A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/116 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados de pesquisa de avaliação sobre a qualidade da educação infantil no Brasil, desenvolvida em parceria com a Fundação Carlos Chagas, o Ministério da Educação e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Os dados foram colhidos em 147 instituições de educação infantil em seis capitais brasileiras, durante o segundo semestre de 2009. Para a observação dos ambientes de creches e pré-escolas foram utilizadas versões adaptadas das escalas Infant/Toddler Environment Rating Scale Revised Edition e Early Childhood Environment Rating Scale Revised Edition. Foram também aplicados questionários a diretores das instituições e professoras das turmas avaliadas. Os principais resultados revelaram que: creches e pré-escolas apresentam em média níveis de qualidade insatisfatórios; os níveis de qualidade mais comprometidos se referem às atividades (creche e pré-escola), rotinas de cuidado pessoal (creche) e estrutura do programa (pré-escola); mudanças em determinadas características das instituições poderiam levar à melhoria da qualidade da educação infantil nos municípios investigados. |
id |
FCC-1_d1b209aebbd7aee168659e63076cf85a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/116 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileirasEducação InfantilCrechesEducação Pré-EscolarAvaliação QualitativaO artigo apresenta resultados de pesquisa de avaliação sobre a qualidade da educação infantil no Brasil, desenvolvida em parceria com a Fundação Carlos Chagas, o Ministério da Educação e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Os dados foram colhidos em 147 instituições de educação infantil em seis capitais brasileiras, durante o segundo semestre de 2009. Para a observação dos ambientes de creches e pré-escolas foram utilizadas versões adaptadas das escalas Infant/Toddler Environment Rating Scale Revised Edition e Early Childhood Environment Rating Scale Revised Edition. Foram também aplicados questionários a diretores das instituições e professoras das turmas avaliadas. Os principais resultados revelaram que: creches e pré-escolas apresentam em média níveis de qualidade insatisfatórios; os níveis de qualidade mais comprometidos se referem às atividades (creche e pré-escola), rotinas de cuidado pessoal (creche) e estrutura do programa (pré-escola); mudanças em determinadas características das instituições poderiam levar à melhoria da qualidade da educação infantil nos municípios investigados.Fundação Carlos Chagas2011-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/116Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 20-54Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 142 (2011); 20-54Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 20-54Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 142 (2011); 20-541980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/116/121Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Maria MaltaEsposito, Yara LúciaBhering, ElianaGimenes, NelsonAbuchaim, Beatriz2023-11-08T13:20:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/116Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T13:20:13Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras |
title |
A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras |
spellingShingle |
A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras Campos, Maria Malta Educação Infantil Creches Educação Pré-Escolar Avaliação Qualitativa |
title_short |
A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras |
title_full |
A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras |
title_fullStr |
A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras |
title_full_unstemmed |
A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras |
title_sort |
A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras |
author |
Campos, Maria Malta |
author_facet |
Campos, Maria Malta Esposito, Yara Lúcia Bhering, Eliana Gimenes, Nelson Abuchaim, Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Esposito, Yara Lúcia Bhering, Eliana Gimenes, Nelson Abuchaim, Beatriz |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Maria Malta Esposito, Yara Lúcia Bhering, Eliana Gimenes, Nelson Abuchaim, Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Creches Educação Pré-Escolar Avaliação Qualitativa |
topic |
Educação Infantil Creches Educação Pré-Escolar Avaliação Qualitativa |
description |
O artigo apresenta resultados de pesquisa de avaliação sobre a qualidade da educação infantil no Brasil, desenvolvida em parceria com a Fundação Carlos Chagas, o Ministério da Educação e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Os dados foram colhidos em 147 instituições de educação infantil em seis capitais brasileiras, durante o segundo semestre de 2009. Para a observação dos ambientes de creches e pré-escolas foram utilizadas versões adaptadas das escalas Infant/Toddler Environment Rating Scale Revised Edition e Early Childhood Environment Rating Scale Revised Edition. Foram também aplicados questionários a diretores das instituições e professoras das turmas avaliadas. Os principais resultados revelaram que: creches e pré-escolas apresentam em média níveis de qualidade insatisfatórios; os níveis de qualidade mais comprometidos se referem às atividades (creche e pré-escola), rotinas de cuidado pessoal (creche) e estrutura do programa (pré-escola); mudanças em determinadas características das instituições poderiam levar à melhoria da qualidade da educação infantil nos municípios investigados. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/116 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/116/121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 20-54 Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 142 (2011); 20-54 Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 20-54 Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 142 (2011); 20-54 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330308092985345 |