A educação e a inserção do Brasil na modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sérgio Costa
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/963
Resumo: Este trabalho analisa os principais indicadores educacionais do país, revelando erros nas estatísticas oficiais do Ministério da Educação que levam a distorções nas políticas educacionais. Ao contrário do que se apregoa, verifica-se que o brasileiro faz um esforço enorme para se educar. A análise dos indicadores de desempenho, comparados aos de alguns países, sugere que o Brasil não tem como competir num mundo onde a internacionalização do capital e da tecnologia é cada vez mais acentuada. Sugerem-se algumas políticas que deveriam ser implementadas para superação dos atuais níveis de ineficiência de nosso sistema educacional.
id FCC-1_0948a98b30caca0c54ab59d411740fdb
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/963
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A educação e a inserção do Brasil na modernidadePolíticas EducacionaisEstatísticas EducacionaisMelhoria da Qualidade do EnsinoEste trabalho analisa os principais indicadores educacionais do país, revelando erros nas estatísticas oficiais do Ministério da Educação que levam a distorções nas políticas educacionais. Ao contrário do que se apregoa, verifica-se que o brasileiro faz um esforço enorme para se educar. A análise dos indicadores de desempenho, comparados aos de alguns países, sugere que o Brasil não tem como competir num mundo onde a internacionalização do capital e da tecnologia é cada vez mais acentuada. Sugerem-se algumas políticas que deveriam ser implementadas para superação dos atuais níveis de ineficiência de nosso sistema educacional. Fundação Carlos Chagas1992-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/963Cadernos de Pesquisa; No. 84 (1993); 63-82Cadernos de Pesquisa; Núm. 84 (1993); 63-82Cadernos de Pesquisa; No. 84 (1993); 63-82Cadernos de Pesquisa; n. 84 (1993); 63-821980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/963/968Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Sérgio Costa2023-10-19T14:41:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/963Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-19T14:41:37Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação e a inserção do Brasil na modernidade
title A educação e a inserção do Brasil na modernidade
spellingShingle A educação e a inserção do Brasil na modernidade
Ribeiro, Sérgio Costa
Políticas Educacionais
Estatísticas Educacionais
Melhoria da Qualidade do Ensino
title_short A educação e a inserção do Brasil na modernidade
title_full A educação e a inserção do Brasil na modernidade
title_fullStr A educação e a inserção do Brasil na modernidade
title_full_unstemmed A educação e a inserção do Brasil na modernidade
title_sort A educação e a inserção do Brasil na modernidade
author Ribeiro, Sérgio Costa
author_facet Ribeiro, Sérgio Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Sérgio Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Educacionais
Estatísticas Educacionais
Melhoria da Qualidade do Ensino
topic Políticas Educacionais
Estatísticas Educacionais
Melhoria da Qualidade do Ensino
description Este trabalho analisa os principais indicadores educacionais do país, revelando erros nas estatísticas oficiais do Ministério da Educação que levam a distorções nas políticas educacionais. Ao contrário do que se apregoa, verifica-se que o brasileiro faz um esforço enorme para se educar. A análise dos indicadores de desempenho, comparados aos de alguns países, sugere que o Brasil não tem como competir num mundo onde a internacionalização do capital e da tecnologia é cada vez mais acentuada. Sugerem-se algumas políticas que deveriam ser implementadas para superação dos atuais níveis de ineficiência de nosso sistema educacional.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/963
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/963/968
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 84 (1993); 63-82
Cadernos de Pesquisa; Núm. 84 (1993); 63-82
Cadernos de Pesquisa; No. 84 (1993); 63-82
Cadernos de Pesquisa; n. 84 (1993); 63-82
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330311213547520