As experiências de escolarização dos sujeitos jovens e adultos partícipes das ações do PEI/Mobral no sertão de Alagoas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Marinaide
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Jailson Costa da, Torres, Andresso Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18170
Resumo: Este artigo narra as experiências de escolarização dos sujeitos jovens e adultos partícipes das ações do Programa de Educação Integrada (PEI), do Mobral, no sertão de Alagoas, especificamente na cidade de Santana do Ipanema, entre os anos de 1973 a 1985, e resulta de pesquisa realizada no período de 2019-2020. Investigou, após mais de 40 anos, as contribuições das práticas do PEI para a construção dos percursos escolares, e para tanto, trilhamos os pressupostos teórico-metodológicos da História Oral, por meio de entrevistas temáticas com 2 interlocutores, que se constituíram nas fontes orais, e também lançamos mão de documentos garimpados nos órgãos oficiais locais, bem como no Acervo Digital do Centro de Referência e Memória da Educação Popular e de Jovens e Adultos, pertencentes à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Por meio das narrativas foi possível compreender que, diante do contexto social da época (1970-1980), entrecortado pela sobrevivência, os sujeitos se apropriaram da “oportunidade” de acesso à escola, que se abria para eles naquele momento, e conseguiram mediante movimentos pendulares, permanecer, desafiando, assim, os marcadores sociais que tentavam conformá-los a uma ordem em que prevalecia as injustiças, especificamente a negação do direito de estudar.Palavras-chave: PEI; Mobral; Jovens e Adultos; Sertão de Alagoas.The schooling experiences of young and adult participants of the PEI/Mobral practices in the sertão of Alagoas AndragogyABSTRACTThis paper narrates the schooling experiences of young and adult subjects who participated in the actions of the Integrated Education Program (PEI) in the Mobral program, at the Sertão of Alagoas, specifically in the city of Santana do Ipanema, between the years 1973 and 1985, and results from research conducted in the period of 2019-2020. After more than 40 years, the contributions of the PEI practices to the construction of schooling paths were investigated. To do so, we followed the theoretical and methodological assumptions of Oral History, through thematic interviews with 2 interlocutors, who were the oral sources, and we also took advantage of documents found in the local official offices, as well as in the Digital Collection of the Reference and Memory Center of Popular and Youth and Adult Education, belonging to the State University of Rio de Janeiro – UERJ. Through the narratives it was possible to understand that facing of the social context of the time (1970-1980), interspersed with survival narratives, the subjects took advantage of the "opportunity" to access school, which was open to them at that time, and managed, through commuting movements, to stay on, challenging the social context that tried to settle them in an unfair system – a one that denials the right to study.Keywords: PEI; Mobral; Young People and Adults; Sertão of Alagoas.Las experiencias de escolarización de los sujetos jóvenes y adultos participantes de las acciones de PEI/Mobral en el sertón de AlagoasRESUMENEste artículo narra las experiencias de escolarización de los sujetos jóvenes y adultos participantes de las acciones del Programa de Educación Integrada – PEI, de Mobral, en el sertón de Alagoas, específicamente en la ciudad de Santana do Ipanema, entre los años 1973 a 1985, y resulta de la investigación realizada en el periodo de 2019-2020. Investigó, luego de más de 40 años, las contribuciones de las prácticas del PEI en la construcción de las trayectorias escolares, y para tal, nos adentramos en los presupuestos teórico-metodológicos de la Historia Oral, por medio de entrevistas temáticas con 2 interlocutores, que se constituyeron en fuentes orales, y también tomamos documentos sellados en los órganos oficiales locales, además del Acervo Digital do Centro de Referência e Memória da Educação Popular e de Jovens e Adultos, pertenecientes a la Universidad del Estado de Rio de Janeiro – UERJ. Por medio de las narrativas se hizo posible comprender que, frente al contexto social de la época (1970-1980), entrecortado por la sobrevivencia, los sujetos se apropiaron de la “oportunidad” de acceso a la escuela, que se abría para ellos en aquel momento, y lograron, mediante movimientos pendulares, permanecer, desafiando, de esta forma, los determinantes sociales que intentaban conformarlos con una orden donde prevalecían las injusticias, específicamente la negación del derecho a estudiar.  Palabras clave: PEI; Mobral; Jóvenes y adultos; Sertón de Alagoas.
