Efeitos da estimulação escolar na realização de crianças em vários estados nutricionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1979 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1688 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de um programa intensivo de estimulação cognitiva sobre a realização de crianças de diferentes estados nutricionais. A pesquisa, de caráter experimental, envolveu 90 crianças em idade pré-escolar oriundas de famílias de baixo nível socioeconômico de Campina Grande, Paraíba. O desenvolvimento cognitivo das crianças foi avaliado através do Teste de Operações Cognitivas de Poppovic e os dados sobre o ambiente familiar foram levantados através de um questionário aplicado junto às mães. A análise dos resultados, feita através da Análise de Variância, permitiu verificar que o estado nutricional dos sujeitos não influiu em seu desempenho. Concluiu-se que o atraso verificado entre as crianças culturalmente marginalizadas pode ser superado através de uma estimulação escolar adequada. |
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