Efeitos dos choques a intervalos variáveis sobre o comportamento alimentar de ratos subnutridos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luiz Marcellino de
Data de Publicação: 1979
Outros Autores: Levitsky, David A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1689
Resumo: Foi desenvolvida uma técnica para analisar cronicamente os efeitos de choques a intervalos variáveis, sobrepostos a um procedimento de alimentação livre. Os animais (8 ratos, wister, machos, adultos) 4 subnutridos durante a lactação (12% de caseína) e 4 controles (dieta com 25% de caseína)podiam obter todo o alimento necessário para a sobrevivência em sessões diárias (durante o ciclo noturno) através da resposta de pressão à barra mantida com comida em esquema de CRF. A água era mantida ad libitum. Durante as outras 12 horas (ciclo diurno) os animais dos dois grupos eram mantidos na gaiola viveiro com água ad libitum, mas sem comida. Depois de obtida uma linha de base estável, foi iniciada a apresentação de CS (luz - duração de 30 segundos) seguida de US (choque - duração de 15 segundos) a intervalos variáveis, de 6 a 48 choques por sessão de 12 horas, independentemente do comportamento dos animais. A intensidade do choque foi de 1,0mA e 2,0mA. Foi introduzida uma plataforma do lado oposto à barra que permitia aos animais fuga ou esquiva dos choques. Os animais subnutridos aprenderam antes e mantiveram uma porcentagem muito maior de esquiva que os animais do grupo-controle. Os animais subnutridos também mostraram uma melhor adaptação à situação aversiva ("stress") alterando acentuadamente o padrão alimentar (diminuíram o número e aumentaram o tamanho e a duração das refeições), mantendo, entretanto, o total de alimento e água ingeridos por sessão em níveis bastante semelhantes aos da linha de base, o que não ocorreu com o grupo-controle, que mostrou grandes decréscimos na ingestão de água e comida. Os autores discutem as vantagens deste procedimento para a análise do comportamento alimentar, alguns possíveis interpretações dos lados obtidos e sugerem outros experimentos possíveis com esta linha de base.
id FCC-1_bc69f88f8beb66f8811fb38859795bee
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1689
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Efeitos dos choques a intervalos variáveis sobre o comportamento alimentar de ratos subnutridosSubnutriçãoZootecniaFoi desenvolvida uma técnica para analisar cronicamente os efeitos de choques a intervalos variáveis, sobrepostos a um procedimento de alimentação livre. Os animais (8 ratos, wister, machos, adultos) 4 subnutridos durante a lactação (12% de caseína) e 4 controles (dieta com 25% de caseína)podiam obter todo o alimento necessário para a sobrevivência em sessões diárias (durante o ciclo noturno) através da resposta de pressão à barra mantida com comida em esquema de CRF. A água era mantida ad libitum. Durante as outras 12 horas (ciclo diurno) os animais dos dois grupos eram mantidos na gaiola viveiro com água ad libitum, mas sem comida. Depois de obtida uma linha de base estável, foi iniciada a apresentação de CS (luz - duração de 30 segundos) seguida de US (choque - duração de 15 segundos) a intervalos variáveis, de 6 a 48 choques por sessão de 12 horas, independentemente do comportamento dos animais. A intensidade do choque foi de 1,0mA e 2,0mA. Foi introduzida uma plataforma do lado oposto à barra que permitia aos animais fuga ou esquiva dos choques. Os animais subnutridos aprenderam antes e mantiveram uma porcentagem muito maior de esquiva que os animais do grupo-controle. Os animais subnutridos também mostraram uma melhor adaptação à situação aversiva ("stress") alterando acentuadamente o padrão alimentar (diminuíram o número e aumentaram o tamanho e a duração das refeições), mantendo, entretanto, o total de alimento e água ingeridos por sessão em níveis bastante semelhantes aos da linha de base, o que não ocorreu com o grupo-controle, que mostrou grandes decréscimos na ingestão de água e comida. Os autores discutem as vantagens deste procedimento para a análise do comportamento alimentar, alguns possíveis interpretações dos lados obtidos e