Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1983 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1485 |
Resumo: | O artigo discute o resultado de algumas provas realizadas com 25 alunos de 1º série de uma escola municipal localizada na periferia de Curitiba, no início do ano letivo de 1981. Segundo Piaget, as 3 noções investigadas - conservação de quantidades numéricas, quantificação da inclusão e seriação - desempenham importante papel na construção da idéia de número pela criança e, portanto, possuem significado pedagógico na iniciação em Matemática. Os resultados das provas revelam que foram constatadas situações evolutivas diversas para cada noção, não estando as crianças preparadas para o início dos cálculos numéricos, de acordo com a teoria piagetiana. |
id |
FCC-1_c102f17e3227e139e2cf6127df51eba4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1485 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposiçõesEnsino de matemáticaConceito numéricoDesenvolvimento cognitivoCuritibaEscolas municipaisO artigo discute o resultado de algumas provas realizadas com 25 alunos de 1º série de uma escola municipal localizada na periferia de Curitiba, no início do ano letivo de 1981. Segundo Piaget, as 3 noções investigadas - conservação de quantidades numéricas, quantificação da inclusão e seriação - desempenham importante papel na construção da idéia de número pela criança e, portanto, possuem significado pedagógico na iniciação em Matemática. Os resultados das provas revelam que foram constatadas situações evolutivas diversas para cada noção, não estando as crianças preparadas para o início dos cálculos numéricos, de acordo com a teoria piagetiana.Fundação Carlos Chagas1983-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1485Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 20-24Cadernos de Pesquisa; Núm. 45 (1983); 20-24Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 20-24Cadernos de Pesquisa; n. 45 (1983); 20-241980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1485/1479Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoro, Maria Lucia Faria2023-05-24T15:28:33Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1485Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-05-24T15:28:33Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições |
title |
Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições |
spellingShingle |
Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições Moro, Maria Lucia Faria Ensino de matemática Conceito numérico Desenvolvimento cognitivo Curitiba Escolas municipais |
title_short |
Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições |
title_full |
Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições |
title_fullStr |
Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições |
title_full_unstemmed |
Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições |
title_sort |
Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições |
author |
Moro, Maria Lucia Faria |
author_facet |
Moro, Maria Lucia Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moro, Maria Lucia Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática Conceito numérico Desenvolvimento cognitivo Curitiba Escolas municipais |
topic |
Ensino de matemática Conceito numérico Desenvolvimento cognitivo Curitiba Escolas municipais |
description |
O artigo discute o resultado de algumas provas realizadas com 25 alunos de 1º série de uma escola municipal localizada na periferia de Curitiba, no início do ano letivo de 1981. Segundo Piaget, as 3 noções investigadas - conservação de quantidades numéricas, quantificação da inclusão e seriação - desempenham importante papel na construção da idéia de número pela criança e, portanto, possuem significado pedagógico na iniciação em Matemática. Os resultados das provas revelam que foram constatadas situações evolutivas diversas para cada noção, não estando as crianças preparadas para o início dos cálculos numéricos, de acordo com a teoria piagetiana. |
publishDate |
1983 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1983-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1485 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1485/1479 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 20-24 Cadernos de Pesquisa; Núm. 45 (1983); 20-24 Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 20-24 Cadernos de Pesquisa; n. 45 (1983); 20-24 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330312980398080 |