A passagem para a 5ª série: um projeto de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/960 |
Resumo: | Índices de insucesso escolar são observados em todas as séries da escola pública brasileira mas, no ensino de 1º grau, observam-se dois "picos" de reprovação, o maior deles nas primeiras séries (agora, no final do Ciclo Básico); o segundo, que tem recebido pouca atenção dos pesquisadores, ocorre ao final da 5ª série e, ao que tudo indica, é mais grave e complexo nas escolas de periferia. O presente trabalho relata um projeto desenvolvido na Delegacia de Ensino de Caieiras (SP), que objetivou avaliar o repertório de alunos das 4ªs séries, introduzir programas de revisão e propor a continuidade do trabalho nas 5ªs séries. Os resultados obtidos demonstram progressos relevantes no desempenho acadêmico dos alunos, discutindo-se as dificuldades específicas intra-escolares encontradas. |
id |
FCC-1_c728d360dd5f556af5509ebf70d1b967 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/960 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A passagem para a 5ª série: um projeto de intervençãoEnsino de 1º GrauFatores Intra-EscolaresFracasso EscolarRepetênciaEvasãoÍndices de insucesso escolar são observados em todas as séries da escola pública brasileira mas, no ensino de 1º grau, observam-se dois "picos" de reprovação, o maior deles nas primeiras séries (agora, no final do Ciclo Básico); o segundo, que tem recebido pouca atenção dos pesquisadores, ocorre ao final da 5ª série e, ao que tudo indica, é mais grave e complexo nas escolas de periferia. O presente trabalho relata um projeto desenvolvido na Delegacia de Ensino de Caieiras (SP), que objetivou avaliar o repertório de alunos das 4ªs séries, introduzir programas de revisão e propor a continuidade do trabalho nas 5ªs séries. Os resultados obtidos demonstram progressos relevantes no desempenho acadêmico dos alunos, discutindo-se as dificuldades específicas intra-escolares encontradas.Fundação Carlos Chagas1992-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/960Cadernos de Pesquisa; No. 84 (1993); 31-42Cadernos de Pesquisa; Núm. 84 (1993); 31-42Cadernos de Pesquisa; No. 84 (1993); 31-42Cadernos de Pesquisa; n. 84 (1993); 31-421980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/960/966Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Sérgio Antonio da Silva2023-10-19T14:37:23Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/960Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-19T14:37:23Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A passagem para a 5ª série: um projeto de intervenção |
title |
A passagem para a 5ª série: um projeto de intervenção |
spellingShingle |
A passagem para a 5ª série: um projeto de intervenção Leite, Sérgio Antonio da Silva Ensino de 1º Grau Fatores Intra-Escolares Fracasso Escolar Repetência Evasão |
title_short |
A passagem para a 5ª série: um projeto de intervenção |
title_full |
A passagem para a 5ª série: um projeto de intervenção |
title_fullStr |
A passagem para a 5ª série: um projeto de intervenção |
title_full_unstemmed |
A passagem para a 5ª série: um projeto de intervenção |
title_sort |
A passagem para a 5ª série: um projeto de intervenção |
author |
Leite, Sérgio Antonio da Silva |
author_facet |
Leite, Sérgio Antonio da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Sérgio Antonio da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de 1º Grau Fatores Intra-Escolares Fracasso Escolar Repetência Evasão |
topic |
Ensino de 1º Grau Fatores Intra-Escolares Fracasso Escolar Repetência Evasão |
description |
Índices de insucesso escolar são observados em todas as séries da escola pública brasileira mas, no ensino de 1º grau, observam-se dois "picos" de reprovação, o maior deles nas primeiras séries (agora, no final do Ciclo Básico); o segundo, que tem recebido pouca atenção dos pesquisadores, ocorre ao final da 5ª série e, ao que tudo indica, é mais grave e complexo nas escolas de periferia. O presente trabalho relata um projeto desenvolvido na Delegacia de Ensino de Caieiras (SP), que objetivou avaliar o repertório de alunos das 4ªs séries, introduzir programas de revisão e propor a continuidade do trabalho nas 5ªs séries. Os resultados obtidos demonstram progressos relevantes no desempenho acadêmico dos alunos, discutindo-se as dificuldades específicas intra-escolares encontradas. |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/960 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/960/966 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 84 (1993); 31-42 Cadernos de Pesquisa; Núm. 84 (1993); 31-42 Cadernos de Pesquisa; No. 84 (1993); 31-42 Cadernos de Pesquisa; n. 84 (1993); 31-42 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330311209353216 |