résoudre de nouveaux « problèmes » (formation professionnelle). Nous soutenons la thèse que l’éducation en général s’est historiquement transformée et réduite en un ensemble d’aptitudes et de compétences qui ne sont nécessaires qu’à l’obtention d’un emploi et que, par conséquent, elle est en train de perdre sa fonction primordiale de formation humaine.  O principal objetivo desta pesquisa é analisar o paradoxo existente na relação entre trabalho e educação a partir dos documentos referentes ao Programa para Avaliação Internacional das Competências dos Adultos – Paica –, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE. Pretendemos demonstrar como, historicamente, os organismos multilaterais vêm se utilizando de velhas “ferramentas” (programas e/ou propostas pedagógicas) para solucionar novos “problemas” (formação profissional). Nossa tese é que a educação de forma geral foi sendo historicamente transformada e minimizada a um conjunto de aptidões e competências necessárias exclusivamente à obtenção de um posto de trabalho e que, consequentemente, vem perdendo sua função primordial em termos de formação humana.Fundação Carlos Chagas2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3906Cadernos de Pesquisa; Vol. 47 No. 164: abr./jun.2017; 670-686Cadernos de Pesquisa; Vol. 47 Núm. 164: abr./jun.2017; 670-686Cadernos de Pesquisa; Vol. 47 No. 164: abr./jun.2017; 670-686Cadernos de Pesquisa; v. 47 n. 164: abr./jun.2017; 670-6861980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3906/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMueller, Rafael Rodrigo2022-12-07T14:08:29Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/3906Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2022-12-07T14:08:29Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv The new (old) educational paradigm for the 21st century
El nuevo (viejo) paradigma educacional para el siglo XXI
Le nouveau (vieux) paradigme éducatif pour le XXI siècle
O novo (velho) paradigma educacional para o século XXI
title The new (old) educational paradigm for the 21st century
spellingShingle The new (old) educational paradigm for the 21st century
Mueller, Rafael Rodrigo
Programa para Avaliação Internacional das Competências dos Adultos – PAICA
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE
Trabalho
Educação
Trabalho e Educação
Qualificação Profissional
Programa para a Avaliação Internacional das Competências dos Adultos – PAICA
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE
Travail
Éducation
Programa para a Avaliação Internacional das Competências dos Adultos – PAICA
Organization for Economic Cooperation and Development – OCDE
Trabajo
Educación
Programa para a Avaliação Internacional das Competências dos Adultos – PAICA
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE
Work
Education
title_short The new (old) educational paradigm for the 21st century
title_full The new (old) educational paradigm for the 21st century
title_fullStr The new (old) educational paradigm for the 21st century
title_full_unstemmed The new (old) educational paradigm for the 21st century
title_sort The new (old) educational paradigm for the 21st century
author Mueller, Rafael Rodrigo
author_facet Mueller, Rafael Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mueller, Rafael Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Programa para Avaliação Internacional das Competências dos Adultos – PAICA
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE
Trabalho
Educação
Trabalho e Educação
Qualificação Profissional
Programa para a Avaliação Internacional das Competências dos Adultos – PAICA
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE
Travail
Éducation
Programa para a Avaliação Internacional das Competências dos Adultos – PAICA
Organization for Economic Cooperation and Development – OCDE
Trabajo
Educación
Programa para a Avaliação Internacional das Competências dos Adultos – PAICA
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE
Work
Education
topic Programa para Avaliação Internacional das Competências dos Adultos – PAICA
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE
Trabalho
Educação
Trabalho e Educação
Qualificação Profissional
Programa para a Avaliação Internacional das Competências dos Adultos – PAICA
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE
Travail
Éducation
Programa para a Avaliação Internacional das Competências dos Adultos – PAICA
Organization for Economic Cooperation and Development – OCDE
Trabajo
Educación
Programa para a Avaliação Internacional das Competências dos Adultos – PAICA
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE
Work
Education
description The main objective of this study is to analyze the paradox found in the relationship between work and education based on the documents of the Programa para a Avaliação Internacional das Competências dos Adultos [Programme for the International Assessment of Adult Competencies] – PAICA – of the Organization for Economic Co-Operation and Development – OECD. We intend to demonstrate how, historically, the multilateral organizations have been using old “tools” (programs and/or pedagogical proposals) to solve new “problems” (vocational training). Our thesis is that education has been, in general, historically transformed and minimized into a set of aptitudes and skills focused only on getting a job and, consequently, has lost its primary function in terms of human development.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3906
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3906/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 47 No. 164: abr./jun.2017; 670-686
Cadernos de Pesquisa; Vol. 47 Núm. 164: abr./jun.2017; 670-686
Cadernos de Pesquisa; Vol. 47 No. 164: abr./jun.2017; 670-686
Cadernos de Pesquisa; v. 47 n. 164: abr./jun.2017; 670-686
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330315483348992