O livro didático como objeto da história da educação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana dos Santos, Oton Magno
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bomfim, Natanael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/865
Resumo: O presente trabalho apresenta reflexões sobre o livro didático com ênfase na sua importância como suporte mais recorrente ao trabalho docente e, em muitos casos, o único suporte disponível a professores e estudantes. Propõe uma discussão sobre o conceito de livro didático e suas implicações históricas. Na sequência, destaca o Programa Nacional do Livro Didático, sua história e sua abrangência. Para tanto, realizamos uma breve descrição do histórico do LD, através de consultas aos portais do MEC e do FNDE. Utilizamos as definições de Antônio Gomes Batista, Maria José Coracini, Marisa Lajolo e Regina Zilberman para entender não apenas a definição de livro didático, mas também o seu objeto e os seus precursores ou antecedentes. Além dos autores citados, foram citados como referência neste trabalho Cassiano (2013), Kleiman (2008) e Munakata (2007). 
id UNICID_de3c20c57a686d39fd24aba89dce5792
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/865
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling O livro didático como objeto da história da educação brasileiraLivro didáticoEducaçãoPrograma Nacional do Livro Didático.O presente trabalho apresenta reflexões sobre o livro didático com ênfase na sua importância como suporte mais recorrente ao trabalho docente e, em muitos casos, o único suporte disponível a professores e estudantes. Propõe uma discussão sobre o conceito de livro didático e suas implicações históricas. Na sequência, destaca o Programa Nacional do Livro Didático, sua história e sua abrangência. Para tanto, realizamos uma breve descrição do histórico do LD, através de consultas aos portais do MEC e do FNDE. Utilizamos as definições de Antônio Gomes Batista, Maria José Coracini, Marisa Lajolo e Regina Zilberman para entender não apenas a definição de livro didático, mas também o seu objeto e os seus precursores ou antecedentes. Além dos autores citados, foram citados como referência neste trabalho Cassiano (2013), Kleiman (2008) e Munakata (2007).  Universidade Cidade de São Paulo2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/86510.26843/v13.n1.2020.865.p92-105Revista @mbienteeducação; Vol. 13 No. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 92-105Revista @mbienteeducação; Vol. 13 Núm. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 92-105Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 92-1051982-863210.26843/ae.v13.n1.2020reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/865/729Copyright (c) 2019 Oton Magno Santana dos Santos, Natanael Bomfiminfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana dos Santos, Oton MagnoBomfim, Natanael2023-07-22T22:24:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/865Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:24:26Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático como objeto da história da educação brasileira
title O livro didático como objeto da história da educação brasileira
spellingShingle O livro didático como objeto da história da educação brasileira
Santana dos Santos, Oton Magno
Livro didático
Educação
Programa Nacional do Livro Didático.
title_short O livro didático como objeto da história da educação brasileira
title_full O livro didático como objeto da história da educação brasileira
title_fullStr O livro didático como objeto da história da educação brasileira
title_full_unstemmed O livro didático como objeto da história da educação brasileira
title_sort O livro didático como objeto da história da educação brasileira
author Santana dos Santos, Oton Magno
author_facet Santana dos Santos, Oton Magno
Bomfim, Natanael
author_role author
author2 Bomfim, Natanael
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana dos Santos, Oton Magno
Bomfim, Natanael
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Educação
Programa Nacional do Livro Didático.
topic Livro didático
Educação
Programa Nacional do Livro Didático.
description O presente trabalho apresenta reflexões sobre o livro didático com ênfase na sua importância como suporte mais recorrente ao trabalho docente e, em muitos casos, o único suporte disponível a professores e estudantes. Propõe uma discussão sobre o conceito de livro didático e suas implicações históricas. Na sequência, destaca o Programa Nacional do Livro Didático, sua história e sua abrangência. Para tanto, realizamos uma breve descrição do histórico do LD, através de consultas aos portais do MEC e do FNDE. Utilizamos as definições de Antônio Gomes Batista, Maria José Coracini, Marisa Lajolo e Regina Zilberman para entender não apenas a definição de livro didático, mas também o seu objeto e os seus precursores ou antecedentes. Além dos autores citados, foram citados como referência neste trabalho Cassiano (2013), Kleiman (2008) e Munakata (2007). 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/865
10.26843/v13.n1.2020.865.p92-105
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/865
identifier_str_mv 10.26843/v13.n1.2020.865.p92-105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/865/729
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Oton Magno Santana dos Santos, Natanael Bomfim
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Oton Magno Santana dos Santos, Natanael Bomfim
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 13 No. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 92-105
Revista @mbienteeducação; Vol. 13 Núm. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 92-105
Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 1 (2020): Jan. / Abr. 2020: Desafios e perspectivas da Educação Infantil: políticas e direitos da criança; 92-105
1982-8632
10.26843/ae.v13.n1.2020
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315140468178944