Um estudo quantitativo sobre a reprovação no curso primário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1975 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1838 |
Resumo: | Para verificar as causas e conseqüências da reprovação escolar, foram estudados comparativamente e caracterizados quantitativamente 1300 alunos, classificados em três grupos: não reprovados (R0), reprovados uma vez (RI) e reprovados duas vezes (RII) em função das médias das notas dos exames finais obtidas nas quatro séries do curso primário, nível socioeconômico e nível mental. Para a caracterização quantitativa utilizou-se a técnica de correlação parcial e múltipla, e para o estudo comparativo as de análise de variância (Teste F) e Teste de Tuckey. |
id |
FCC-1_c3c2e4253b6fe37cfc8e16803ab7c1f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1838 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo quantitativo sobre a reprovação no curso primárioEnsino primárioTaxa de reprovaçãoAnálise quantitativaPara verificar as causas e conseqüências da reprovação escolar, foram estudados comparativamente e caracterizados quantitativamente 1300 alunos, classificados em três grupos: não reprovados (R0), reprovados uma vez (RI) e reprovados duas vezes (RII) em função das médias das notas dos exames finais obtidas nas quatro séries do curso primário, nível socioeconômico e nível mental. Para a caracterização quantitativa utilizou-se a técnica de correlação parcial e múltipla, e para o estudo comparativo as de análise de variância (Teste F) e Teste de Tuckey. Fundação Carlos Chagas1975-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1838Cadernos de Pesquisa; No. 12 (1975); 3-18Cadernos de Pesquisa; Núm. 12 (1975); 3-18Cadernos de Pesquisa; No. 12 (1975); 3-18Cadernos de Pesquisa; n. 12 (1975); 3-181980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1838/1807Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Dair Aily Franco de2023-02-01T15:21:12Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1838Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-01T15:21:12Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo quantitativo sobre a reprovação no curso primário |
title |
Um estudo quantitativo sobre a reprovação no curso primário |
spellingShingle |
Um estudo quantitativo sobre a reprovação no curso primário Camargo, Dair Aily Franco de Ensino primário Taxa de reprovação Análise quantitativa |
title_short |
Um estudo quantitativo sobre a reprovação no curso primário |
title_full |
Um estudo quantitativo sobre a reprovação no curso primário |
title_fullStr |
Um estudo quantitativo sobre a reprovação no curso primário |
title_full_unstemmed |
Um estudo quantitativo sobre a reprovação no curso primário |
title_sort |
Um estudo quantitativo sobre a reprovação no curso primário |
author |
Camargo, Dair Aily Franco de |
author_facet |
Camargo, Dair Aily Franco de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Dair Aily Franco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino primário Taxa de reprovação Análise quantitativa |
topic |
Ensino primário Taxa de reprovação Análise quantitativa |
description |
Para verificar as causas e conseqüências da reprovação escolar, foram estudados comparativamente e caracterizados quantitativamente 1300 alunos, classificados em três grupos: não reprovados (R0), reprovados uma vez (RI) e reprovados duas vezes (RII) em função das médias das notas dos exames finais obtidas nas quatro séries do curso primário, nível socioeconômico e nível mental. Para a caracterização quantitativa utilizou-se a técnica de correlação parcial e múltipla, e para o estudo comparativo as de análise de variância (Teste F) e Teste de Tuckey. |
publishDate |
1975 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1975-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1838 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1838/1807 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 12 (1975); 3-18 Cadernos de Pesquisa; Núm. 12 (1975); 3-18 Cadernos de Pesquisa; No. 12 (1975); 3-18 Cadernos de Pesquisa; n. 12 (1975); 3-18 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330314363469824 |