id UFMA-3_e9cf7d7a09702634bcafbe8a8f3b117e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18170
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling As experiências de escolarização dos sujeitos jovens e adultos partícipes das ações do PEI/Mobral no sertão de AlagoasPEIMobralJovens e AdultosSertão de AlagoasEste artigo narra as experiências de escolarização dos sujeitos jovens e adultos partícipes das ações do Programa de Educação Integrada (PEI), do Mobral, no sertão de Alagoas, especificamente na cidade de Santana do Ipanema, entre os anos de 1973 a 1985, e resulta de pesquisa realizada no período de 2019-2020. Investigou, após mais de 40 anos, as contribuições das práticas do PEI para a construção dos percursos escolares, e para tanto, trilhamos os pressupostos teórico-metodológicos da História Oral, por meio de entrevistas temáticas com 2 interlocutores, que se constituíram nas fontes orais, e também lançamos mão de documentos garimpados nos órgãos oficiais locais, bem como no Acervo Digital do Centro de Referência e Memória da Educação Popular e de Jovens e Adultos, pertencentes à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Por meio das narrativas foi possível compreender que, diante do contexto social da época (1970-1980), entrecortado pela sobrevivência, os sujeitos se apropriaram da “oportunidade” de acesso à escola, que se abria para eles naquele momento, e conseguiram mediante movimentos pendulares, permanecer, desafiando, assim, os marcadores sociais que tentavam conformá-los a uma ordem em que prevalecia as injustiças, especificamente a negação do direito de estudar.Palavras-chave: PEI; Mobral; Jovens e Adultos; Sertão de Alagoas.The schooling experiences of young and adult participants of the PEI/Mobral practices in the sertão of Alagoas AndragogyABSTRACTThis paper narrates the schooling experiences of young and adult subjects who participated in the actions of the Integrated Education Program (PEI) in the Mobral program, at the Sertão of Alagoas, specifically in the city of Santana do Ipanema, between the years 1973 and 1985, and results from research conducted in the period of 2019-2020. After more than 40 years, the contributions of the PEI practices to the construction of schooling paths were investigated. To do so, we followed the theoretical and methodological assumptions of Oral History, through thematic interviews with 2 interlocutors, who were the oral sources, and we also took advantage of documents found in the local official offices, as well as in the Digital Collection of the Reference and Memory Center of Popular and Youth and Adult Education, belonging to the State University of Rio de Janeiro – UERJ. Through the narratives it was possible to understand that facing of the social context of the time (1970-1980), interspersed with survival narratives, the subjects took advantage of the "opportunity" to access school, which was open to them at that time, and managed, through commuting movements, to stay on, challenging the social context that tried to settle them in an unfair system – a one that denials the right to study.Keywords: PEI; Mobral; Young People and Adults; Sertão of Alagoas.Las experiencias de escolarización de los sujetos jóvenes y adultos participantes de las acciones de PEI/Mobral en el sertón de AlagoasRESUMENEste artículo narra las experiencias de escolarización de los sujetos jóvenes y adultos participantes de las acciones del Programa de Educación Integrada – PEI, de Mobral, en el sertón de Alagoas, específicamente en la ciudad de Santana do Ipanema, entre los años 1973 a 1985, y resulta de la investigación realizada en el periodo de 2019-2020. Investigó, luego de más de 40 años, las contribuciones de las prácticas del PEI en la construcción de las trayectorias escolares, y para tal, nos adentramos en los presupuestos teórico-metodológicos de la Historia Oral, por medio de entrevistas temáticas con 2 interlocutores, que se constituyeron en fuentes orales, y también tomamos documentos sellados en los órganos oficiales locales, además del Acervo Digital do Centro de Referência e Memória da Educação Popular e de Jovens e Adultos, pertenecientes a la Universidad del Estado de Rio de Janeiro – UERJ. Por medio de las narrativas se hizo posible comprender que, frente al contexto social de la época (1970-1980), entrecortado por la sobrevivencia, los sujetos se apropiaron de la “oportunidad” de acceso a la escuela, que se abría para ellos en aquel momento, y lograron, mediante movimientos pendulares, permanecer, desafiando, de esta forma, los determinantes sociales que intentaban conformarlos con una orden donde prevalecían las injusticias, específicamente la negación del derecho a estudiar.  Palabras clave: PEI; Mobral; Jóvenes y adultos; Sertón de Alagoas.Universidade Federal do Maranhão2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1817010.18764/2358-4319.v14n3p129-154Revista Educação e Emancipação; v.14, n.3, DOSSIÊ TEMÁTICO, set./dez. 2021; p.129-1542358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18170/9769Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, MarinaideSilva, Jailson Costa daTorres, Andresso Marques2021-12-28T23:11:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18170Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2021-12-28T23:11Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv As experiências de escolarização dos sujeitos jovens e adultos partícipes das ações do PEI/Mobral no sertão de Alagoas
title As experiências de escolarização dos sujeitos jovens e adultos partícipes das ações do PEI/Mobral no sertão de Alagoas
spellingShingle As experiências de escolarização dos sujeitos jovens e adultos partícipes das ações do PEI/Mobral no sertão de Alagoas
Freitas, Marinaide
PEI
Mobral
Jovens e Adultos
Sertão de Alagoas
title_short As experiências de escolarização dos sujeitos jovens e adultos partícipes das ações do PEI/Mobral no sertão de Alagoas
