Expansão e qualidade da educação básica no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/177 |
Resumo: | O trabalho consiste em uma apreciação crítica sobre a taxa de escolarização bruta, fluxo escolar, desempenho do estudante, evasão, repetência e outros indicadores utilizados como parâmetros para a avaliação da qualidade na educação básica brasileira. Trata-se de matéria de caráter ensaístico sobre o fato de que o custo de universalizar as matrículas foi uma perceptível queda no rendimento dos alunos. No entanto, o trabalho mostra que a qualidade deve ser considerada em termos representados pelos ganhos sociais da universalização do ensino e não unicamente pelas notas obtidas nas provas. São expostos problemas conceituais referentes ao novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, utilizado na formulação de políticas públicas para que o Brasil melhore sua posição no ranking internacional da educação. |
id |
FCC-1_c317ab27aebfb18705e19de5364b9610 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/177 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Expansão e qualidade da educação básica no BrasilAvaliação da EducaçãoPolíticas EducacionaisQualidade do EnsinoDados EstatísticosO trabalho consiste em uma apreciação crítica sobre a taxa de escolarização bruta, fluxo escolar, desempenho do estudante, evasão, repetência e outros indicadores utilizados como parâmetros para a avaliação da qualidade na educação básica brasileira. Trata-se de matéria de caráter ensaístico sobre o fato de que o custo de universalizar as matrículas foi uma perceptível queda no rendimento dos alunos. No entanto, o trabalho mostra que a qualidade deve ser considerada em termos representados pelos ganhos sociais da universalização do ensino e não unicamente pelas notas obtidas nas provas. São expostos problemas conceituais referentes ao novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, utilizado na formulação de políticas públicas para que o Brasil melhore sua posição no ranking internacional da educação.Fundação Carlos Chagas2010-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/177Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 140 (2010); 561-585Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 140 (2010); 561-585Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 140 (2010); 561-585Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 140 (2010); 561-5851980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/177/192Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarchelli, Paulo Sérgio2023-11-08T12:29:30Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/177Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T12:29:30Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expansão e qualidade da educação básica no Brasil |
title |
Expansão e qualidade da educação básica no Brasil |
spellingShingle |
Expansão e qualidade da educação básica no Brasil Marchelli, Paulo Sérgio Avaliação da Educação Políticas Educacionais Qualidade do Ensino Dados Estatísticos |
title_short |
Expansão e qualidade da educação básica no Brasil |
title_full |
Expansão e qualidade da educação básica no Brasil |
title_fullStr |
Expansão e qualidade da educação básica no Brasil |
title_full_unstemmed |
Expansão e qualidade da educação básica no Brasil |
title_sort |
Expansão e qualidade da educação básica no Brasil |
author |
Marchelli, Paulo Sérgio |
author_facet |
Marchelli, Paulo Sérgio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchelli, Paulo Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Educação Políticas Educacionais Qualidade do Ensino Dados Estatísticos |
topic |
Avaliação da Educação Políticas Educacionais Qualidade do Ensino Dados Estatísticos |
description |
O trabalho consiste em uma apreciação crítica sobre a taxa de escolarização bruta, fluxo escolar, desempenho do estudante, evasão, repetência e outros indicadores utilizados como parâmetros para a avaliação da qualidade na educação básica brasileira. Trata-se de matéria de caráter ensaístico sobre o fato de que o custo de universalizar as matrículas foi uma perceptível queda no rendimento dos alunos. No entanto, o trabalho mostra que a qualidade deve ser considerada em termos representados pelos ganhos sociais da universalização do ensino e não unicamente pelas notas obtidas nas provas. São expostos problemas conceituais referentes ao novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, utilizado na formulação de políticas públicas para que o Brasil melhore sua posição no ranking internacional da educação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/177 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/177/192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 140 (2010); 561-585 Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 140 (2010); 561-585 Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 140 (2010); 561-585 Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 140 (2010); 561-585 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330308416995328 |