A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Maria Malta
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Esposito, Yara Lúcia, Bhering, Eliana, Gimenes, Nelson, Abuchaim, Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/116
Resumo: O artigo apresenta resultados de pesquisa de avaliação sobre a qualidade da educação infantil no Brasil, desenvolvida em parceria com a Fundação Carlos Chagas, o Ministério da Educação e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Os dados foram colhidos em 147 instituições de educação infantil em seis capitais brasileiras, durante o segundo semestre de 2009. Para a observação dos ambientes de creches e pré-escolas foram utilizadas versões adaptadas das escalas Infant/Toddler Environment Rating Scale Revised Edition e Early Childhood Environment Rating Scale Revised Edition. Foram também aplicados questionários a diretores das instituições e professoras das turmas avaliadas. Os principais resultados revelaram que: creches e pré-escolas apresentam em média níveis de qualidade insatisfatórios; os níveis de qualidade mais comprometidos se referem às atividades (creche e pré-escola), rotinas de cuidado pessoal (creche) e estrutura do programa (pré-escola); mudanças em determinadas características das instituições poderiam levar à melhoria da qualidade da educação infantil nos municípios investigados.
id FCC-1_d1b209aebbd7aee168659e63076cf85a
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/116
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileirasEducação InfantilCrechesEducação Pré-EscolarAvaliação QualitativaO artigo apresenta resultados de pesquisa de avaliação sobre a qualidade da educação infantil no Brasil, desenvolvida em parceria com a Fundação Carlos Chagas, o Ministério da Educação e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Os dados foram colhidos em 147 instituições de educação infantil em seis capitais brasileiras, durante o segundo semestre de 2009. Para a observação dos ambientes de creches e pré-escolas foram utilizadas versões adaptadas das escalas Infant/Toddler Environment Rating Scale Revised Edition e Early Childhood Environment Rating Scale Revised Edition. Foram também aplicados questionários a diretores das instituições e professoras das turmas avaliadas. Os principais resultados revelaram que: creches e pré-escolas apresentam em média níveis de qualidade insatisfatórios; os níveis de qualidade mais comprometidos se referem às atividades (creche e pré-escola), rotinas de cuidado pessoal (creche) e estrutura do programa (pré-escola); mudanças em determinadas características das instituições poderiam levar à melhoria da qualidade da educação infantil nos municípios investigados.Fundação Carlos Chagas2011-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/116Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 20-54Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 142 (2011); 20-54Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 20-54Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 142 (2011); 20-541980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/116/121Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Maria MaltaEsposito, Yara LúciaBhering, ElianaGimenes, NelsonAbuchaim, Beatriz2023-11-08T13:20:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/116Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T13:20:13Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras
title A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras
spellingShingle A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras
Campos, Maria Malta
Educação Infantil
Creches
Educação Pré-Escolar
Avaliação Qualitativa
title_short A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras
title_full A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras
title_fullStr A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras
title_full_unstemmed A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras
title_sort A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras
author Campos, Maria Malta
author_facet Campos, Maria Malta
Esposito, Yara Lúcia
Bhering, Eliana
Gimenes, Nelson
Abuchaim, Beatriz
author_role author
author2 Esposito, Yara Lúcia
Bhering, Eliana
Gimenes, Nelson
Abuchaim, Beatriz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Maria Malta
Esposito, Yara Lúcia
Bhering, Eliana
Gimenes, Nelson
Abuchaim, Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Creches
Educação Pré-Escolar
Avaliação Qualitativa
topic Educação Infantil
Creches
Educação Pré-Escolar
Avaliação Qualitativa
description O artigo apresenta resultados de pesquisa de avaliação sobre a qualidade da educação infantil no Brasil, desenvolvida em parceria com a Fundação Carlos Chagas, o Ministério da Educação e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Os dados foram colhidos em 147 instituições de educação infantil em seis capitais brasileiras, durante o segundo semestre de 2009. Para a observação dos ambientes de creches e pré-escolas foram utilizadas versões adaptadas das escalas Infant/Toddler Environment Rating Scale Revised Edition e Early Childhood Environment Rating Scale Revised Edition. Foram também aplicados questionários a diretores das instituições e professoras das turmas avaliadas. Os principais resultados revelaram que: creches e pré-escolas apresentam em média níveis de qualidade insatisfatórios; os níveis de qualidade mais comprometidos se referem às atividades (creche e pré-escola), rotinas de cuidado pessoal (creche) e estrutura do programa (pré-escola); mudanças em determinadas características das instituições poderiam levar à melhoria da qualidade da educação infantil nos municípios investigados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/116
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/116/121
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 20-54
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 142 (2011); 20-54
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 20-54
Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 142 (2011); 20-54
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330308092985345