sugerem outros experimentos possíveis com esta linha de base.Fundação Carlos Chagas1979-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1689Cadernos de Pesquisa; No. 29 (1979); 111-124Cadernos de Pesquisa; Núm. 29 (1979); 111-124Cadernos de Pesquisa; No. 29 (1979); 111-124Cadernos de Pesquisa; n. 29 (1979); 111-1241980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1689/1675Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Luiz Marcellino deLevitsky, David A.2023-02-09T14:26:20Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1689Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-09T14:26:20Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos dos choques a intervalos variáveis sobre o comportamento alimentar de ratos subnutridos
title Efeitos dos choques a intervalos variáveis sobre o comportamento alimentar de ratos subnutridos
spellingShingle Efeitos dos choques a intervalos variáveis sobre o comportamento alimentar de ratos subnutridos
Oliveira, Luiz Marcellino de
Subnutrição
Zootecnia
title_short Efeitos dos choques a intervalos variáveis sobre o comportamento alimentar de ratos subnutridos
title_full Efeitos dos choques a intervalos variáveis sobre o comportamento alimentar de ratos subnutridos
title_fullStr Efeitos dos choques a intervalos variáveis sobre o comportamento alimentar de ratos subnutridos
title_full_unstemmed Efeitos dos choques a intervalos variáveis sobre o comportamento alimentar de ratos subnutridos
title_sort Efeitos dos choques a intervalos variáveis sobre o comportamento alimentar de ratos subnutridos
author Oliveira, Luiz Marcellino de
author_facet Oliveira, Luiz Marcellino de
Levitsky, David A.
author_role author
author2 Levitsky, David A.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luiz Marcellino de
Levitsky, David A.
dc.subject.por.fl_str_mv Subnutrição
Zootecnia
topic Subnutrição
Zootecnia
description Foi desenvolvida uma técnica para analisar cronicamente os efeitos de choques a intervalos variáveis, sobrepostos a um procedimento de alimentação livre. Os animais (8 ratos, wister, machos, adultos) 4 subnutridos durante a lactação (12% de caseína) e 4 controles (dieta com 25% de caseína)podiam obter todo o alimento necessário para a sobrevivência em sessões diárias (durante o ciclo noturno) através da resposta de pressão à barra mantida com comida em esquema de CRF. A água era mantida ad libitum. Durante as outras 12 horas (ciclo diurno) os animais dos dois grupos eram mantidos na gaiola viveiro com água ad libitum, mas sem comida. Depois de obtida uma linha de base estável, foi iniciada a apresentação de CS (luz - duração de 30 segundos) seguida de US (choque - duração de 15 segundos) a intervalos variáveis, de 6 a 48 choques por sessão de 12 horas, independentemente do comportamento dos animais. A intensidade do choque foi de 1,0mA e 2,0mA. Foi introduzida uma plataforma do lado oposto à barra que permitia aos animais fuga ou esquiva dos choques. Os animais subnutridos aprenderam antes e mantiveram uma porcentagem muito maior de esquiva que os animais do grupo-controle. Os animais subnutridos também mostraram uma melhor adaptação à situação aversiva ("stress") alterando acentuadamente o padrão alimentar (diminuíram o número e aumentaram o tamanho e a duração das refeições), mantendo, entretanto, o total de alimento e água ingeridos por sessão em níveis bastante semelhantes aos da linha de base, o que não ocorreu com o grupo-controle, que mostrou grandes decréscimos na ingestão de água e comida. Os autores discutem as vantagens deste procedimento para a análise do comportamento alimentar, alguns possíveis interpretações dos lados obtidos e sugerem outros experimentos possíveis com esta linha de base.
publishDate 1979
dc.date.none.fl_str_mv 1979-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1689
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1689/1675
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 29 (1979); 111-124
Cadernos de Pesquisa; Núm. 29 (1979); 111-124
Cadernos de Pesquisa; No. 29 (1979); 111-124
Cadernos de Pesquisa; n. 29 (1979); 111-124
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330313701818368