Professores leigos x professores habilitados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1986 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1303 |
Resumo: | O principal objetivo deste estudo foi identificar o impacto dos programas de qualificação dos professores sobre os estudantes, a escola, a comunidade e os orçamentos municipais. Este estudo envolve 34 escolas de três diferentes municípios abrangendo 44 professores de primeiras séries, 389estudantes e 33 pais de alunos. Dados estatísticos e históricos foram coletados a fim de analisar a evolução da qualificação de professores da escola de 1º grau em Sergipe e o impacto da qualificação dos professores sobre o orçamento municipal. Observação em sala de aula e questionário para estudo do perfil dos professores; teste de Linguagem e Matemática para uso com os estudantes e entrevistas com os pais foram os procedimentos usados. De acordo com a análise de covariância, a variável "qualificação do professor" se coloca como a mais significante - diferenças foram encontradas no desempenho de alunos preparados pelo programa Logos II. Contudo, a "idade dos estudantes" e "anos de experiência de ensino" foram também consideradas importantes. Este estudo mostra claramente que o currículo da Escola Normal precisa ser revisado e revitalizado; e a transferência da responsabilidade da escola de 1º grau para o município precisa ser reanalisada. |
id |
FCC-1_ce4618d91ee1a79a4736ec1e63abe31e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1303 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores leigos x professores habilitadosProfessores leigosEscola normalMagistérioEnsino de 1º grauSergipeFormação de professoresRecursos financeirosO principal objetivo deste estudo foi identificar o impacto dos programas de qualificação dos professores sobre os estudantes, a escola, a comunidade e os orçamentos municipais. Este estudo envolve 34 escolas de três diferentes municípios abrangendo 44 professores de primeiras séries, 389estudantes e 33 pais de alunos. Dados estatísticos e históricos foram coletados a fim de analisar a evolução da qualificação de professores da escola de 1º grau em Sergipe e o impacto da qualificação dos professores sobre o orçamento municipal. Observação em sala de aula e questionário para estudo do perfil dos professores; teste de Linguagem e Matemática para uso com os estudantes e entrevistas com os pais foram os procedimentos usados. De acordo com a análise de covariância, a variável "qualificação do professor" se coloca como a mais significante - diferenças foram encontradas no desempenho de alunos preparados pelo programa Logos II. Contudo, a "idade dos estudantes" e "anos de experiência de ensino" foram também consideradas importantes. Este estudo mostra claramente que o currículo da Escola Normal precisa ser revisado e revitalizado; e a transferência da responsabilidade da escola de 1º grau para o município precisa ser reanalisada.Fundação Carlos Chagas1986-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1303Cadernos de Pesquisa; No. 59 (1986); 15-26Cadernos de Pesquisa; Núm. 59 (1986); 15-26Cadernos de Pesquisa; No. 59 (1986); 15-26Cadernos de Pesquisa; n. 59 (1986); 15-261980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1303/1306Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Gizelda SantanaAndrade, Maria Olga deNunes, Maria ThétisBerger, Miguel AndréOliveira, Nélia Alves deRibeiro, Neuza Maria SalesPrior, Vilma Porto2023-03-08T14:41:36Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1303Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-08T14:41:36Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores leigos x professores habilitados |
title |
Professores leigos x professores habilitados |
spellingShingle |
Professores leigos x professores habilitados Morais, Gizelda Santana Professores leigos Escola normal Magistério Ensino de 1º grau Sergipe Formação de professores Recursos financeiros |
title_short |
Professores leigos x professores habilitados |
title_full |
Professores leigos x professores habilitados |
title_fullStr |
Professores leigos x professores habilitados |
title_full_unstemmed |
Professores leigos x professores habilitados |
title_sort |
Professores leigos x professores habilitados |
author |
Morais, Gizelda Santana |
author_facet |
Morais, Gizelda Santana Andrade, Maria Olga de Nunes, Maria Thétis Berger, Miguel André Oliveira, Nélia Alves de Ribeiro, Neuza Maria Sales Prior, Vilma Porto |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Maria Olga de Nunes, Maria Thétis Berger, Miguel André Oliveira, Nélia Alves de Ribeiro, Neuza Maria Sales Prior, Vilma Porto |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Gizelda Santana Andrade, Maria Olga de Nunes, Maria Thétis Berger, Miguel André Oliveira, Nélia Alves de Ribeiro, Neuza Maria Sales Prior, Vilma Porto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores leigos Escola normal Magistério Ensino de 1º grau Sergipe Formação de professores Recursos financeiros |
topic |
Professores leigos Escola normal Magistério Ensino de 1º grau Sergipe Formação de professores Recursos financeiros |
description |
O principal objetivo deste estudo foi identificar o impacto dos programas de qualificação dos professores sobre os estudantes, a escola, a comunidade e os orçamentos municipais. Este estudo envolve 34 escolas de três diferentes municípios abrangendo 44 professores de primeiras séries, 389estudantes e 33 pais de alunos. Dados estatísticos e históricos foram coletados a fim de analisar a evolução da qualificação de professores da escola de 1º grau em Sergipe e o impacto da qualificação dos professores sobre o orçamento municipal. Observação em sala de aula e questionário para estudo do perfil dos professores; teste de Linguagem e Matemática para uso com os estudantes e entrevistas com os pais foram os procedimentos usados. De acordo com a análise de covariância, a variável "qualificação do professor" se coloca como a mais significante - diferenças foram encontradas no desempenho de alunos preparados pelo programa Logos II. Contudo, a "idade dos estudantes" e "anos de experiência de ensino" foram também consideradas importantes. Este estudo mostra claramente que o currículo da Escola Normal precisa ser revisado e revitalizado; e a transferência da responsabilidade da escola de 1º grau para o município precisa ser reanalisada. |
publishDate |
1986 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1986-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1303 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1303/1306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 59 (1986); 15-26 Cadernos de Pesquisa; Núm. 59 (1986); 15-26 Cadernos de Pesquisa; No. 59 (1986); 15-26 Cadernos de Pesquisa; n. 59 (1986); 15-26 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330312523218944 |