Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moro, Maria Lucia Faria
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1485
Resumo: O artigo discute o resultado de algumas provas realizadas com 25 alunos de 1º série de uma escola municipal localizada na periferia de Curitiba, no início do ano letivo de 1981. Segundo Piaget, as 3 noções investigadas - conservação de quantidades numéricas, quantificação da inclusão e seriação - desempenham importante papel na construção da idéia de número pela criança e, portanto, possuem significado pedagógico na iniciação em Matemática. Os resultados das provas revelam que foram constatadas situações evolutivas diversas para cada noção, não estando as crianças preparadas para o início dos cálculos numéricos, de acordo com a teoria piagetiana.
id FCC-1_c102f17e3227e139e2cf6127df51eba4
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1485
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposiçõesEnsino de matemáticaConceito numéricoDesenvolvimento cognitivoCuritibaEscolas municipaisO artigo discute o resultado de algumas provas realizadas com 25 alunos de 1º série de uma escola municipal localizada na periferia de Curitiba, no início do ano letivo de 1981. Segundo Piaget, as 3 noções investigadas - conservação de quantidades numéricas, quantificação da inclusão e seriação - desempenham importante papel na construção da idéia de número pela criança e, portanto, possuem significado pedagógico na iniciação em Matemática. Os resultados das provas revelam que foram constatadas situações evolutivas diversas para cada noção, não estando as crianças preparadas para o início dos cálculos numéricos, de acordo com a teoria piagetiana.Fundação Carlos Chagas1983-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1485Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 20-24Cadernos de Pesquisa; Núm. 45 (1983); 20-24Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 20-24Cadernos de Pesquisa; n. 45 (1983); 20-241980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1485/1479Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoro, Maria Lucia Faria2023-05-24T15:28:33Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1485Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-05-24T15:28:33Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições
title Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições
spellingShingle Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições
Moro, Maria Lucia Faria
Ensino de matemática
Conceito numérico
Desenvolvimento cognitivo
Curitiba
Escolas municipais
title_short Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições
title_full Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições
title_fullStr Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições
title_full_unstemmed Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições
title_sort Iniciação em matemática e construções operatório-concretas: alguns fatos e suposições
author Moro, Maria Lucia Faria
author_facet Moro, Maria Lucia Faria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Maria Lucia Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Conceito numérico
Desenvolvimento cognitivo
Curitiba
Escolas municipais
topic Ensino de matemática
Conceito numérico
Desenvolvimento cognitivo
Curitiba
Escolas municipais
description O artigo discute o resultado de algumas provas realizadas com 25 alunos de 1º série de uma escola municipal localizada na periferia de Curitiba, no início do ano letivo de 1981. Segundo Piaget, as 3 noções investigadas - conservação de quantidades numéricas, quantificação da inclusão e seriação - desempenham importante papel na construção da idéia de número pela criança e, portanto, possuem significado pedagógico na iniciação em Matemática. Os resultados das provas revelam que foram constatadas situações evolutivas diversas para cada noção, não estando as crianças preparadas para o início dos cálculos numéricos, de acordo com a teoria piagetiana.
publishDate 1983
dc.date.none.fl_str_mv 1983-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1485
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1485/1479
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 20-24
Cadernos de Pesquisa; Núm. 45 (1983); 20-24
Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 20-24
Cadernos de Pesquisa; n. 45 (1983); 20-24
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330312980398080