title_full As experiências de escolarização dos sujeitos jovens e adultos partícipes das ações do PEI/Mobral no sertão de Alagoas
title_fullStr As experiências de escolarização dos sujeitos jovens e adultos partícipes das ações do PEI/Mobral no sertão de Alagoas
title_full_unstemmed As experiências de escolarização dos sujeitos jovens e adultos partícipes das ações do PEI/Mobral no sertão de Alagoas
title_sort As experiências de escolarização dos sujeitos jovens e adultos partícipes das ações do PEI/Mobral no sertão de Alagoas
author Freitas, Marinaide
author_facet Freitas, Marinaide
Silva, Jailson Costa da
Torres, Andresso Marques
author_role author
author2 Silva, Jailson Costa da
Torres, Andresso Marques
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Marinaide
Silva, Jailson Costa da
Torres, Andresso Marques
dc.subject.por.fl_str_mv PEI
Mobral
Jovens e Adultos
Sertão de Alagoas
topic PEI
Mobral
Jovens e Adultos
Sertão de Alagoas
description Este artigo narra as experiências de escolarização dos sujeitos jovens e adultos partícipes das ações do Programa de Educação Integrada (PEI), do Mobral, no sertão de Alagoas, especificamente na cidade de Santana do Ipanema, entre os anos de 1973 a 1985, e resulta de pesquisa realizada no período de 2019-2020. Investigou, após mais de 40 anos, as contribuições das práticas do PEI para a construção dos percursos escolares, e para tanto, trilhamos os pressupostos teórico-metodológicos da História Oral, por meio de entrevistas temáticas com 2 interlocutores, que se constituíram nas fontes orais, e também lançamos mão de documentos garimpados nos órgãos oficiais locais, bem como no Acervo Digital do Centro de Referência e Memória da Educação Popular e de Jovens e Adultos, pertencentes à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Por meio das narrativas foi possível compreender que, diante do contexto social da época (1970-1980), entrecortado pela sobrevivência, os sujeitos se apropriaram da “oportunidade” de acesso à escola, que se abria para eles naquele momento, e conseguiram mediante movimentos pendulares, permanecer, desafiando, assim, os marcadores sociais que tentavam conformá-los a uma ordem em que prevalecia as injustiças, especificamente a negação do direito de estudar.Palavras-chave: PEI; Mobral; Jovens e Adultos; Sertão de Alagoas.The schooling experiences of young and adult participants of the PEI/Mobral practices in the sertão of Alagoas AndragogyABSTRACTThis paper narrates the schooling experiences of young and adult subjects who participated in the actions of the Integrated Education Program (PEI) in the Mobral program, at the Sertão of Alagoas, specifically in the city of Santana do Ipanema, between the years 1973 and 1985, and results from research conducted in the period of 2019-2020. After more than 40 years, the contributions of the PEI practices to the construction of schooling paths were investigated. To do so, we followed the theoretical and methodological assumptions of Oral History, through thematic interviews with 2 interlocutors, who were the oral sources, and we also took advantage of documents found in the local official offices, as well as in the Digital Collection of the Reference and Memory Center of Popular and Youth and Adult Education, belonging to the State University of Rio de Janeiro – UERJ. Through the narratives it was possible to understand that facing of the social context of the time (1970-1980), interspersed with survival narratives, the subjects took advantage of the "opportunity" to access school, which was open to them at that time, and managed, through commuting movements, to stay on, challenging the social context that tried to settle them in an unfair system – a one that denials the right to study.Keywords: PEI; Mobral; Young People and Adults; Sertão of Alagoas.Las experiencias de escolarización de los sujetos jóvenes y adultos participantes de las acciones de PEI/Mobral en el sertón de AlagoasRESUMENEste artículo narra las experiencias de escolarización de los sujetos jóvenes y adultos participantes de las acciones del Programa de Educación Integrada – PEI, de Mobral, en el sertón de Alagoas, específicamente en la ciudad de Santana do Ipanema, entre los años 1973 a 1985, y resulta de la investigación realizada en el periodo de 2019-2020. Investigó, luego de más de 40 años, las contribuciones de las prácticas del PEI en la construcción de las trayectorias escolares, y para tal, nos adentramos en los presupuestos teórico-metodológicos de la Historia Oral, por medio de entrevistas temáticas con 2 interlocutores, que se constituyeron en fuentes orales, y también tomamos documentos sellados en los órganos oficiales locales, además del Acervo Digital do Centro de Referência e Memória da Educação Popular e de Jovens e Adultos, pertenecientes a la Universidad del Estado de Rio de Janeiro – UERJ. Por medio de las narrativas se hizo posible comprender que, frente al contexto social de la época (1970-1980), entrecortado por la sobrevivencia, los sujetos se apropiaron de la “oportunidad” de acceso a la escuela, que se abría para ellos en aquel momento, y lograron, mediante movimientos pendulares, permanecer, desafiando, de esta forma, los determinantes sociales que intentaban conformarlos con una orden donde prevalecían las injusticias, específicamente la negación del derecho a estudiar.  Palabras clave: PEI; Mobral; Jóvenes y adultos; Sertón de Alagoas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18170
10.18764/2358-4319.v14n3p129-154
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18170
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v14n3p129-154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18170/9769
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.14, n.3, DOSSIÊ TEMÁTICO, set./dez. 2021; p.129-154
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321779863552