A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mohr, Adriana
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/838
Resumo: Os volumes pertencentes a três coleções de livros didáticos (1ª a 4ª séries) mais distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1991, foram analisados com relação a seus conteúdos de Programas de Saúde. Os resultados apontam a inadequação desses livros quanto à correção dos conteúdos, metodologias utilizadas e ilustrações apresentadas, dentre outros problemas. O caráter receituário e dogmático das informações veiculadas prejudicam os objetivos dos Programas de Saúde escolares, além de incentivar preconceitos e temores infundados com relação à doença ou aos doentes. Por outro lado, não dimensionam as verdadeiras situações de risco. Tendo em vista a importância do PNLD no cenário educacional atual, são feitas algumas sugestões de melhoria dos processos de avaliação dos livros didáticos disponíveis, o que modificaria a curto e médio prazo a qualidade do Programa.
id FCC-1_c314c80df3d8bdcff80a24bbcba00d0b
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/838
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª sériesEducação em SaúdeLivros DidáticosProgramas de SaúdeOs volumes pertencentes a três coleções de livros didáticos (1ª a 4ª séries) mais distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1991, foram analisados com relação a seus conteúdos de Programas de Saúde. Os resultados apontam a inadequação desses livros quanto à correção dos conteúdos, metodologias utilizadas e ilustrações apresentadas, dentre outros problemas. O caráter receituário e dogmático das informações veiculadas prejudicam os objetivos dos Programas de Saúde escolares, além de incentivar preconceitos e temores infundados com relação à doença ou aos doentes. Por outro lado, não dimensionam as verdadeiras situações de risco. Tendo em vista a importância do PNLD no cenário educacional atual, são feitas algumas sugestões de melhoria dos processos de avaliação dos livros didáticos disponíveis, o que modificaria a curto e médio prazo a qualidade do Programa.Fundação Carlos Chagas1995-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/838Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 50-57Cadernos de Pesquisa; Núm. 94 (1995); 50-57Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 50-57Cadernos de Pesquisa; n. 94 (1995); 50-571980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/838/844Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMohr, Adriana2023-10-24T14:05:47Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/838Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-24T14:05:47Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries
title A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries
spellingShingle A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries
Mohr, Adriana
Educação em Saúde
Livros Didáticos
Programas de Saúde
title_short A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries
title_full A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries
title_fullStr A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries
title_full_unstemmed A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries
title_sort A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries
author Mohr, Adriana
author_facet Mohr, Adriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mohr, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Livros Didáticos
Programas de Saúde
topic Educação em Saúde
Livros Didáticos
Programas de Saúde
description Os volumes pertencentes a três coleções de livros didáticos (1ª a 4ª séries) mais distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1991, foram analisados com relação a seus conteúdos de Programas de Saúde. Os resultados apontam a inadequação desses livros quanto à correção dos conteúdos, metodologias utilizadas e ilustrações apresentadas, dentre outros problemas. O caráter receituário e dogmático das informações veiculadas prejudicam os objetivos dos Programas de Saúde escolares, além de incentivar preconceitos e temores infundados com relação à doença ou aos doentes. Por outro lado, não dimensionam as verdadeiras situações de risco. Tendo em vista a importância do PNLD no cenário educacional atual, são feitas algumas sugestões de melhoria dos processos de avaliação dos livros didáticos disponíveis, o que modificaria a curto e médio prazo a qualidade do Programa.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/838
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/838/844
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 50-57
Cadernos de Pesquisa; Núm. 94 (1995); 50-57
Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 50-57
Cadernos de Pesquisa; n. 94 (1995); 50-57
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310841303040