A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/838 |
Resumo: | Os volumes pertencentes a três coleções de livros didáticos (1ª a 4ª séries) mais distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1991, foram analisados com relação a seus conteúdos de Programas de Saúde. Os resultados apontam a inadequação desses livros quanto à correção dos conteúdos, metodologias utilizadas e ilustrações apresentadas, dentre outros problemas. O caráter receituário e dogmático das informações veiculadas prejudicam os objetivos dos Programas de Saúde escolares, além de incentivar preconceitos e temores infundados com relação à doença ou aos doentes. Por outro lado, não dimensionam as verdadeiras situações de risco. Tendo em vista a importância do PNLD no cenário educacional atual, são feitas algumas sugestões de melhoria dos processos de avaliação dos livros didáticos disponíveis, o que modificaria a curto e médio prazo a qualidade do Programa. |
id |
FCC-1_c314c80df3d8bdcff80a24bbcba00d0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/838 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª sériesEducação em SaúdeLivros DidáticosProgramas de SaúdeOs volumes pertencentes a três coleções de livros didáticos (1ª a 4ª séries) mais distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1991, foram analisados com relação a seus conteúdos de Programas de Saúde. Os resultados apontam a inadequação desses livros quanto à correção dos conteúdos, metodologias utilizadas e ilustrações apresentadas, dentre outros problemas. O caráter receituário e dogmático das informações veiculadas prejudicam os objetivos dos Programas de Saúde escolares, além de incentivar preconceitos e temores infundados com relação à doença ou aos doentes. Por outro lado, não dimensionam as verdadeiras situações de risco. Tendo em vista a importância do PNLD no cenário educacional atual, são feitas algumas sugestões de melhoria dos processos de avaliação dos livros didáticos disponíveis, o que modificaria a curto e médio prazo a qualidade do Programa.Fundação Carlos Chagas1995-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/838Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 50-57Cadernos de Pesquisa; Núm. 94 (1995); 50-57Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 50-57Cadernos de Pesquisa; n. 94 (1995); 50-571980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/838/844Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMohr, Adriana2023-10-24T14:05:47Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/838Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-24T14:05:47Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries |
title |
A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries |
spellingShingle |
A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries Mohr, Adriana Educação em Saúde Livros Didáticos Programas de Saúde |
title_short |
A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries |
title_full |
A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries |
title_fullStr |
A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries |
title_full_unstemmed |
A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries |
title_sort |
A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries |
author |
Mohr, Adriana |
author_facet |
Mohr, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mohr, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde Livros Didáticos Programas de Saúde |
topic |
Educação em Saúde Livros Didáticos Programas de Saúde |
description |
Os volumes pertencentes a três coleções de livros didáticos (1ª a 4ª séries) mais distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1991, foram analisados com relação a seus conteúdos de Programas de Saúde. Os resultados apontam a inadequação desses livros quanto à correção dos conteúdos, metodologias utilizadas e ilustrações apresentadas, dentre outros problemas. O caráter receituário e dogmático das informações veiculadas prejudicam os objetivos dos Programas de Saúde escolares, além de incentivar preconceitos e temores infundados com relação à doença ou aos doentes. Por outro lado, não dimensionam as verdadeiras situações de risco. Tendo em vista a importância do PNLD no cenário educacional atual, são feitas algumas sugestões de melhoria dos processos de avaliação dos livros didáticos disponíveis, o que modificaria a curto e médio prazo a qualidade do Programa. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/838 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/838/844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 50-57 Cadernos de Pesquisa; Núm. 94 (1995); 50-57 Cadernos de Pesquisa; No. 94 (1995); 50-57 Cadernos de Pesquisa; n. 94 (1995); 50-57 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330310841303040 |