A professora e a construção do conhecimento sobre o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penin, Sonia Teresinha de Sousa
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/854
Resumo: Com o objetivo de estudar a construção do conhecimento da professora sobre o ensino, o artigo trata de algumas questões teórico-metodológicas relacionadas ao estudo da construção do conhecimento de modo geral. Examina, em particular, os conceitos "saber", "conhecimento" e "representação" assim como as relações recíprocas que estabelecem. A suposição que norteia a reflexão é que a construção do conhecimento, assim como a da própria subjetividade, se dá a partir de matrizes sociais, mediadas pela cultura e pela linguagem, que chegam ao sujeito como representações. Nessa mediação a vivência e o vivido são de importância fundamental, e, no caso da professora, ganha relevância a cultura escolar, especialmente as relações que estabelece com os alunos.
id FCC-1_cf9398e44b89ac08d220eb05b2fa2192
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/854
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A professora e a construção do conhecimento sobre o ensinoConstrução do ConhecimentoRepresentação do ProfessorCultura EscolarCom o objetivo de estudar a construção do conhecimento da professora sobre o ensino, o artigo trata de algumas questões teórico-metodológicas relacionadas ao estudo da construção do conhecimento de modo geral. Examina, em particular, os conceitos "saber", "conhecimento" e "representação" assim como as relações recíprocas que estabelecem. A suposição que norteia a reflexão é que a construção do conhecimento, assim como a da própria subjetividade, se dá a partir de matrizes sociais, mediadas pela cultura e pela linguagem, que chegam ao sujeito como representações. Nessa mediação a vivência e o vivido são de importância fundamental, e, no caso da professora, ganha relevância a cultura escolar, especialmente as relações que estabelece com os alunos.Fundação Carlos Chagas1995-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/854Cadernos de Pesquisa; No. 92 (1995); 05-15Cadernos de Pesquisa; Núm. 92 (1995); 05-15Cadernos de Pesquisa; No. 92 (1995); 05-15Cadernos de Pesquisa; n. 92 (1995); 05-151980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/854/861Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPenin, Sonia Teresinha de Sousa2023-10-23T15:13:24Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/854Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-23T15:13:24Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A professora e a construção do conhecimento sobre o ensino
title A professora e a construção do conhecimento sobre o ensino
spellingShingle A professora e a construção do conhecimento sobre o ensino
Penin, Sonia Teresinha de Sousa
Construção do Conhecimento
Representação do Professor
Cultura Escolar
title_short A professora e a construção do conhecimento sobre o ensino
title_full A professora e a construção do conhecimento sobre o ensino
title_fullStr A professora e a construção do conhecimento sobre o ensino
title_full_unstemmed A professora e a construção do conhecimento sobre o ensino
title_sort A professora e a construção do conhecimento sobre o ensino
author Penin, Sonia Teresinha de Sousa
author_facet Penin, Sonia Teresinha de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penin, Sonia Teresinha de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Construção do Conhecimento
Representação do Professor
Cultura Escolar
topic Construção do Conhecimento
Representação do Professor
Cultura Escolar
description Com o objetivo de estudar a construção do conhecimento da professora sobre o ensino, o artigo trata de algumas questões teórico-metodológicas relacionadas ao estudo da construção do conhecimento de modo geral. Examina, em particular, os conceitos "saber", "conhecimento" e "representação" assim como as relações recíprocas que estabelecem. A suposição que norteia a reflexão é que a construção do conhecimento, assim como a da própria subjetividade, se dá a partir de matrizes sociais, mediadas pela cultura e pela linguagem, que chegam ao sujeito como representações. Nessa mediação a vivência e o vivido são de importância fundamental, e, no caso da professora, ganha relevância a cultura escolar, especialmente as relações que estabelece com os alunos.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/854
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/854/861
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 92 (1995); 05-15
Cadernos de Pesquisa; Núm. 92 (1995); 05-15
Cadernos de Pesquisa; No. 92 (1995); 05-15
Cadernos de Pesquisa; n. 92 (1995); 05-15
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310858080257