Professores leigos x professores habilitados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Gizelda Santana
Data de Publicação: 1986
Outros Autores: Andrade, Maria Olga de, Nunes, Maria Thétis, Berger, Miguel André, Oliveira, Nélia Alves de, Ribeiro, Neuza Maria Sales, Prior, Vilma Porto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1303
Resumo: O principal objetivo deste estudo foi identificar o impacto dos programas de qualificação dos professores sobre os estudantes, a escola, a comunidade e os orçamentos municipais. Este estudo envolve 34 escolas de três diferentes municípios abrangendo 44 professores de primeiras séries, 389estudantes e 33 pais de alunos. Dados estatísticos e históricos foram coletados a fim de analisar a evolução da qualificação de professores da escola de 1º grau em Sergipe e o impacto da qualificação dos professores sobre o orçamento municipal. Observação em sala de aula e questionário para estudo do perfil dos professores; teste de Linguagem e Matemática para uso com os estudantes e entrevistas com os pais foram os procedimentos usados. De acordo com a análise de covariância, a variável "qualificação do professor" se coloca como a mais significante - diferenças foram encontradas no desempenho de alunos preparados pelo programa Logos II. Contudo, a "idade dos estudantes" e "anos de experiência de ensino" foram também consideradas importantes. Este estudo mostra claramente que o currículo da Escola Normal precisa ser revisado e revitalizado; e a transferência da responsabilidade da escola de 1º grau para o município precisa ser reanalisada.
id FCC-1_ce4618d91ee1a79a4736ec1e63abe31e
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1303
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Professores leigos x professores habilitadosProfessores leigosEscola normalMagistérioEnsino de 1º grauSergipeFormação de professoresRecursos financeirosO principal objetivo deste estudo foi identificar o impacto dos programas de qualificação dos professores sobre os estudantes, a escola, a comunidade e os orçamentos municipais. Este estudo envolve 34 escolas de três diferentes municípios abrangendo 44 professores de primeiras séries, 389estudantes e 33 pais de alunos. Dados estatísticos e históricos foram coletados a fim de analisar a evolução da qualificação de professores da escola de 1º grau em Sergipe e o impacto da qualificação dos professores sobre o orçamento municipal. Observação em sala de aula e questionário para estudo do perfil dos professores; teste de Linguagem e Matemática para uso com os estudantes e entrevistas com os pais foram os procedimentos usados. De acordo com a análise de covariância, a variável "qualificação do professor" se coloca como a mais significante - diferenças foram encontradas no desempenho de alunos preparados pelo programa Logos II. Contudo, a "idade dos estudantes" e "anos de experiência de ensino" foram também consideradas importantes. Este estudo mostra claramente que o currículo da Escola Normal precisa ser revisado e revitalizado; e a transferência da responsabilidade da escola de 1º grau para o município precisa ser reanalisada.Fundação Carlos Chagas1986-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1303Cadernos de Pesquisa; No. 59 (1986); 15-26Cadernos de Pesquisa; Núm. 59 (1986); 15-26Cadernos de Pesquisa; No. 59 (1986); 15-26Cadernos de Pesquisa; n. 59 (1986); 15-261980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1303/1306Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Gizelda SantanaAndrade, Maria Olga deNunes, Maria ThétisBerger, Miguel AndréOliveira, Nélia Alves deRibeiro, Neuza Maria SalesPrior, Vilma Porto2023-03-08T14:41:36Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1303Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-08T14:41:36Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores leigos x professores habilitados
title Professores leigos x professores habilitados
spellingShingle Professores leigos x professores habilitados
Morais, Gizelda Santana
Professores leigos
Escola normal
Magistério
Ensino de 1º grau
Sergipe
Formação de professores
Recursos financeiros
title_short Professores leigos x professores habilitados
title_full Professores leigos x professores habilitados
title_fullStr Professores leigos x professores habilitados
title_full_unstemmed Professores leigos x professores habilitados
title_sort Professores leigos x professores habilitados
author Morais, Gizelda Santana
author_facet Morais, Gizelda Santana
Andrade, Maria Olga de
Nunes, Maria Thétis
Berger, Miguel André
Oliveira, Nélia Alves de
Ribeiro, Neuza Maria Sales
Prior, Vilma Porto
author_role author
author2 Andrade, Maria Olga de
Nunes, Maria Thétis
Berger, Miguel André
Oliveira, Nélia Alves de
Ribeiro, Neuza Maria Sales
Prior, Vilma Porto
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Gizelda Santana
Andrade, Maria Olga de
Nunes, Maria Thétis
Berger, Miguel André
Oliveira, Nélia Alves de
Ribeiro, Neuza Maria Sales
Prior, Vilma Porto
dc.subject.por.fl_str_mv Professores leigos
Escola normal
Magistério
Ensino de 1º grau
Sergipe
Formação de professores
Recursos financeiros
topic Professores leigos
Escola normal
Magistério
Ensino de 1º grau
Sergipe
Formação de professores
Recursos financeiros
description O principal objetivo deste estudo foi identificar o impacto dos programas de qualificação dos professores sobre os estudantes, a escola, a comunidade e os orçamentos municipais. Este estudo envolve 34 escolas de três diferentes municípios abrangendo 44 professores de primeiras séries, 389estudantes e 33 pais de alunos. Dados estatísticos e históricos foram coletados a fim de analisar a evolução da qualificação de professores da escola de 1º grau em Sergipe e o impacto da qualificação dos professores sobre o orçamento municipal. Observação em sala de aula e questionário para estudo do perfil dos professores; teste de Linguagem e Matemática para uso com os estudantes e entrevistas com os pais foram os procedimentos usados. De acordo com a análise de covariância, a variável "qualificação do professor" se coloca como a mais significante - diferenças foram encontradas no desempenho de alunos preparados pelo programa Logos II. Contudo, a "idade dos estudantes" e "anos de experiência de ensino" foram também consideradas importantes. Este estudo mostra claramente que o currículo da Escola Normal precisa ser revisado e revitalizado; e a transferência da responsabilidade da escola de 1º grau para o município precisa ser reanalisada.
publishDate 1986
dc.date.none.fl_str_mv 1986-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1303
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1303/1306
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 59 (1986); 15-26
Cadernos de Pesquisa; Núm. 59 (1986); 15-26
Cadernos de Pesquisa; No. 59 (1986); 15-26
Cadernos de Pesquisa; n. 59 (1986); 15-26
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330312523218944