Operações lógico-matemáticas de crianças na 1ª série do 1º grau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fatima Sampaio
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1513
Resumo: O estudo se propôs a diagnosticar o estágio de desenvolvimento de crianças na 1ª série do 1º grau em operações relacionadas com a formação do conceito de número, bem como a avaliar o efeito das variáveis - escola freqüentada pela criança, idade e sexo - no desempenho das crianças naquelas operações. A amostra se constitui de 100 crianças entre 76e 96 meses - 50 de escola pública e 50 de escola particular; em cada grupo, 25 eram meninos e 25 meninas. Testes de enumeração, seriação e conservação de número foram utilizados como instrumentos. Considerando a amostra total, uma percentagem de crianças inferior a 50% se classificou no 3º estágio de enumeração, seriação e conservação de número, estágio este correspondente ao nível operatório. Considerando a amostra por escola, a percentagem de crianças de escola pública que se classificou no 3º estágio das três medidas foi inferior a 37%, enquanto na escola particular foi superior a 57%. A análise de variância revelou que o tipo de escola teve efeito significante sobre o desempenho das crianças em enumeração e seriação, mas não o teve sobre o desempenho em conservação. O efeito do sexo sobre o desempenho das crianças em enumeração, seriação e conservação de número também foi significante. A idade, estudada separadamente em cada escola, não teve efeito significante sobre o desempenho em nenhuma das medidas. Os dados indicam que a maioria das crianças que ingressam no 1º grau principalmente das escolas públicas, ainda não desenvolveram.
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